Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 10 de outubro de 2014

Semana Europeia da Programação, exponencialmente alargada,

de 11 a 17 de outubro de 2014

@CodeWeekEU ¦ #CodeEU ¦ Facebook page

Encontre aqui o seu embaixador local da semana da programação, para entrevistas e comentários.

Consulte o mapa dos eventos europeus para encontrar um evento perto de si.

A Semana Europeia da Programação de 2014 começa em 11 de outubro: mais de 1500 eventos que trazem o mundo digital até si em toda a UE e noutros países, desde a Noruega até à Turquia.

A visibilidade da programação aumentou quando sete ministros da educação europeus tornaram obrigatória a programação nos seus currículos escolares e outros cinco países passaram a propô-la como opção nas escolas.

Tal é particularmente oportuno no momento em que diversos relatórios mostram que a Europa poderá ter em breve um milhão de postos de trabalho por preencher, devido ao facto de os europeus não terem as competências digitais necessárias.

Vai igualmente ser lançada uma importante plataforma de programação liderada pelo setor em 14 de outubro, destinada a promover a aprendizagem e o ensino da programação, dando vida à visão da Grande Coligação para a Criação de Competências e Emprego na Área Digital.

E existe um novo conjunto de ferramentas para as crianças, adultos, pais, professores e empresas sobre como participar!

A organizadora da Semana da Programação Alja Isakovic, um dos 90 embaixadores da programação, afirmou: «É fantástico ver tanto entusiasmo com esta iniciativa em todos os cantos da Europa! A programação é um instrumento divertido e criativo que oferece grandes oportunidades de carreira, mesmo para quem não quer ser programador a tempo inteiro. Com a Semana Europeia da Programação queremos criar uma faísca detonadora, de forma a que mais pessoas comecem a fazer de todas as semanas do ano uma semana da programação e se tornem melhores a resolver problemas».

Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia (@NeelieKroesEU) e responsável pela Agenda Digital declarou a este propósito: «A programação é a nova literacia, um conjunto de competências essenciais tanto para as raparigas como os rapazes. Não é uma aula aborrecida de ciência informática, é uma forma de tornar todos os temas mais interessantes. Adira a um evento próximo de si e reforce o seu conhecimento do mundo digital».

Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude (@VassiliouEU), declarou a este propósito: «Estou muito satisfeita pelo facto de a programação começar a fazer parte dos currículos escolares nacionais na UE. Temos de aproveitar esta dinâmica. E como já dissemos quando no ano passado lançámos a iniciativa «Abrir a educação», também temos que garantir que os professores recebem o necessário apoio.»

Que tipo de eventos terão lugar?

Há eventos para todos os tipos de grupos: desde principiantes a programadores avançados, passando por desempregados que procuram adquirir novas competências, fãs de robôs e raparigas entusiastas da informática.

As crianças em idade escolar vão aprender programação pela primeira vez e muitas empresas vão oferecer gratuitamente aulas aos residentes locais.

A codificação é para as raparigas e os rapazes, dentro e fora das escolas. É preciso quebrar os tabus relacionados com a informática e as TIC, especialmente quando se trata de envolver os pais e os professores.

Porque é que as crianças devem aprender a programar?

Saber programar ajuda-nos a compreender o nosso mundo «hiperconectado» e a avaliar o que se passa atrás dos ecrãs. A programação é um exemplo das competências digitais que os jovens têm de adquirir para serem cidadãos criativos e interventivos e estarem preparados para os empregos do futuro.

Que países têm a programação nos seus currículos escolares nacionais?

Vários Estados-Membros já começaram a incluir a programação nos seus currículos nacionais:

Obrigatória: Bulgária, Chipre, Grécia, Polónia, Portugal, Reino Unido e República Checa.

Opcional: Dinamarca, Estónia, Irlanda, Itália e Lituânia.

Contexto

A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa dos Jovens Consultores da Vice-Presidente da Comissão Neelie Kroes. A iniciativa atraiu o apoio de movimentos de promoção da programação e da educação como o CoderDojo e as Rails Girls. É também apoiada pelas principais empresas de informática como a Facebook, Microsoft, Rovio, Google, SAP, Oracle e Liberty Global, bem como pela European Schoolnet e a Grande Coligação para a Criação de Emprego na Área Digital.

Ligações úteis

Encontrar um evento próximo de si

Como obter mais informação no meu país — embaixadores locais da Semana Europeia da Programação

Blogue da Semana Europeia da Programação

Iniciativa «Abrir a Educação»

Vídeos:

Coding and Digital learning

Programar é divertido com os Jovens Consultores.

Learn how to code with EU Code Week

Aprender a programar para o teu futuro e para a Europa com a Vice-Presidente Neelie Kroes.

Contactos:

Correio eletrónico: comm-kroes@ec.europa.eu Tel: +32.229.57361, Twitter: @RyanHeathEU

Para o público: Europe Direct por telefone 00 800 6 7 8 9 10 11 ou por correio eletrónico


Side Bar