Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 4 de junho de 2013

Ambiente: Início da Semana Verde em Bruxelas

A maior conferência europeia sobre o ambiente começa hoje ao abrigo da iniciativa «Um ar mais limpo para todos». A edição deste ano da Semana Verde é dedicada ao ar e reunirá durante três dias cerca de 3000 participantes que irão debater questões relacionadas com o ar. Partes interessadas, ONG, representantes governamentais e funcionários da UE procurarão soluções para a poluição atmosférica, nomeadamente a forma de garantir a qualidade do ar no contexto de uma produção industrial e energética crescente, do aumento do tráfego rodoviário e da urbanização, da queima de combustíveis fósseis e das alterações climáticas. Todas as sessões são transmitidas em direto na Internet.

O Comissário do Ambiente, Janez Potočnik, afirmou: «A poluição atmosférica é muitas vezes invisível, mas os seus efeitos são bem reais. Quando a qualidade do ar é fraca, pagamos um preço elevado: vidas perdidas, custos médicos elevados e dias de trabalho perdidos por motivo de doença. A Semana Verde oferece uma plataforma importante em que os responsáveis políticos, os representantes das comunidades locais e as ONG, as autoridades públicas e as empresas podem trocar ideias sobre a forma de melhorar o ar que respiramos — estamos sempre abertos a sugestões para a melhoria da nossa atual legislação.»

Organizações e empresas irão mostrar as suas melhores práticas numa exposição com 40 stands, e são organizados numerosos eventos paralelos, que incluem uma exposição de veículos movidos a combustíveis alternativos e ensaios de condução de veículos elétricos. A semana inclui também a cerimónia de entrega dos prémios LIFE‑Natureza e LIFE‑Ambiente.

O Comissário Janez Potočnik declarou 2013 o Ano do ar, estando a ser analisada ao longo do ano a atual política da Comissão em matéria de qualidade do ar, que coloca a tónica na procura de formas para a melhoria da qualidade do ar que respiramos. Apesar dos progressos significativos dos últimos anos, muitas normas de qualidade do ar são ainda largamente excedidas nas zonas mais densamente povoadas da UE, especialmente no caso de poluentes como as partículas em suspensão, o ozono troposférico e o dióxido de azoto.

No outono, esta análise dará origem a uma estratégia revista para a política da UE em matéria de qualidade do ar, incluindo objetivos novos ou confirmados para 2020 e mais além, juntamente com uma lista das principais iniciativas e instrumentos para atingir tais objetivos.

Contexto

A décima terceira edição da Semana Verde, a maior conferência anual sobre a Política Europeia do Ambiente, irá decorrer de 4 a 7 de junho de 2013 no local The Egg, rue Bara 175, em Bruxelas. Principais oradores:

• Janez Potočnik, Comissário Europeu responsável pelo Ambiente

• Marcin Korolec, Ministro do Ambiente, República da Polónia

• Satu Hassi, Deputada do Parlamento Europeu

Sirpa Pietikäinen, Deputada do Parlamento Europeu e Presidente do grupo GLOBE.EU

Catherine Stihler, Deputada do Parlamento Europeu e Membro da Comissão do Mercado Interno e Proteção dos Consumidores (IMCO)

• Bas Eickhout, Deputado do Parlamento Europeu

• Cor Lamers, Presidente da Câmara de Schiedam (NL) e membro do Comité das Regiões

• Maurizio Conte, Ministro Regional do Ambiente, Região do Veneto (IT)

• Assumpta Ferran i Poca, Diretora-Geral da Qualidade do Ambiente, Ministério do Território e Sustentabilidade, Catalunha (ES)

• Per Ankersjo, Vice-Presidente da Câmara para o Ambiente Urbano, cidade de Estocolmo

• Martha Delgado Peralta, Vice-Presidente do ICLEI e antiga Secretária do Ambiente da Cidade do México

• Ugo Cappellacci, Presidente da Região da Sardenha

• Giuseppe Bortone, Diretor-Geral do Ambiente e Proteção do Solo, Região da Emilia‑Romagna (IT)

• Claudia Terzi, Ministro Regional do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Sustentável, Lombardia (IT)

• Hans Bruyninckx, Diretor Executivo, EEE

• Simon Upton, Diretor do Ambiente, OCDE

• Arab Hoballah, Chefe, Consumo e Produção Sustentável, PNUA

• Johan Kuylenstierna, Diretor Executivo, Instituto do Ambiente de Estocolmo

Para mais informações:

Para obter o programa da Semana Verde de 2013 e seguir as sessões em direto: http://greenweek2013.eu

Para mais informações sobre a política da UE em matéria de qualidade do ar, consultar: http://ec.europa.eu/environment/air/index_en.htm

Contactos :

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website