Navigation path

Left navigation

Additional tools

Um envelhecimento ativo e saudável: cidades e regiões da UE são recompensadas com estrelas como reconhecimento dos seus projetos de excelência

European Commission - IP/13/633   02/07/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 2 de julho de 2013

Um envelhecimento ativo e saudável: cidades e regiões da UE são recompensadas com estrelas como reconhecimento dos seus projetos de excelência

Trinta e duas cidades e regiões da Europa foram recompensadas por terem criado novas formas de ajudar as pessoas idosas. As iniciativas premiadas puseram em prática soluções tecnológicas, sociais e organizativas, inovadoras para reforçar a eficiência dos sistemas de assistência social e de saúde; os prémios foram entregues por Neelie Kroes, Vice‑Presidente da Comissão Europeia, responsável pela Agenda Digital.

As iniciativas premiadas com estrelas situam-se na República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda Itália, Portugal, Espanha, Suécia, Países Baixos e Reino Unido. Treze sítios de referência receberam três estrelas, doze receberam duas estrelas e sete uma estrela (ver anexo e catálogo para mais pormenores).

Neelie Kroes declarou, a este respeito: «Todos pretendemos ser independentes ao envelhecer e todos na Europa devem ter as mesmas possibilidades de o conseguir. Ao premiar as melhores ideias contribuímos para a sua divulgação e para dar esta oportunidade a todos os idosos

O Comissário europeu responsável pela Saúde, Tonio Borg, declarou por seu lado: «Congratulo‑me com o facto de as pessoas que tornaram estes 32 lugares um sucesso terem vindo a Bruxelas partilhar as suas ideias e pontos de vista. É importante que estes exemplos de soluções inovadoras permitam ajudar os nossos cidadãos mais idosos a viver vidas saudáveis e ativas e constituam um modelo de inspiração para todos nós. A implantação em grande escala de tais soluções será o próximo passo.»

A Parceria de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável da Comissão inclui seis categorias de inovação: observância dos tratamentos médicos, prevenção contra as quedas, fragilidade e subnutrição, cuidados integrados, autonomia e ambientes adaptados às necessidades dos idosos. Apresentamos alguns exemplos de boas práticas:

  • A Andaluzia (Espanha) integrou eletronicamente a informação sobre a saúde de todos os seus 8,5 milhões de habitantes, otimizou a coordenação dos prestadores de cuidados de saúde e de assistência social e melhorou a cobertura social dos cerca de 1,3 milhões de cidadãos com mais de 65 anos.

  • A Escócia criou um instrumento de previsão de riscos destinado a antecipar os cuidados, de modo que até 2020, todos possam viver mais tempo e mais saudáveis em casa ou num estabelecimento residencial. Este projeto permitiu reduzir o número de hospitalizações, a sua duração e realizar uma poupança líquida de 190 libras esterlinas por doente.

  • O País Basco (Espanha) está a lançar 14 projetos de TIC para aplicar a sua estratégia de tratamento de doenças crónicas. Registou‑se até agora uma redução de 38 % na hospitalização de casos muito complexos e uma diminuição de 26 % das consultas de urgência.

  • A Universidade de Coimbra (Portugal) apoia um ecossistema holístico de partes interessadas para implantar práticas inovadoras. O domínio do envelhecimento cognitivo, a demência e a deterioração da visão demonstrou resultados positivos, tendo sido avaliados anualmente por especialistas 1350 doentes e criados mais de 100 postos de trabalho.

Contexto

Em dezembro de 2011, a Comissão Europeia lançou a sua primeira Parceria de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável com o objetivo principal de duplicar o número de anos de vida saudável na Europa até 2020. O Plano de Execução Estratégica da Parceria (PEE) estabelece três linhas de ação: grupos de ação, sítios de referência e um mercado digital para ideias inovadoras.

Os sítios de referência são grupos de regiões, cidades, estruturas hospitalares ou organismos que asseguram cuidados de saúde integrados com o objetivo de fornecer exemplos concretos de serviços inovadores com valor acrescentado comprovado aos cidadãos e aos sistemas de cuidados de saúde em regiões da UE. Alguns deles contribuíram para o crescimento e a criação de emprego nos seus domínios respetivos, e em muitos casos, elementos das suas melhores práticas passaram do nível local para os níveis regional ou nacional.

