Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 14 de agosto de 2013

Agenda Digital: cientistas suíços, franceses e alemães desenvolvem olhos de inseto artificiais em miniatura que podem ajudar a evitar acidentes

Cientistas da Suíça, Alemanha e França estão a estudar o funcionamento dos olhos dos insetos, tendo concebido e construído os primeiros olhos compostos artificiais em miniatura totalmente funcionais. O projeto «CURVACE» recebeu 2 milhões de EUR de financiamento da UE para desenvolver «olhos de inseto» em miniatura, que têm um elevado potencial industrial no domínio da robótica móvel, vestuário inteligente e aplicações médicas.

No futuro, os olhos artificiais compostos poderiam ser utilizados em zonas onde a deteção panorâmica de movimentos é essencial. Por exemplo, um olho composto artificial flexível poderia ser colocado nos automóveis para a deteção eficaz de obstáculos (nomeadamente, em manobras de estacionamento, na orientação automática de veículos ou na deteção de veículos e peões que estejam demasiado próximos), ou aplicados em microveículos aéreos (MAV - Micro Air Vehicles) para navegação visual que evita colisões (durante as aterragens ou para evitar obstáculos em operações de salvamento). Sendo de baixa espessura e flexíveis, poderão igualmente ser integrados em tecidos para vestuário inteligente, por exemplo, em chapéus inteligentes com sistemas de alerta contra colisões para pessoas com deficiências visuais. Além disso, os olhos artificiais flexíveis compostos poderiam ser fixados nas paredes e no mobiliário de casas inteligentes para detetar movimentos (nomeadamente, para as pessoas idosas em cenários de assistência à autonomia no domicílio, ou na prevenção de acidentes com crianças).

Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia, afirmou: «A natureza oferece-nos muitas soluções extremamente sofisticadas para a resolução de problemas. Os programas de investigação financiados pela CE dão-nos a possibilidade de nos inspirarmos, entendermos, copiarmos e recriarmos numa escala industrial algumas das maravilhosas invenções da natureza, para podermos melhorar a vida dos nossos cidadãos».

O olho composto tem características e funcionalidades semelhantes às dos olhos da mosca da fruta Drosophila e de outros artrópodes. O olho, um pequeno objeto cilíndrico (com 12,8 mm de diâmetro e 1,75 gramas) é constituído por 630 «olhos básicos», designados por ommatidia, que estão dispostos em 42 colunas de 15 sensores cada. Cada ommatidium é composto por uma lente (172 mícrones) combinada com um píxel eletrónico (30 mícrones). Estes sensores têm propriedades óticas avançadas, como um campo de visão panorâmica não distorcida de 180ºx60º e uma grande profundidade, podendo adaptar-se a uma vasta gama de condições de luminosidade.

O projeto CURVACE foi financiado pelo programa «FET Open» da Comissão Europeia que faz parte da componente «Excelência Científica» do Programa-Quadro Horizonte 2020, o programa-quadro de investigação e inovação da UE, que se destina a incentivar ideias inovadoras fruto de investigação em colaboração no campo das ciências e tecnologias embrionárias, de alto risco e visionárias.

Contexto

O projeto envolve a colaboração de cinco instituições: a EPFL (Suíça), a Universidade de Aix-Marseille e o CNRS (França), o Instituto Fraunhofer de ótica aplicada e engenharia de precisão e a Universidade de Tübingen (Alemanha), que trabalharam em conjunto durante 45 meses (de 1.10.2009 a 30.6.2013). O orçamento total do projeto é de 2,73 milhões de EUR, sendo a 2,09 milhões de EUR provenientes de financiamento da UE.

Os resultados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences of the USA (PNAS).

Ligações úteis

http://www.curvace.org/

http://cordis.europa.eu/projects/237940

Hashtags: @fet_eu #FP7 #FET

Dê a sua opinião

Agenda Digital

Neelie Kroes

Siga Neelie no Twitter

Contactos :

Correio eletrónico: comm-kroes@ec.europa.eu

Tel: +32.229.56361 Twitter: @RyanHeathEU


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website