Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE ES NL CS ET PL SK SL HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 10 de fevereiro de 2014

Primeiras «Cátedras EEI» para promover a excelência da investigação em 11 regiões

Onze universidades e institutos técnicos em regiões menos desenvolvidas na Europa irão receber até 2,4 milhões de euros cada de financiamento da UE para reforçar a sua capacidade de investigação mediante a nomeação das primeiras «Cátedras do Espaço Europeu da Investigação», anunciou esta segunda-feira Máire Geoghegan-Quinn, Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência. A iniciativa tem por objetivo reduzir a clivagem existente no domínio da inovação atraindo universitários de alta craveira para organizações que poderão assim competir com centros de excelência noutras partes do Espaço Europeu da Investigação (EEI).

A Comissária Geoghegan-Quinn declarou: «A resposta ao primeiro convite à apresentação de candidaturas para Cátedras EEI foi esmagadora e demonstrou que as organizações de investigação em toda a Europa desejam realmente elevar o seu nível de competências. Gostaria de assegurar que ninguém com potencial seja deixado para trás e, com esse fim em vista, o Programa-Quadro Horizonte 2020 concederá financiamento para um maior número de Cátedras EEI nas regiões em que sejam mais necessárias.»

O primeiro convite-piloto à apresentação de propostas foi aberto a organizações de investigação situadas em regiões menos desenvolvidas da UE ou regiões similares em países associados ao 7.º Programa-Quadro de Investigação da UE (7.º PQ). No total, foram apresentadas para avaliação 111 propostas, o que excedeu largamente as expectativas. Estiveram representados quase todos os Estados-Membros com regiões elegíveis.

Uma vez recrutados, os Catedráticos EEI e respetivas equipas desenvolverão trabalhos de investigação numa vasta gama de domínios científicos, como aquicultura, química ambiental, medicina veterinária, interações homem-máquina e redução das emissões de carbono nas cidades (ver quadro).

Espera-se que no próximo ano sejam anunciadas mais cerca de 15 Cátedras EEI na sequência do primeiro convite no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, publicado em dezembro.

Contexto

As instituições selecionadas devem atribuir Cátedras EEI a académicos eminentes que tenham capacidade para elevar os padrões e atrair pessoal de mais alto nível, bem como fundos provenientes de outras fontes, como os Fundos Regionais ou os fundos de financiamento da investigação da UE. Os lugares devem ser publicados e respeitar as orientações EEI (equilíbrio de géneros, equidade, transparência, etc.). Os Catedráticos EEI podem ser de qualquer parte do mundo.

No âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, as Cátedras EEI serão financiadas na qualidade de rubrica-chave das ações «Difusão da excelência e alargamento da participação». O primeiro convite do Programa-Quadro Horizonte 2020, publicado em 11 de dezembro de 2013 (IP/13/1232), previa um orçamento de 34 milhões de euros para a próxima ronda de Cátedras EEI e o prazo para entrega de candidaturas é 15 de outubro de 2014. No Portal dos Participantes estão disponíveis mais informações sobre o novo convite e as regiões elegíveis.

Lista de projetos a financiar no âmbito do convite-piloto do 7.º PQ relativo a Cátedras EEI

País

Instituição

Domínio de investigação

Bélgica

Université de Mons

Eficiência energética nas cidades

Croácia

University of Zagreb - Faculty of Veterinary Medicine

Medicina molecular veterinária

República Checa

Masarykova univerzita

Ciências da vida

Estónia

Tallinna Tehnikaulikool

Química e tratamento da biomassa

Polónia

Instytut Genetyki Roślin Polskiej Akademii Nauk

Biologia vegetal

Portugal

MITI – Madeira Interactive Technologies Institute

Interações homem-computador

República da Sérvia

Institut Za Nuklearne Nauke Vinca

Nanotecnologias

Eslováquia

Zilinska Univerzita v Ziline

Sistemas de transporte e tecnologias da comunicação

Eslovénia

Institut Jozef Stefan

Análise de produtos alimentares com isótopos radioativos

Espanha

Universidad de las Palmas de Gran Canaria

Aquicultura

Reino Unido

Falmouth University

Conceção de jogos digitais

Para mais informações

MEMO/14/92

Sítio Web de Cátedras EEI

Convite «Widening» no Portal dos Participantes

Contactos:

Michael Jennings (+32 2 296 33 88) Twitter: @ECSpokesScience

Inmaculada Martinez Garcia (+32 2 298 73 03)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website