Foi lançado um mercado digital para ideias inovadoras a fim de implicar mais partes interessadas no processo de inovação da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, contribuir para a divulgação e partilha de resultados, ideias e iniciativas e para facilitar a cooperação no âmbito e entre grupos de ação. Foram estabelecidas ligações internacionais com a iniciativa «Silver Economy» da OCDE e com a OMS (cooperação em vários domínios relacionados com o envelhecimento da população e, especificamente, no grupo de ação a favor de ambientes e cidades adaptados aos idosos).

Ligações pertinentes:

Parceria Europeia de Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável

No Twitter

No Youtube

Participe aqui.

Planos de ação de 6 grupos de ação AEI

Guia de lugares de referência

Agenda Digital

Neelie Kroes

Siga Neelie Kroes no Twitter

Contactos :

Ryan Heath (+32 2 296 17 16)

Frédéric Vincent (+32 2 298 71 66)

Anexo

MS

Reference Site

Description

Stars

Links

CZ

University Hospital Olomouc (with its unit Czech National eHealth Center - NTMC)

The University Hospital Olomouc is a major regional hospital providing general and specialized healthcare services. They are in particular focusing on telemonitoring of patients with advanced heart failure or heart infarct (of myocardium/ AMI).

1

http://www.fnol.cz/

DK

Region of Southern Denmark

Agreement on collaboration between health sectors based on digital technologies, aiming at higher quality, efficiency and patient satisfaction, and better collaboration between all health and social care players in the Region.

3

http://www.regionsyddanmark.dk/wm258038

http://www.improvingchroniccare.org

FL

City of Oulu

Oulu aims at being a global pioneer as a user and developer of wellness technology.

2

http://www.ouka.fi/oulu/english/elderly-people

http://oulu.ouka.fi/ttkaakkuri/en/

FR

Region Ile de France: Assistance Publique-Hopitaux de Paris (APHP)

HTLA: Health Territory Local Agreement. T4H (Technology and Human Help at Home after Hospitalisation)

2

http://prs.sante-iledefrance.fr/

Region Languedoc-Roussillon: Contre les Maladies Chroniques pour un Vieillissement Actif et en bonne sante en Languedoc Roussillon (MACVIA-LR)

The Dossier Pharmaceutique

Early management and coaching for frailty

Interoperable Integrated Care Pathways (ICPs) for co-morbid chronic diseases in the elderly

1

http://www.macvia.cr-languedocroussillon.fr

Region Pays de la Loire: Centre DExpertise National des Technologies de lInformation et de la Communication pour lAutonomie (CENTICH)

Regional House for Autonomy and Longevity and the Living Laboratory « Lena»

Hearing Impairments and Low Vision Regional Centre

1

http://www.centich.fr/

The Lower-Rhine Council

« Innovative policy for active and independent ageing » public policy

1

http://bit.ly/12YZplO

DE

Saxon State Ministry for Social Affairs and Consumer Protection

2

https://webgate.ec.europa.eu/eipaha/initiative/index/show/id/218

http://www.mk3.uniklinikum-dresden.de/html/de/praevention/index.html

https://publikationen.sachsen.de/bdb/artikel/11680

IE

Collaboration on Ageing (COLLAGE

The CARTS (Community Assessment of Risk and Treatment Strategies)

Programme aims to delay or prevent functional decline and frailty and 3adverse outcomes: institutionalisation, hospitalisation and death.

3

http://www.collage-ireland.eu/

IT

Regione Liguria

The Memory Training (MT) programme

The Adapted Physical Activity (APA) programmel

1

http://www.regione.liguria.it/argomenti/sanita-e-politiche-sociali.html

Campania Health Care Authority

The “Campania nel Cuore”

The Campania Electronic Health Record (eHR)

2

http://www.beta.regione.campania.it/it/tematiche/sanita

Regione Emilia Romagna: Agenzia Sanitaria e Sociale Regionale dellEmilia-Romagna (ASSR)

PROFITER

SOLE (Healthcare online) and EHR (Fascicolo Sanitario Elettronico - FSE Emilia-Romagna)

ARIA project

2

http://assr.regione.emilia-romagna.it/it

Regione Friuli Venezia Giulia : Istituto Regionale Rittmeyer per i Ciechi

The Institute provides services for blind and visually impaired people of all ages in education, rehabilitation, social and labour integration, recovery and development of skills.

