Navigation path

Left navigation

Additional tools

Finalistas selecionados para honrar o melhor da política regional da UE: Prémios RegioStar 2014

European Commission - IP/13/762   06/08/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 6 de agosto de 2013

Finalistas selecionados para honrar o melhor da política regional da UE: Prémios RegioStar 2014

Os finalistas de 2014 dos prémios RegioStars, que trazem à ribalta os projetos regionais europeus mais motivantes e inovadores, foram hoje conhecidos em Bruxelas. O júri dos prémios RegioStars selecionou 19 finalistas de um total de 80 projetos apoiados pelos fundos regionais da UE, na base de quatro critérios principais: inovação, impacto, sustentabilidade e parceria.

Ao comentar a seleção, o Comissário Europeu para a Política Regional, Johannes Hahn, afirmou que «Os 19 projetos selecionados pelo júri mostram a política regional em ação. Põem em evidência o excelente trabalho feito no terreno e demonstram que as regiões em toda a Europa abordam a utilização dos nossos fundos de maneira inventiva e dinâmica para induzir o crescimento e a criação de emprego. É precisamente assim que a agenda de crescimento UE 2020 deve ser entendida: um modo de encontrar novas soluções para fazer face aos nossos desafios comuns, como o desemprego dos jovens, a poluição e as alterações climáticas, a qualidade de vida nas nossas cidades e a falta de oportunidades para que as pequenas empresas cresçam e prosperem. Estou francamente impressionado com a qualidade dos finalistas deste ano. São uma fonte de inspiração para os outros em toda a Europa. Afinal, é dos projetos que depende, em última análise, o êxito da política regional e dos seus investimentos para o desenvolvimento económico.»

Os finalistas provêm de regiões e cidades em 17 Estados-Membros: Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Os projetos serão mostrados ao júri, presidido pelo antigo Presidente do Comité das Regiões, Luc Van den Brande, a 8 de outubro, durante as jornadas OPEN DAYS da 11.ª Semana Europeia das Regiões e das Cidades de 2013. Os vencedores serão escolhidos na cerimónia de atribuição do prémio apresentada pelo Comissário Johannes Hahn, em 31 de março de 2014, em Bruxelas

As categorias premiadas que refletem as prioridades da agenda europeia para o crescimento Europa 2020 são as seguintes:

  • Crescimento inteligenteInovação e PME: apoiar a competitividade e o crescimento das pequenas e médias empresas

  • Crescimento sustentável — Crescimento e empregos verdes graças à bioeconomia: investimentos sustentáveis no setor da bioeconomia

  • Crescimento inclusivo — Criação de emprego para a geração mais jovem: medidas para combater o desemprego dos jovens

  • CityStar — Projetos de investimento em transportes públicos urbanos sustentáveis: apoio ao desenvolvimento de estratégias para resolver os problemas levantados pelos transportes nas nossas cidades

Os anteriores prémios RegioStars de 2013 destacaram projetos emblemáticos no Porto (Portugal), no noroeste de Inglaterra (Reino Unido), Warmínsko-Mazurskie (Polónia), Berlim (Alemanha) e Lituânia. As categorias distribuíam-se por investigação e desenvolvimento, eficiência de recursos nas PME, inovação social, desenvolvimento urbano sustentável e vídeos de promoção da política regional da UE.

Contexto

O objetivo dos prémios RegioStars é reconhecer as boas práticas de desenvolvimento regional e destacar projetos originais e inspiradores que possam servir de modelo para outras regiões.

Os prémios anuais RegioStars estão abertos a todas as regiões da UE, que devem concorrer com projetos que beneficiaram de investimento proveniente da Política Regional da UE desde 1 de janeiro de 2000. Desde a sua criação, em 2008, a maior parte das candidaturas é proveniente da Áustria, Bélgica, dos países bálticos e do País de Gales, no Reino Unido.

Os OPEN DAYS de 2013 realizam-se de 7 a 10 de outubro, em Bruxelas, e darão aos finalistas uma oportunidade para mostrar e explicar os seus projetos. Os OPEN DAYS reúnem centenas de representantes políticos, peritos e profissionais para debater a política regional. Este ano o evento assinala um momento crucial das regiões e cidades da Europa que se encontram na fase final dos seus preparativos para o período de 2014-2020 da recentemente renovada política de coesão da UE.

Mais informações:

Contactos :

Shirin Wheeler (+32 229 66565), Mob (+32 4607 66565)

Annemarie Huber (+32 229 93310), Mob (+32 4607 66565)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website