Navigation path

Left navigation

Additional tools

Concurso «Migrantes na Europa»: premiadas escolas italianas, belgas e estónias

European Commission - IP/13/945   15/10/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 15 de outubro de 2013

Concurso «Migrantes na Europa»: premiadas escolas italianas, belgas e estónias

A Comissária Cecilia Malmström revelou ontem, os vencedores do concurso multimédia realizado na UE Migrantes na Europa e lançado para convidar os estudantes de escolas de belas-artes, artes gráficas e comunicação da União a refletirem sobre o contributo dos migrantes para as sociedades europeias.

O concurso desafia os estudantes a realizarem um trabalho artístico que exprima os seus pontos de vista sobre esta questão e capte o papel que os migrantes desempenham na Europa. As escolas foram solicitadas a apresentar um ou vários trabalhos numa ou várias categorias (Cartaz, Fotografia e Vídeo), tendo participado 777 escolas superiores de 28 países da UE.

Os vencedores são:

Melhor Cartaz: Better together, Andrea Raia, Fondazione Accademia di Comunicazione, Itália

Melhor Fotografia: Rue des Palmiers 80, Romy Cordivani, Institut des Hautes Etudes des Communications Sociales, Bélgica

Melhor Vídeo: My family's migrations, Nadja Haugas, Martin Siilak, Kuressaare Ametikool, Estónia

Prémio do Público: My family's migrations, Nadja Haugas, Martin Siilak, Kuressaare Ametikool, Estónia

«Gostaria de felicitar todos os participantes. Regozijo-me com o facto de tantos jovens profissionais talentosos terem decidido participar neste concurso. Partilho muitos dos pontos de vista e ideias apresentadas nos seus trabalhos. Isto mostra que a nossa atitude em relação à diversidade e à imigração deve basear-se em factos e não em ideias preconcebidas», declarou Cecilia Malmström, Comissária da UE para os Assuntos Internos.

Todos os vencedores podem ser vistos em: www.migrantsineurope.eu

Das 1 500 obras de arte recebidas, os júris nacionais efetuaram uma seleção por país, com base na qual um júri europeu1 escolheu 27 finalistas e decidiu qual seriam os três vencedores, um para cada categoria (vídeo, cartaz e fotografia).

O público foi igualmente convidado a ver os trabalhos artísticos dos finalistas e a votar no seu favorito, que ganhou precisamente o prémio do público.

A cerimónia de entrega dos prémios com a Comissária Malmström teve lugar em Bruxelas em 14 de outubro, no edifício Berlaymont da Comissão (Galeria dos Presidentes), onde o trabalho de todos os finalistas estarão em exibição até 31 de outubro.

As escolas cujos estudantes ganharam os primeiros prémios das três categorias e o primeiro prémio do público receberão uma recompensa no valor de 10 000 EUR cada, que deverá ser utilizada para fins educativos.

Com o objetivo de incentivar um debate construtivo, a Comissão também organizou no mesmo dia uma conferência sobre a imagem dos migrantes nos meios de comunicação social, e que reuniu jornalistas, representantes da sociedade civil e dos meio académico e decisores políticos.

Contexto

Alguns números importantes (ver igualmente infografias sobre o asilo e a imigração):

  • De acordo com os dados do Eurostat, em 1 de janeiro de 2012, a população total da UE era de 503,7 milhões de pessoas, ou seja, um aumento de 1,3 milhões desde 2011.

  • A população da UE em idade ativa (15-64 anos) era de 335,4 milhões de pessoas em 2012, prevendo-se que diminua nos próximos 50 anos para 290,6 milhões de pessoas em 2060.

  • A proporção de dependência económica dos idosos elevou-se para 26,8 % em 2012, prevendo-se que aumente consideravelmente para 52,6 % em 2060.

  • Os 20,7 milhões de nacionais de países terceiros que vivem na UE representaram cerca de 4,1 % da população total da União.

  • O número total de pedidos de asilo em 2012 aumentou cerca de 9,7 % em comparação com 2011, correspondendo a pouco mais de 330 000 (muito inferior ao máximo de 425 000 em 2001).

Ligações úteis

Sítio Web de Cecilia Malmström

Siga a Comissária Malmström no Twitter

Sítio Web da DG Assuntos Internos

Siga a DG Assuntos Internos no Twitter

Sítio Web «Migrantes na Europa»

Portal sobre a imigração na UE

Infografias sobre o asilo e a imigração

Quarto relatório sobre a imigração e o asilo da Comissão

Contactos:

Michele Cercone (+32 2 298 09 63)

Tove Ernst (+32 2 298 67 64)

1 :

O júri europeu foi composto por Dagmawi YIMER, Presidente do júri (realizador de cinema), Fernanda FREITAS (jornalista da televisão), Annemie GOEGEBUER (profissional de publicidade), Jakub ANISZEWSKI (jornalista), Laurent MUSCHEL (Comissão Europeia), Jelena SILAJDŽIĆ (diretor de uma ONG) e Valerio VINCENZO (repórter fotográfico).


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website