Navigation path

Left navigation

Additional tools

O realizador dinamarquês Vinterberg ganha Prémio MEDIA no Festival de cinema de Cannes

European Commission - IP/13/419   13/05/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 13 de maio de 2013

O realizador dinamarquês Vinterberg ganha Prémio MEDIA no Festival de cinema de Cannes

O prestigiado realizador de cinema dinamarquês Thomas Vinterberg é o vencedor do Prémio MEDIA 2013 da União Europeia. O prémio é atribuído ao melhor projeto cinematográfico inédito com boas probabilidades de se tornar num êxito de bilheteira elegível para apoio do programa da UE MEDIA para o cinema. O prémio será entregue a Vinterberg por Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, no Festival de Cinema de Cannes, no domingo, dia 19 de maio — dia do 44.º aniversário do realizador. Vinterberg partilha o prémio com o co-argumentista Tobias Lindholm e com os seus produtores Sisse Graum e Morten Kaufmann, prémio esse atribuído a seu novo projeto cinematográfico Kollektivet («O Município»), que conta como era a vida num município dinamarquês na década de 1970. O filme, produzido pela companhia de produção dinamarquesa Zentropa, será rodado no próximo ano. A cerimónia de entrega dos prémios, que está aberta aos meios de comunicação, tem lugar no Palais des Festivals (Café des Palmes) às 11:30.

«O desenvolvimento é uma etapa essencial e extremamente criativa do processo de produção cinematográfica. É excelente poder contar com uma instituição como o programa MEDIA da União Europeia, que reconhece e apoia a produção de filmes na sua fase mais delicada,» afirmou Vinterberg.

«Este é um prémio totalmente merecido, atribuído a um dos realizadores de cinema europeus mais talentosos. Os filmes de Thomas Vinterberg são sempre fora do comum: intelectualmente estimulantes e magnificamente contados e interpretados. É um realizador que não tem receio de assumir riscos e, após o êxito mundial da sua obra‑prima de 2012, «Jagten», aguardamos com expectativa a sua próxima criação. Estou também entusiasmada com o facto de o projeto cinematográfico vencedor da primeira edição do prémio MEDIA da UE em 2012, «Le passé», de Asghar Farhadi, ter sido selecionado para a competição oficial deste ano em Cannes» declarou a Comissária Androulla Vassiliou.

Contexto

Vinterberg, que preside ao júri de seleção «Un Certain Regard» na presente edição do festival, ganhou destaque a nível mundial com o seu filme de 1998 «Festen» (Festa de Família), que granjeou uma multiplicidade de prémios, incluindo o «prémio especial do júri» em Cannes. O filme foi exibido sem indicação de realizador no genérico, em obediência aos princípios do movimento cinematográfico vanguardista «Dogma 95», formado por Vinterberg e pelos realizadores de cinema Lars von Trier, Kristian Levring e Søren Kragh‑Jacobsen. Ao êxito de Vinterberg com o filme «Festa de Família», seguiram-se os filmes «The Third Lie» (2000), «It's All About Love» (2003), «Dear Wendy» (2004), «When a Man Comes Home» (2007) e «Submarino» (2010). O seu último filme, «Jagten», que recebeu 100 000 euros do programa «MEDIA - Desenvolvimento e distribuição», foi também um grande êxito, que valeu a Mads Mikkelsen o galardão do melhor ator em Cannes no ano passado.

Prémio MEDIA da UE

O Prémio MEDIA da União Europeia é atribuído ao melhor projeto com boas probabilidades de se tornar num êxito de bilheteira apresentado para financiamento na fase de desenvolvimento ao abrigo do programa MEDIA em 2013. Pode ser uma obra de ficção, um filme de animação ou um documentário, mas deve obrigatoriamente ser destinada à exibição nos cinemas. Os custos de desenvolvimento que são elegíveis para apoio no âmbito do programa MEDIA incluem a preparação do argumento, a procura e a escolha dos principais atores e do pessoal, bem como a preparação do plano de financiamento, a promoção inicial e uma produção-piloto. O vencedor é escolhido por um painel formado por peritos independentes e por representantes da Comissão Europeia e da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, que gere o programa MEDIA.

«Rendez-vous européen» em Cannes

O evento anual «Rendez-vous européen» em Cannes terá lugar a 19 e 20 de maio. O «Rendez-vous européen» constitui o ponto alto dos eventos relacionados com o programa MEDIA e uma oportunidade para a Comissária Vassiliou se encontrar com os profissionais do cinema e com os decisores políticos. A Comissária fará uma alocução num seminário sobre o reforço da exceção cultural, organizado pelo instituto nacional francês do filme (CNC, Centre national du cinéma et de l’image animée) às 10:00 horas do dia 20 de maio, a que se seguirá uma mesa-redonda promovida pela Comissão Europeia sobre o cinema e as demais formas de arte (10:30‑12:00).

Europa Criativa — o futuro do programa MEDIA.

O ano de 2014 marca o início de uma nova era para o programa MEDIA, que integrará o programa «Europa criativa». Este novo programa continuará a conceder subvenções para o desenvolvimento de filmes, a formação e a distribuição, para além de lançar um novo fundo de garantia de empréstimos destinado a facilitar o acesso ao financiamento para os setores culturais e criativos. O programa MEDIA ajuda os realizadores de cinema a ganhar visibilidade internacional e contribui para dar maior competitividade à indústria cinematográfica europeia.

Prevê-se que o programa «Europa Criativa» seja dotado de uma verba de cerca de 1300 milhões de euros para o período de 2014-2020, um aumento de cerca de 9 % face aos atuais programas MEDIA e Cultura.

Para mais informações

Comissão Europeia: MEDIA

Sítio web de Androulla Vassiliou

Acompanhe Androulla Vassiliou no Twitter: @VassiliouEU

Contactos:

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)

Pierre Laporte / Laurent Jourdren

+33 145 23 14 14 / +336 42 82 15 33 / +336 21 04 45 79

info@pierre-laporte.com; Laurent@pierre-laporte.com


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website