Navigation path

Left navigation

Additional tools

Espinha dorsal da ciência europeia agora mais forte: Internet de 100 Gb/s para os investigadores

European Commission - IP/13/756   31/07/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 31 de julho de 2013

Espinha dorsal da ciência europeia agora mais forte: Internet de 100 Gb/s para os investigadores

A rede GEANT, a rede pan-europeia super-rápida para a investigação, que ajudou a descobrir o bosão de Higgs, anunciou hoje que poderá atingir débitos de 2 Tb/s (terabits por segundo) graças a um importante melhoramento introduzido. A partir de hoje, toda a rede central dispõe de uma capacidade de cerca de 500 Gb/s. Significa isto que cada um dos utilizadores das 32 000 universidades, institutos de ensino superior, institutos de investigação, escolas, bibliotecas, museus, arquivos nacionais e hospitais pode transferir dados a débitos que podem chegar aos 100 Gb/s.

Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia, declarou a este respeito: «Precisamos de débitos elevados e de elevada capacidade para nos mantermos na corrida da investigação a nível mundial. Na equação da investigação, os dados são hoje quase tão importantes como a própria investigação. Com este melhoramento, a rede GÉANT mostra que lidera todo o conjunto de redes de investigação.»

Velocidades como esta permitirão uma colaboração mais rápida em projetos de importância crítica e satisfazem a procura crescente de capacidade de transferência de dados. A criação e partilha de dados científicos está a aumentar exponencialmente, com consequências nas infraestruturas TIC, em particular nas redes de investigação. Os grandes projetos que envolvem parceiros de todo o mundo geram enormes quantidades de dados que têm de ser distribuídos, analisados, armazenados e consultados.

Com os elevados débitos atuais, a rede GÉANT fornecerá a capacidade essencial necessária para todas as disciplinas científicas: desde a investigação sobre a física das altas energias e sobre o espaço longínquo até à que se debruça sobre os desafios societais, como o envelhecimento da população, o diagnóstico de doenças e as alterações climáticas.

O objetivo da rede GÉANT é garantir uma disponibilidade de 99,999 % através da rápida identificação e resolução de erros da rede e de características de segurança poderosas que permitem detetar e impedir ataques malévolos.

A Comissão Europeia atribui atualmente à rede GÉANT um financiamento de 41,8 milhões de euros.

Contextualização

Cofinanciada pela União Europeia (UE) e pelas redes nacionais de investigação e educação (NREN) da Europa, a rede GÉANT procura promover a livre circulação dos dados e conhecimentos científicos, mediante a ligação e a mobilização das comunidades científicas e educativas da Europa e de outras regiões do mundo.

2 Tb/s representam a capacidade máxima do sistema entre dois pontos da rede central.

Esta nova fase da rede melhorada de elevado débito é conhecida por GN3plus. A rede GÉANT liga 38 parceiros das NREN, servindo 43 países e abrangendo mais de 50 000 000 de utilizadores finais de mais de 10 000 universidades, institutos de ensino superior, institutos de investigação, bibliotecas, museus, arquivos nacionais, hospitais, etc., e mais 22 000 escolas primárias e secundárias. É gerida pela DANTE (UK), a empresa que preside ao consórcio do projeto, constituído por 41 parceiros.

Tendo em conta que quase todas as disciplinas científicas dependem hoje de volumes cada vez maiores de dados (o «dilúvio de dados») para a investigação que realizam, é necessário um esforço mais sustentado para manter e garantir esta posição em benefício da sociedade europeia no seu conjunto. As colaborações científicas a nível mundial são criadas em torno de novos instrumentos (física, astronomia, biologia, etc.), gerando enormes quantidades de dados que devem ser consultados e analisados e utilizando recursos informáticos que podem estar situados em qualquer outro local do mundo.

A ciência, a investigação e cada vez mais também a educação têm lugar em ambientes virtuais globais. Tal exige que a rede GÉANT ofereça aos seus associados uma conexão não só de alcance pan-europeu, mas também mundial. A rede GÉANT oferece conectividade a 65 países de fora da Europa, alcançando todos os continentes através das redes TEIN (Ásia-Pacífico e Sul da Ásia), EUMEDCONNECT (Mediterrâneo), RedCLARA (América Latina), CAREN (Ásia Central), C@ribnet (Caraíbas) e UbuntuNet (África Austral e Oriental), bem como das redes norte-americana, chinesa e japonesa.

Ligações úteis

Agenda Digital

Neelie Kroes

Siga Neelie no Twitter

IP/10/1448

GÉANT

DANTE

Contactos

Email: comm-kroes@ec.europa.eu Tel: +32.229.56361 Twitter: @RyanHeathEU


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website