1

http://www.istitutorittmeyer.it/istit_rittmeyer.html

Regione Piemonte: Assessorato Regionale alla Tutela della Salute, Sanita, Edilizia Sanitaria, Politiche Sociali e per la Famiglia, Coordinamento Interassessorile per il Volontariato(AReSS)

University ‘nurses advanced learning programme’

1

http://www.regione.piemonte.it/sanita/cms/

PT

University of Coimbra (Ageing@Coimbra, consortium)

The University of Coimbra, together with the other members of the consortium Ageing@Coimbra supports a holistic ecosystem of stakeholders and it implements innovative practices to manage cognitive ageing, dementia, vision impairment, human kinetics and mobility.

2

https://webgate.ec.europa.eu/eipaha/initiative/index/show/id/302

ES

Regional Ministry of Health and Social Welfare of Andalusia

Andalusian e-Health Strategy (AeHS)

Andalusian Strategy on Active Ageing (ASAA)

3

http://www.juntadeandalucia.es/salud/sites/csalud/portal/index.jsp

Basque Country

Basque Strategy for the chronic conditions

Extean Ondo pilot project

3

http://cronicidad.blog.euskadi.net

http://www.osasun.ejgv.euskadi.net/r52-ghhome00/eu/

TicSalut/InnohealthHub Catalunya

TicSalut/InnohealthHub Catalunya

NEXES project

MECASS project

3

http://www.ticsalut.cat

Galicia

IANUS system

“Innova Saude” and “Hospital 2050” strategic programs

2

www.sergas.es

Region de Madrid-Consejeria de Sanidad-Hospital Universitario de Getafe

Falls and Fractures Clinic for integrated care programme for older in- and out-patients

3

http://www.madrid.org/cs/Satellite?language=es&pagename=HospitalGetafe%2FPage%2FHGET_home

Departamento de Salud Valencia-La Fe

Electronic Health Care Record and Integrated Information Systems

Integrated Chronic Disease Management Model (GECHRONIC)

3

http://www.lafe.san.gva.es/departamento-de-saludvalencia-la-fe

SE

Region Skane

Action plan to encourage, strengthen and intensify cooperation between home care, primary care and hospital care for the most ill elderly people.

2

http://bit.ly/11Itwce

NL

Province of South Holland: Medical Delta

Leiden Lab on Health&Wellbeing

Walcheren Integrated Care Model (WICM)

Network for integrated falls prevention andManagement

For further information:

society/eip-active-andhealthy-ageing/best-practices

2

http://www.medicaldelta.nl/

Nijmegen: Health Valley

Nijmegen Model of Networking for Active and Healthy Aging

AchterhoekConnect system

Innovation Living and Care Programme

For further information:

http://www.health-valley.nl/

1

Northern Netherlands Provinces Alliance (Samenwerkingsverband Noord-Nederland)

Healthy Ageing Network Northern Netherlands (HANNN)

Groningen Active Living Model (GALM)

EurSafety Health-net

Embrace (SamoOud)

For further information:

http://www.eursafety.eu/

http://www.galm.nl

3

Province of Noord-Brabant: Cooperatie Slimmer Leven 2020 U.A.Innovation network for Active and Healthy Ageing

Care Site online platform

“Zorgcirkels” (Circles of Care) initiative

For further information:

http://www.slimmerleven2020.org/en

3

Region Twente: Municipality of Enschede

The Region Twente builds on the integrated neighbourhood approach to combine social innovation with supportive technology for healthy ageing.

2

U.K.

The Ageing Well in Wales Programme

Welsh Government Strategy for Older People in Wales 2003-23

3

http://www.olderpeoplewales.com/en/Ageingwell/The-programme.aspx

Yorkshire and the Humber Digital Health Community

Yorkshire and the Humber Regional Telehealth Hub

For further information:

3

http://www.airedaledigitalhealthcarecentre.nhs.uk/Telehealth_Hub/

Read a patient’s story: http://bit.ly/105JIb7

Liverpool: Mersey Care NHS Trust on behalf of More Independent (Mi) partnership

More Independent (Mi) programme

2

http://www.moreindependent.co.uk/

NHS24, Acting on behalf of the Scottish Government / NHSScotland

National Telecare Development programme

SPARRA risk prediction tool

National Falls Programme

3

http://www.nhs24.com/

http://www.sctt-wp.scot.nhs.uk/

Department of Health, Social Services and Public Safety, Northern Ireland

Integrated Medicines Management (IMM) service

3

http://www.dhsspsni.gov.uk/


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website