Navigation path

Left navigation

Additional tools

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT PL

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 16 de outubro de 2014

100 cidades europeias subscrevem a ação relativa às alterações climáticas

O dia de hoje constitui um marco importante para a iniciativa da Comissão Europeia «Mayors Adapt», com o compromisso de 100 cidades europeias a tomar medidas para combater as alterações climáticas. A Comissária Europeia responsável pela Ação Climática, Connie Hedegaard, acolheu autarcas de toda Europa numa cerimónia de assinatura oficial em que todos se comprometeram a apoiar a iniciativa. Durante todo o dia da cerimónia os participantes terão oportunidade de discutir o modo como as cidades se podem preparar melhor para o impacto negativo das alterações climáticas e trocar experiências e boas práticas.

A Comissária Connie Hedegaard, responsável pela Ação Climática, declarou: «Quando lançámos a iniciativa «Mayors Adapt», tínhamos o objetivo de estabelecer uma rede de 50 cidades até ao final do ano. Já dispomos de 100 e outras aguardam a sua vez de aderir à iniciativa. As nossas cidades estão a preparar-se para resistir contra as alterações climáticas. Trata-se de uma boa notícia para os cidadãos e as empresas. Uma boa preparação ficará muito mais barata do que despoluir posteriormente — e pode salvar vidas.»

A lista das cidades signatárias vai desde Águeda em Portugal até Zwijndrecht na Bélgica e inclui, igualmente, Barcelona, Copenhaga, Francoforte, Glasgow, Lisboa, Munique, Nápoles e Paris. O ex-Presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, dirigiu-se aos participantes através de uma mensagem vídeo e Christiana Figueres, secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as alterações climáticas uniu-se ao evento através de uma ligação vídeo em direto. Johannes Hahn, Comissário Europeu para a Política Regional e Urbana também participará no evento.

Antecedentes

«Mayors Adapt» foi lançado em março de 2014, no âmbito da iniciativa «Pacto de Autarcas». Enquanto esta última se concentra nos esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, «Mayors Adapt» centra-se em medidas de adaptação. Como principais concentrações de população e de infraestruturas, as cidades são particularmente vulneráveis aos fenómenos meteorológicos extremos e aos efeitos adversos das alterações climáticas. Os órgãos de poder local desempenham, por conseguinte, um papel fundamental na implementação de medidas de atenuação e adaptação às alterações climáticas.

Ao aderir à iniciativa «Mayors Adapt», os autarcas participantes beneficiarão de apoio a atividades locais de combate às alterações climáticas, de uma plataforma para a cooperação e de uma maior sensibilização do público em matéria de adaptação e das medidas que devem ser tomadas.

Para mais informações, consulte: http://mayors-adapt.eu/

Contatos:

Para a imprensa:

Isaac Valero Ladron (+32 2 296 49 71)

Mirna Bratoz (+32 2 298 72 78)

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por e­mail


Side Bar