Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 4 de fevereiro de 2014

Ambiente: Generation Awake diz «Paremos de desperdiçar resíduos!»

A fase mais recente da campanha da Comissão Europeia Generation awake centra-se nas consequências ambientais, económicas, sociais e pessoais da utilização dos recursos de forma insustentável. A campanha visa sensibilizar os consumidores para as consequências dos seus padrões de consumo em relação aos recursos naturais, ilustrando os benefícios da opção por um comportamento diferente. Articula-se em torno de um sítio Web plenamente interativo, disponível nas 24 línguas oficiais da UE, no qual personagens de banda desenhada mostram o impacto ambiental das suas decisões de compra no dia-a-dia.

Apesar das metas de reciclagem à escala da UE e dos êxitos em determinados domínios, os resíduos continuam a ser um recurso extremamente subaproveitado na Europa. Um estudo encomendado pela Comissão calcula que a aplicação integral da legislação da UE em matéria de resíduos permitiria poupar 72 mil milhões de EUR por ano, aumentar em 42 mil milhões de EUR o volume anual de negócios do setor de gestão e reciclagem de resíduos na UE e criar mais de 400 000 postos de trabalho até 2020.

O sítio Web Generation Awake convida os visitantes a descobrirem o valor dos resíduos, mostrando como, em vez de descartados, podem ser reutilizados, reciclados, trocados ou reparados. Há uma página no Facebook que convida os cidadãos a enfrentarem desafios como a redução dos resíduos alimentares e da água de consumo. Qualquer pessoa pode aderir, e todos são incentivados a divulgar a mensagem: os resíduos que não podem ser evitados podem tornar-se um recurso valioso; e a economia de recursos representa poupança de dinheiro.

Antecedentes

Por trás desta campanha ligeira há uma mensagem séria: os resíduos contêm, não raro, materiais valiosos que podem ser reintroduzidos no sistema económico. Atualmente, devido a uma má gestão dos resíduos, a economia da União Europeia perde uma quantidade considerável de potenciais matérias-primas secundárias. Em 2010, a produção total de resíduos na UE foi de 2520 milhões de toneladas, ou seja, uma média de 5 toneladas por habitante e por ano. Reduzindo, reutilizando e reciclando resíduos, podemos todos contribuir para uma economia dinâmica e para um ambiente saudável. Poupam-se assim recursos ambientais e económicos, contribuindo para colocar a Europa no rumo de uma economia mais circular, onde obteremos o máximo valor dos recursos e produtos mediante reparação, reutilização, reprocessamento ou reciclagem.

A campanha, que está traduzida para todas as línguas da UE, visa a faixa etária de 25 a 40 anos, focando em especial os jovens adultos urbanos e as famílias com crianças de tenra idade. Desde o seu lançamento, em outubro de 2011, o sítio Web da campanha foi visitado mais de 750 000 vezes, os vídeos foram vistos por mais de 4,5 milhões de pessoas e a página do Facebook (www.facebook.com/generationawake) atraiu cerca de 100 000 adeptos. Esta nova fase da campanha inclui um concurso de fotografia para sugestões sobre a transformação de lixo em recurso. O vencedor ganhará uma viagem a Copenhaga, a Capital Verde da Europa em 2014.

Para mais informações, consultar:

Sítio Web multilíngue da campanha: www.generationawake.eu

Página do Facebook: www.facebook.com/generationawake

Ver também:

http://ec.europa.eu/environment/resource_efficiency/index_en.htm

Contactos:

Para a imprensa: Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Para o público: Europe Direct por telefone (00 800 6 7 8 9 10 11) ou por e­mail


Side Bar