Navigation path

Left navigation

Additional tools

Uma cidade que me agrada: soluções sustentáveis para as cidades europeias

European Commission - IP/13/846   20/09/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO GA HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 20 de setembro 2013

Uma cidade que me agrada: soluções sustentáveis para as cidades europeias

Em 19 e 20 de setembro, a campanha Um mundo que me agrada reunirá em Copenhaga (Dinamarca), especialistas em urbanismo provenientes de toda a União Europeia para apresentarem soluções sustentáveis aplicáveis na prática. Participam no encontro especialistas em urbanismo da Bulgária, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Lituânia, Polónia e Reino Unido.

Em colaboração com o Centro Dinamarquês de Arquitetura e a Confederação da Indústria Dinamarquesa (DI Energy), parceiro na campanha, a visita de estudo Uma cidade que me agrada mostrará aos participantes uma série de realizações com baixo teor de carbono: uma incineradora de resíduos inovadora, um teatro sustentável, um complexo de habitações e escritórios de baixo consumo energético e uma central de arrefecimento urbano.

Connie Hedegaard, a Comissária europeia responsável pela Ação Climática, declarou: «Existem cada vez mais pessoas a instalar-se nas cidades europeias; são por isso necessárias soluções integradas que garantam aos seus habitantes uma boa qualidade de vida e a redução das emissões de CO2, da poluição atmosférica e da congestão do tráfego. Muitas destas soluções já estão a ser aplicadas e Copenhaga tem, de facto, muitas para mostrar e que eu espero possam inspirar outras cidades. A campanha Um mundo que me agrada reúne urbanistas de toda a Europa, permitindo-lhes partilhar boas práticas para que possam depois ser generalizadas.»

Para a visita de estudo foram convidados responsáveis pelo urbanismo e diretores técnicos oriundos de cidades europeias previamente selecionadas, bem como responsáveis políticos e profissionais do setor privado.

Contexto

No ano passado, Copenhaga ganhou o prémio «Capital Verde da Europa» 2014 da Comissão Europeia. Com o seu plano para se converter numa cidade neutra em termos de carbono até 2025, a cidade está na vanguarda das soluções sustentáveis.

Durante a visita de estudo Uma cidade que me agrada serão visitados, entre outros, os seguintes sítios:

  • O Amager Resource Centre (ARC), que é uma central de incineração de resíduos que abastece a cidade de eletricidade e aquecimento e em cujo telhado foi instalada uma pista de esqui;

  • O Teatro Real, que dispõe de um sistema inovador de poupança de energia, bem como de um sistema de elevação para fazer face ao aumento do nível do mar;

  • O grande complexo eco-sustentável conhecido por «Casa 8», premiado, e que conjuga habitação e escritórios;

  • O projeto Vildrose, que oferece habitações sustentáveis a preços acessíveis;

  • A sede do grupo empresarial Ramboll, neutro em termos energéticos.

Para mais informações: http://world-you-like.europa.eu/pt/eventos/uma-cidade-que-me-agrada/

A campanha Um mundo que me agrada:

A visita de estudo Uma cidade que me agrada faz parte da campanha de comunicação pan-europeia Um mundo que me agrada com um clima de que gosto, que apresenta soluções práticas para as alterações climáticas. Lançada em outubro de 2012, a campanha já atraiu 190 organizações parceiras de toda a UE e mais de 40 000 seguidores na sua página Facebook e noutras redes sociais. No âmbito da campanha já foram organizados eventos em nove países diferentes, amplamente divulgados pelos meios de comunicação social europeus. A fim de partilhar boas práticas e de intensificar a luta contra as alterações climáticas na Europa, a campanha apresenta os projetos mais bem sucedidos de 27 Estados-Membros e já recebeu mais 269 propostas para o concurso Um mundo que me agrada. Os nomes dos vencedores do concurso Um mundo que me agrada sobre as melhores soluções climáticas para a Europa serão anunciados em outubro e em novembro de 2013.

Para mais informações, visite o sítio Internet da campanha Um mundo que me agrada e os canais das redes sociais:

http://world-you-like.europa.eu

www.facebook.com/EUClimateAction

http://Www.twitter.com/euclimateaction (# worldulike)

Contactos :

Isaac Valero Ladron (+32 2 296 49 71)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website