Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 24 de julho de 2013

Luz verde para o GPS europeu: Galileo passa teste de determinação da posição

Luz verde para a navegação por satélite europeia: Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia, anunciou hoje em Fucino, Itália, durante uma manifestação pública, que fora possível a determinação da posiçãoi com base nos quatro atuais satélites Galileo da UE. Esta determinação da posição da longitude, latitude e altitude é uma prova concreta da capacidade do programa de navegação por satélite para fornecer dados de posicionamento extremamente exatos para dispositivos de navegação em carros ou para outros recetores. Confirma a capacidade do Galileo para fornecer dados de posicionamento extremamente exatos. Antonio Tajani anunciou também que novos lançamentos de satélites irão proporcionar os primeiros serviços até finais de 2014. Darão origem a um melhor sinal GPS e, com uma precisão, cobertura e disponibilidade de sinais de navegação por satélite acrescidas, surgirá todo um leque de oportunidades de negócios. À medida que as vantagens do Galileo se tornam palpáveis, torna-se necessário que os fornecedores industriais comecem, desde já, a preparar-se para essas futuras oportunidades de mercado. (MEMO/13/718)

O Vice-Presidente da Comissão Europeia Antonio Tajani, Comissário responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, declarou: «Hoje é um grande dia para a navegação por satélite europeia. A exatidão de posicionamento alcançada apenas com quatro satélites Galileo demonstra a competência industrial europeia. Constitui ainda um importante passo para o lançamento dos primeiros serviços em outubro de 2014. Os utilizadores poderão quotidianamente usufruir de uma melhor navegação por satélite e criar-se-ão novas oportunidades de negócio. É disto que tanto necessitamos na situação económica atual.»

Mais informações sobre o Galileo

Determinação da posição assenta numa infraestrutura europeia completamente nova

Obteve-se a determinação da posição recorrendo aos quatro satélites Galileo lançados em outubro de 2011 e 2012 e às infraestruturas terrestres do programa, que incluem os centros de controlo em Itália e na Alemanha, bem como à rede mundial de estações terrestres. É necessário um mínimo de quatro satélites para determinar uma posição em três dimensões.

Com quatro satélites, a constelação Galileo é visível ao mesmo tempo durante apenas duas a três horas por dia, no máximo. Esta frequência irá aumentar, à medida que forem implantados mais satélites e forem ligadas mais estações terrestres.

Vantagens do posicionamento com navegação por satélite Galileo

O Galileo permitirá aos utilizadores conhecer a sua posição exata no tempo e no espaço, tal como o GPS, mas com maior precisão e fiabilidade. O Galileo é o programa da Comissão Europeia para desenvolver um sistema de navegação por satélite a nível mundial sob controlo civil europeu. Será compatível e, no caso de alguns serviços, interoperável com o sistema americano GPS e com o Glonass russo, mas independente dos mesmos.

Exatidão elevada

Ao colocar satélites em órbitas com uma inclinação maior em relação ao plano equatorial, o Galileo consegue também uma maior cobertura a latitudes elevadas, o que o torna particularmente valioso para os utilizadores no norte da Europa, uma zona à qual, até à data, o GPS dos EUA, só por si, não deu uma cobertura muito boa. Acresce que a melhoria das propriedades do sinal do Galileo o torna mais fácil de adquirir e acompanhar e também mais resistente a interferências e reflexos.

Oportunidades de negócio

O Galileo e a indústria espacial em geral representam uma enorme oportunidade para a Europa, não só para o quotidiano dos cidadãos Europeus e das empresas europeias que fornecem as infraestruturas espaciais, mas ainda mais para a indústria a jusante, as pessoas que desenvolvem aplicações e serviços inovadores. O Galileo cria um leque de novas oportunidades de negócio para fabricantes de equipamentos, criadores de aplicações e prestadores de serviços de fiabilidade crítica.

Alguns serviços derivados podiam, por exemplo, evitar acidentes rodoviários, ajudar as pessoas com deficiências visuais ou motoras a movimentar-se, acelerar o transporte de mercadorias perigosas, vigiar a profundidade das águas costeiras e facilitar um espalhamento inteligente de sal durante o inverno.

Proteção civil e segurança

Antonio Tajani afirmou também que o próprio setor público é um potencial cliente das aplicações do Galileo, em especial no que diz respeito aos domínios da proteção civil e da segurança. Os futuros serviços públicos regulados (PRS) do Galileo podem ser usados por serviços de emergência, transporte crítico, energia, telecomunicações e defesa. Antonio Tajani declarou que os utilizadores potenciais ainda não conhecem suficientemente bem estas vantagens do Galileo.

Os PRS ficarão reservados a utilizadores autorizados pelos governos para aplicações sensíveis que requeiram um elevado nível de continuidade. Os PRS utilizam sinais robustos, ou seja, sinais que são encriptados e resistentes a inibidores.

Galileo: pronto a arrancar em 2014

As operações do Galileo iniciar-se-ão em finais de 2014, mas a infraestrutura total será concluída mais tarde.

Exposição Espacial Europeia

A Exposição Espacial Europeia é uma exposição itinerante que destaca o modo como as atividades espaciais e de navegação por satélite têm um impacto direto sobre o dia-a-dia dos cidadãos. São mais de 30 000 as aplicações que dependem de tecnologias espaciais. Visitantes de todas as idades podem ver, tocar e experimentar uma vasta gama de tecnologias e serviços inovadores que o espaço lhes oferece.

A exposição mundial irá mostrar as aplicações espaciais

A Exposição Mundial de 2015, que decorrerá em Milão entre 1 de maio e 31 de outubro de 2015, subordinada ao tema «Alimentar o planeta: energia para a vida», irá ilustrar a forma como as aplicações espaciais e de navegação por satélite podem ajudar no debate planetário sobre a produção de alimentos e a sustentabilidade.

Contactos :

Carlo Corazza (+32 2 295 17 52) @ECspokesCorazza

Sara Tironi (+32 2 299 04 03)

i :

A determinação da posição permite obter a posição de um navio, aeronave ou pessoa à superfície da Terra.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website