Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicados de imprensa

Bruxelas, 31 de janeiro de 2013

RegioStars 2013: Comissão atribui prémios a projetos emblemáticos

Projetos inovadores, que contribuirão para a criação de emprego no futuro, subirão esta noite ao palco, quando Johannes Hahn, Comissário responsável pela Política Regional, apresentar os prémios RegioStars 2013. Acompanhado do presidente do júri, Luc Van den Brande, o Comissário Hahn irá entregar prémios em cinco categorias a projetos apresentados por Portugal, Reino Unido, Polónia, Alemanha e Lituânia, que são exemplos de boas práticas em matéria de desenvolvimento regional.

Nas palavras do Comissário Hahn: «O investimento da UE deve ser canalizado para projetos que criem crescimento real, com benefícios reais para os cidadãos, para o ambiente e para a economia. Precisamos de soluções dinâmicas e inovadoras para pôr a economia europeia a crescer. Os vencedores deste ano são projetos-piloto em matéria de inovação empresarial, de eficiência na utilização dos recursos e de inclusão social, que partilham do mesmo objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. São exemplos concretos do modo como os nossos objetivos mais vastos a nível europeu, tal como definidos pela nossa estratégia Europa 2020, podem ser levados à prática no terreno. São projetos animados pelo empenhamento local e pela criatividade».

O presidente do júri e antigo presidente do Comité das Regiões, Luc Van den Brande, acrescentou: «Escolher os vencedores de entre um tão grande número de projetos exigiu um intenso debate. O júri, que reflete diferentes domínios de especialização, centrou a sua atenção em projetos que demonstraram ter impacto e ser dotados de excelência na senda da estratégia UE 2020, de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Constituem um bom exemplo de como as regiões, independentemente da sua dimensão ou localização, podem aprender umas com as outras como inovar, no sentido mais lato.»

Os prémios anuais RegioStars estão abertos a todas as regiões da UE, que devem concorrer com projetos que beneficiaram de investimento proveniente da Política Regional da UE desde 1 de janeiro de 2000. Nos últimos cinco anos, as candidaturas vieram em maior número da Áustria, da Bélgica, dos países bálticos e do País de Gales.

Nesta sexta edição destes prémios, a Comissão Europeia recebeu 149 candidaturas - o maior número jamais atingido – 27 das quais foram selecionadas como finalistas.

As cinco categorias de prémios para 2013 foram:

  • CRESCIMENTO INTELIGENTE: Associar as universidades ao crescimento regional

  • CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: Apoiar a eficiência na utilização de recursos nas PME

  • CRESCIMENTO INCLUSIVO: Inovação social: respostas criativas aos desafios da sociedade

  • CITYSTAR: Abordagens integradas para um desenvolvimento urbano sustentável

  • INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Promoção da política regional da UE com vídeos de curta duração

A cerimónia desta noite terá lugar no «Palais des Beaux-Arts», em Bruxelas, às 19h00.

Contexto

Os vencedores:

«Crescimento Inteligente» - «UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto»

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) desenvolve clusters, mobilizando competências entre o mundo académico e a economia local, em setores com potencial de inovação na economia local. O projeto divide-se em quatro polos distintos - tecnologia, indústrias criativas, tecnologias do mar e biotecnologia, incluindo duas estruturas de apoio para as empresas - Incubadoras e Centros de Inovação Empresarial. A UPTEC apoiou até agora 110 empresas, incluindo 95 empresas em fase de arranque, e cinco centros de inovação privados. O projeto criou cerca de 800 empregos para diplomados do ensino superior, contribuindo para o crescimento económico robusto na região.

