Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 16 de setembro de 2013

Ambiente: Semana da Mobilidade aposta nos transportes urbanos alternativos para melhorar a qualidade do ar

Mais de 2000 cidades europeias deverão participar na 12.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que começa hoje. O slogan da Semana da Mobilidade deste ano, que termina em 22 de setembro, é «Ar limpo- está nas tuas mãos!» A campanha visa sensibilizar os cidadãos para o impacto dos transportes na qualidade do ar e incentivá-los a melhorar a saúde e bem-estar pessoais alterando os comportamentos nas suas deslocações quotidianas.

Janez Potočnik, o Comissário Europeu do Ambiente, afirmou: «Este ano as nossas atenções estão centradas no impacto que as nossas escolhas quotidianas têm sobre a qualidade do ar e a saúde. As cidades têm um papel muito importante a desempenhar na melhoria das opções disponíveis em matéria de transportes. Através de uma maior sensibilização e da oferta de alternativas mais ecológicas, as cidades podem tornar-se lugares mais agradáveis para viver. O «Ar limpo- está nas tuas mãos!»

Siim Kallas, o Comissário europeu dos Transportes e da Mobilidade, disse: «Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade e a campanha Do the Right Mix (Faz a combinação acertada), que decorre paralelamente, recordam-nos que todos nós temos um papel a desempenhar na luta contra a poluição atmosférica nas cidades. Mudar os nossos hábitos, optando pela bicicleta, em vez do automóvel, ou pelos transportes públicos, pode melhorar a nossa qualidade de vida».

A edição de 2013 tem lugar num momento em que os decisores políticos da União Europeia estão a reexaminar a política sobre a qualidade do ar, tendo em vista o lançamento de uma estratégia revista até ao final do ano. A má qualidade do ar continua a ter um impacto significativo na saúde dos cidadãos europeus, provocando complicações respiratórias e cardíacas, mortes prematuras e uma diminuição da esperança de vida. A poluição atmosférica tem também repercussões negativas para o ambiente: acidificação, perda de biodiversidade, empobrecimento da camada de ozono e alterações climáticas.

O tráfego urbano é uma fonte crescente da poluição atmosférica, em especial no que se refere às partículas e ao dióxido de azoto. Frequentemente, é às autoridades locais que compete desenvolver estratégias de transporte urbano que satisfaçam a procura de mobilidade, protejam o ambiente, melhorem a qualidade do ar e tornem as cidades lugares mais agradáveis para viver.

Com o slogan «Ar limpo- está nas tuas mãos!» — a Semana Europeia da Mobilidade pretende frisar que todos nós temos um papel a desempenhar e que, mesmo pequenas alterações, tais como mais opções em termos de transportes públicos, a partilha de automóvel, a bicicleta em vez do carro, ou simplesmente caminhar, podem melhorar a qualidade de vida nas cidades europeias.

Antecedentes

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre a mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Comissão Europeia. A campanha, que decorre todos os anos entre 16 e 22 de setembro, visa incentivar as autoridades locais europeias a introduzirem e a promoverem os transportes sustentáveis, convidando os cidadãos a experimentarem soluções alternativas ao automóvel particular.

A história da Semana Europeia da Mobilidade começou em França, em 1998, com a iniciativa «Na cidade, sem o meu carro!», que durava um dia. Esta iniciativa ainda se mantém todos os anos no mês de setembro, a fim de encorajar as cidades a fecharem as estradas à circulação automóvel durante um dia. Ao serem encorajados a utilizar meios de transporte sustentáveis e sensibilizados para o impacto ambiental das suas escolhas em matéria de transportes, os cidadãos têm a oportunidade de olhar para as suas cidades numa perspetiva diferente. Foi o êxito da iniciativa francesa que conduziu ao lançamento da Semana Europeia da Mobilidade em 2002.

Desde então, a Semana Europeia da Mobilidade viu a sua influência estender-se a toda a Europa e ao resto do mundo. Em 2012, 2158 cidades, representando 147,6 milhões de cidadãos, inscreveram-se para participar na campanha. Foram instauradas 7717 medidas permanentes, centradas principalmente na criação de infraestruturas para ciclistas e peões, na moderação do tráfego, na melhoria da acessibilidade dos meios de transporte e na sensibilização para comportamentos mais sustentáveis em matéria de mobilidade.

As autoridades locais europeias foram convidados a subscrever a Carta da Semana Europeia da Mobilidade e a publicar os seus programas em www.mobilityweek.eu As cidades que programaram uma semana completa de eventos, entre 16 e 22 de setembro, adotando medidas permanentes e organizando um dia sem carros, podem igualmente candidatar-se ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade, juntando-se aos vencedores anteriores: Zagreb (Croácia), Bolonha (Itália), Gävle (Suécia) e Budapeste (Hungria).

Para mais informações:

http://www.mobilityweek.eu/

Contactos:

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website