Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE NL CS HU PL RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 11 de fevereiro de 2014

Dia por uma Internet Mais Segura 2014: «Vamos construir uma Internet melhor»

Celebra-se hoje em mais de 100 países (incluindo os EUA, pela primeira vez) o Dia por uma Internet Mais Segura. Num dos milhares de eventos que o assinalarão, a Vice‑Presidente da Comissão Europeia Neelie Kroes premiará os criadores do melhor conteúdo infantil em linha e lançará, em colaboração com a rede INSAFE, um Manifesto da Juventude baseado em ideias apresentadas por jovens para a construção de uma Internet melhor.

Esta é uma iniciativa fantástica, congratulou-se Neelie Kroes. É a juventude a declarar diretamente o que quer da mais importante infraestrutura do mundo atual, a Internet. Não duvido que se lhe seguirão ações concretas.

O Dia por uma Internet Mais Segura é, sobretudo, uma jornada em prol de uma Internet melhor, encorajando gente de todas as idades a criar bons conteúdos em linha para os jovens. Os vencedores do concurso do melhor conteúdo em linha foram escolhidos entre 1100 participantes. Os prémios recompensaram adultos e crianças da Bélgica, Hungria, Islândia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Rússia.

As crianças e jovens fazem coisas incríveis com as ferramentas digitais, disse a Vice‑Presidente. Temos de os encorajar, de os ajudar a zelarem pela sua própria segurança e de lhes proporcionar meios para eles próprios construírem uma Internet melhor e se defenderem dos acossadores que pululam no ciberespaço.

Vencedores dos prémios do melhor conteúdo em linha em quatro categorias:

  • Jovens, individual ─ Jiami Xili Jongejan, 15 anos, dos Países Baixos, pelo seu blogue Lifesplash sobre a moda, a escola, a culinária e o desporto.

  • Grupos juvenis ─ Blogue em vídeo sobre a língua polaca, criado pelos alunos da escola primária de São João Câncio, de Bestwina, Polónia.

  • Adultos, não profissionais (Suécia) Jogos Paxel 123, jogos recreativos e pedagógicos para crianças da pré-primária e da primária, criados por uma professora da Islândia, Anna Margrét Ólafsdóttir.

  • Adultos, profissionais ─ criadores checos do sítio Web a Webik – Rádio Júnior, que oferece aos jovens gravações de histórias de encantar, jogos em linha e outros conteúdos interativos.

Contexto

No quadro da sua estratégia em prol de uma Internet melhor para as crianças, a Comissão dá apoio à rede INSAFE/INHOPE de centros «Internet mais Segura» em todos os Estados‑Membros.

Criou igualmente a Coligação dos Diretores Executivos, no quadro da qual 31 empresas de topo do setor das TIC efetuaram uma série de mudanças e introduziram ferramentas para assegurar uma melhor proteção dos consumidores.

É também de referir o trabalho desenvolvido em vários domínios para tornar a Internet mais segura, designadamente para a proteger da cibercriminalidade.

Adotou-se uma nova diretiva da UE com o objetivo de combater os ataques em grande escala aos sistemas de informação, no quadro de uma estratégia global de cibersegurança da União Europeia, que a Comissão vai apresentar. Paralelamente, a Comissária Cecilia Malmström instalou na sede da Europol, na Haia, o Centro Europeu da Cibercriminalidade, ou EC3, cuja finalidade é reforçar as defesas da UE contra o crime organizado em linha – fraude, furto dos dados de cartões de crédito, extorsão por ataques de vírus, e outros crimes.

Outra diretiva já adotada visa combater a exploração sexual das crianças, abarcando a repressão dos autores dos crimes, a proteção das vítimas e as medidas de prevenção. Em dezembro de 2012, os ministros da justiça e representantes de 52 países reuniram-se em Bruxelas para criar uma aliança mundial contra o abuso sexual de crianças em linha. Criada por iniciativa da Comissária Cecilia Malmström e do Procurador-Geral dos Estados Unidos, a aliança – de que fazem parte países como os EUA, a Nova Zelândia ou o Camboja, além de todos os membros da UE – comprometeu-se a reforçar os recursos disponíveis para se poder identificar um maior número das crianças vítimas de abuso sexual retratadas em imagens fotográficas e vídeos em linha.

A Comissão está também a implementar um plano de ação com vista a aumentar a confiança no mercado único digital do comércio eletrónico e dos serviços em linha (IP/12/10). Essa confiança construir-se-á reforçando a segurança jurídica quanto aos direitos e obrigações de empresas e consumidores, melhorando a qualidade e fiabilidade das atividades e serviços em linha, respondendo à preocupação com a segurança dos pagamentos em linha e combatendo os abusos e resolvendo os litígios com maior eficácia.

Ligações úteis

Dia por uma Internet Mais Segura

Prémio do melhor conteúdo infantil

Uma Internet melhor para as crianças na UE

Vídeo musical do Dia por uma Internet Mais Segura

SID TV

Hashtag: #betterinternet #SID2014 #saferinternetday

Sítio Web de Neelie Kroes

Siga Neelie Kroes no Twitter

Contactos

Email: comm-kroes@ec.europa.eu Tel: +32.229.57361 Twitter: @RyanHeathEU

Annex: The winners of the best online content awards

Category 1 - Adult non-professional: 1st Iceland, 2nd Hungary, 3rd Belgium

Category 2 - Adult professional: 1st Czech Republic, 2nd Portugal, 3rd United Kingdom

  • The website "Web a Webik Radia Junior" offers young users spoken fairy tales, easy online games, creating pictures

  • Three aliens make an emergency landing on Earth. To repair their spaceship they will have to find materials and overcome a series of obstacles. To help them pass each of the obstacles the player will need to use logical thinking, mathematical knowledge and memory schemes.

  • The Anti-social network, a film produced by jam-av in partnership with Eastlands Primary School to highlight the problems of bullying and cyber bullying.

Category 3 – Youth – Individuals: 1st the Netherlands, 2nd Poland, 3rd Russia

  • Lifesplash Blog rooted in fashion, school, cooking & sports from a 15 year old girl to her peers

  • Blog about books and events related to reading, founded by a 10-year-old pupil in 2011. He describes books for children of his own age as well as books for smaller children (he reads books to his 4 year old sister).

  • The blog of a Russian teenager touching on history, politics, ICT at school and the ways to earn money.

Category 4 – Youth – Groups: 1st Poland, 2nd Romania, 3rd Belgium

KIDSCAM helps children make films.


Side Bar