«Crescimento sustentável» - «ENWORKS - Apoio à utilização eficiente dos recursos» ‑ Noroeste da Inglaterra

ENWORKS é um serviço de apoio em matéria ambiental às pequenas e médias empresas do Noroeste da Inglaterra, que oferece formação e aconselhamento em gestão de risco ambiental, em eficiência na utilização da energia e da água, em melhoria da gestão dos resíduos e muito mais. O projeto gere um conjunto de ferramentas para a eficiência dos recursos, de acesso livre em linha, destinado a ajudar os gestores a compreender, a hierarquizar, a detetar e a avaliar as melhorias ambientais e economias. Até agora, a ajuda da ENWORKS ajudou as PME do Noroeste a identificar 79 milhões de libras (95 milhões de euros) de poupanças de custos anuais através de uma utilização eficaz dos recursos, dos quais, 13 milhões de libras (15 milhões de euros), já foram aplicados. Estas melhorias permitiram reduzir as emissões de CO2 em mais de 47 000 toneladas e economizar 413 000 m3 de água e 9 300 toneladas de materiais. Além disso, as melhorias ambientais criaram ou preservaram mais de 960 postos de trabalho e representaram mais de 113 milhões de libras (136 milhões de euros) em vendas.

«Crescimento inclusivo» - «Trajetórias individuais de trabalho» - Warmińsko-Mazurskie

Especificamente orientado para os desempregados de longa duração com mais de 45 anos de idade, o projeto «Percursos individuais de trabalho», em Elblag, Polónia, adotou uma estratégia personalizada e centrada na saúde para a procura e a preservação de emprego. Um mentor profissional em matéria de emprego estabeleceu um «plano de desenvolvimento pessoal» para um grupo-alvo de desempregados de longa duração, na sua maioria mulheres, plano esse que inclui formação profissional e apoio psicológico. Em quase 80% dos casos, essas pessoas encontraram um emprego. Graças à intervenção e ao apoio sustentado, 9 em cada 10 dessas pessoas mantinham-se no mesmo emprego cerca de 15 meses mais tarde. O projeto esteve na origem de uma mudança de atitude também na própria cidade, com 60% das entidades patronais envolvidas a afirmarem que estariam mais dispostas a recrutar pessoas com mais de 45 anos.

«CityStar» - «Gestão dos bairros de Berlim» – Berlim

«Gestão dos bairros de Berlim» introduziu conselhos de gestão em bairros socialmente desfavorecidas da capital alemã, a fim de reforçar a participação de residentes no processo de tomada de decisão sobre a seleção e o financiamento dos projetos destinados a melhorar a sua qualidade de vida. Os conselhos trabalham em cooperação com o Senado da cidade para o desenvolvimento urbano e o ambiente, debatendo os pontos fortes da zona e os problemas e encontrando soluções em conjunto, ou propondo projetos para melhorar a vida no bairro. A integração de grupos de migrantes é uma parte essencial do trabalho dos conselhos, já que há certas áreas em que a população de origem migrante atinge os 79%. O projeto faz parte de uma estratégia de longo prazo de integração social em Berlim.

«Informar o público» – «Rumo ao trabalho – criação de um serviço de mediação para o recrutamento de pessoas com deficiência auditiva», Lituânia

«Rumo ao trabalho» criou serviços de mediação para apoiar o recrutamento de pessoas com deficiência auditiva na Lituânia. Foi levada a cabo uma campanha inicial de sensibilização nalguns canais de televisão com recurso a uma série de videoclips que punham em questão as atitudes tradicionais da sociedade para com os surdos. Agentes de recrutamento especialmente treinados trabalharam em centros-piloto para ajudar pessoas com deficiência auditiva a encontrar emprego. Dois terços dessas pessoas assistidas conseguiram ser recrutados graças a «Rumo ao trabalho», que passou a ser reconhecido como um dos projetos de integração social mais bem-sucedidos na Lituânia.

Para mais informações:

www.ec.europa.eu/regiostars

http://www.flickr.com/euregional

Twitter: @EU_Regional - #RegioStars

https://twitter.com/ - !/EU_Regional

As imagens de vídeo e as descrições dos projetos vencedores serão divulgados no EbS em 31 de janeiro.

Contactos :

Shirin Wheeler (+32 2 29 66565), Mobile: +32 4607 66565

Annemarie Huber (+32 2 29 93310), Mobile: +32 4607 93310


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website