Navigation path

Left navigation

Additional tools

COMISSÃO EUROPEIA

COMUNICADO DE IMPRENSA

Bruxelas, 24 de maio de 2013

Eleições Europeias: dois em cada três jovens tencionam votar

Quase dois terços (64 %) dos jovens europeus tencionam votar nas eleições para o Parlamento Europeu de 2014, ao passo que cerca de um terço (35 %) afirma que é provável não o fazer, segundo um estudo da Comissão sobre participação dos jovens na vida democrática. Os jovens são menos propensos a votar do que os seus pais e mostram uma insatisfação crescente com a forma como a política funciona. Contudo, os jovens querem participar e pedem mais oportunidades para poderem manifestar a sua opinião sobre as questões políticas. Os jovens, mais do que outros grupos etários, demonstram ter uma forte identidade europeia e valorizar consideravelmente a integração europeia.

«Pretendo aumentar a sensibilização para as eleições do Parlamento Europeu e informar os jovens sobre a importância de votar. A Semana Europeia da Juventude constitui uma excelente oportunidade para aumentar a participação ativa da juventude na sociedade e para exibir os resultados conseguidos nos últimos 25 anos do apoio da UE à juventude na Europa.», declarou Androulla Vassiliou, Comissária responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude.

A Semana Europeia da Juventude (26 de maio a 2 de junho) centrar-se-á na participação e cidadania ativas dos jovens na sociedade. Serão organizados centenas de eventos nos 27 países da UE, bem como na Croácia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Suíça e Turquia. A Semana da Juventude celebrará igualmente as «bodas de prata» do apoio concedido pela UE aos jovens, que contribuiu para que cerca de 2,5 milhões de jovens e jovens trabalhadores participassem em intercâmbios transfronteiras, no Serviço Voluntário Europeu e em outras atividades de aprendizagem não formais.

A intenção de voto dos jovens é de 75 % na Bélgica, nos Países Baixos, na Suécia, na Itália, na Irlanda, no Luxemburgo e em Malta e de 55 %, ou menos, em Chipre, na Grécia, na Estónia, na República Checa e na Eslovénia. O inquérito mostra também que, de entre aqueles que pretendem votar, cerca de um terço (28 %) tem a certeza de que o fará, enquanto 11 % declaram estar certos de que não vão participar na votação. Entre os que irão provavelmente votar, nove em cada dez votariam porque consideram que a democracia, a Europa e as eleições europeias são importantes. Entre os que não tencionam votar, dois em cada três jovens acredita que o seu voto não irá alterar nada.

O inquérito foi realizado, em abril de 2013, a 13 000 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos nos 27 Estados-Membros da UE e, na Croácia, abrangeu 500 jovens. O objetivo era estudar as atitudes dos jovens relativamente à participação na sociedade e nas eleições europeias de 2014.

Antecedentes

35 % dos jovens europeus afirmam ter praticado desporto num clube desportivo durante o último ano, seguindo-se as organizações de juventude (22 %), as organizações locais (15 %) e a cultura (14 %). Porém, 44 % dos jovens europeus não estão envolvidos em qualquer tipo de organização. Aqueles que participaram em, pelo menos, uma atividade ou organização são mais suscetíveis de vir a apresentar-se como candidatos numa eleição política numa determinada altura das suas vidas (23 %, em comparação com 14 % que não participaram) e são também mais suscetíveis de votar nas eleições europeias. Os respondentes que não participaram em qualquer uma das atividades são menos suscetíveis de estar interessados na política ou nas eleições (53 %, em comparação com 41 % que participaram).

Existe uma insatisfação crescente entre os jovens quanto ao modo como a política funciona, de acordo com o estudo da Comissão, realizado pela London School of Economics, sobre a «Participação dos jovens na vida democrática». Os jovens querem participar na política fazendo ouvir a sua voz e envolvendo-se de diferentes formas. A Internet e as novas tecnologias são encaradas como meios que permitem uma maior e melhor participação. Os jovens solicitam também mais informações sobre a política e as eleições e consideram que formas de organização institucional específicas poderiam melhorar a sua participação e representação. As organizações de juventude de base e de cariz comunitário são bem-sucedidas em motivar os jovens a participarem.

Mais do que qualquer outro grupo etário, os jovens consideram-se cidadãos da União Europeia, segundo o relatório da Comissão sobre «A cidadania europeia e a participação dos jovens na política». 69 % dos jovens respondentes (em comparação com cerca de 60 % de uma faixa etária superior) consideram que ser membro da União Europeia é parte integrante da sua cidadania. Só 30 % dos jovens europeus declaram sentir-se exclusivamente cidadãos do seu país (em contraste com cerca de 38 % de uma faixa etária superior).

O atual programa Juventude em Ação visa inspirar um sentimento de cidadania ativa, de solidariedade e de tolerância nos jovens europeus, assim como envolvê-los na definição do futuro da União Europeia. O novo programa para a educação, a formação, a juventude e o desporto, Erasmus para Todos, continuará a apoiar os projetos da juventude no período de 2014-2020.

Semana Europeia da Juventude

O 25.º aniversário dos programas da UE em prol da juventude será celebrado num evento a realizar em 31 de maio, em Bruxelas. Incluirá um debate político sobre o valor da participação dos jovens e galardoará os projetos mais destacados do programa Juventude em Ação. Uma exposição de projetos será montada na esplanada do Parlamento Europeu de 30 a 31 de maio de 2013.

Uma conferência sobre o diálogo estruturado da UE com os jovens, com a participação dos jovens e das organizações da juventude, terá lugar entre 27 e 29 de maio em Bruxelas. Irá reunir representantes dos grupos de trabalho nacionais dos Estados‑Membros. A conferência irá partilhar as melhores práticas na condução do diálogo estruturado e elaborará conclusões sobre o seu futuro desenvolvimento.

Para mais informações:

Relatório Eurobarómetro, resumo e fichas informativas por país

Participação dos Jovens na Vida Democrática

Relatório sobre a cidadania da UE e a participação política entre os jovens

Portal Europeu da Juventude

Semana Europeia da Juventude

Programas da UE para a Juventude, 1988-2013

Comissão Europeia: Juventude

Sítio Web de Androulla Vassiliou

Acompanhe Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU

Contactos :

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58)

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website