Navigation path

Left navigation

Additional tools

Ação Climática: Comissão lança debate público na Europa Meridional e Oriental

European Commission - IP/13/418   14/05/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 14 de maio de 2013

Ação Climática: Comissão lança debate público na Europa Meridional e Oriental

A Comissária europeia responsável pela Ação Climática, Connie Hedegaard, está a lançar uma série de eventos públicos para levar os cidadãos europeus a participar no debate sobre as alterações climáticas e incentivar a ação individual para as combater.

Nos próximos dois meses, Connie Hedegaard manterá uma série de diálogos com os cidadãos, as empresas e as autoridades em cinco países da Europa Oriental e Meridional sobre o modo de acelerar a ação contra as alterações climáticas.

Os países abrangidos pela iniciativa são Portugal e a Itália na Europa Meridional, e a Polónia, Bulgária e Lituânia na Europa Oriental. Uma característica comum a todos estes países é a crescente preocupação do público com as alterações climáticas e o potencial de redução das emissões através de esforços individuais, que é maior que noutros países europeus. Sondagens Eurobarómetro1 revelaram que a Polónia, a Bulgária, a Lituânia e a Itália têm grande potencial de aumento do nível de ação individual no combate às alterações climáticas.

«Sim, com as nossas escolhas individuais, cada um de nós pode fazer a diferença na luta contra as alterações climáticas. Quero escutar os cidadãos e discutir o que podemos fazer enquanto indivíduos para atuar contra as alterações climáticas. Adquirir produtos locais ou com rótulo energético, andar de bicicleta ou evitar o desperdício desnecessário de energia são alguns exemplos de hábitos fáceis. Trata-se obviamente de boas ideias, o que é que nos está a impedir de as adotar? Aguardo com expectativa o vosso contributo para estes diálogos», afirmou Connie Hedegaard.

Os diálogos fazem parte da campanha de sensibilização do público lançada a nível pan‑europeu pela Comissão, intitulada «Um mundo que me agrada, com um clima de que gosto». O pano de fundo da campanha é o enorme potencial inexplorado para reduzir as emissões de CO2 através de mudanças de comportamentos. Segundo a investigação realizada pela Comissão, a UE poderia reduzir as emissões de 8-9 % até 2020 — tanto como metade das emissões anuais da Polónia em 2010 — se todos os europeus adotassem um regime alimentar saudável e adaptassem os seus hábitos em domínios como o transporte e o aquecimento.

Debates nas redes sociais e em direto

Os diálogos terão por base os debates «Visões de um mundo que lhe agrada», que deram início à campanha em Londres. Com a participação de Edward Davey, Secretário de Estado dos Transportes do Reino Unido e do ator Colin Firth, premiado com um óscar, no evento de Londres, bem como de Arias Cañete, Ministro espanhol do Ambiente, Alimentação e Agricultura, e do ator premiado Sergio Peris Mencheta em Madrid, as conferências reuniram centenas de cidadãos e representantes da sociedade civil, do mundo académico e do mundo empresarial para definir uma visão comum positiva de uma sociedade hipocarbónica, limpa, inteligente e competitiva.

Os cinco futuros eventos nacionais terão temas variados, mas todos combinarão debates entre o público, responsáveis políticos e o setor privado e elementos recreativos como uma passagem de modelos de vestuário sustentável, um passeio de bicicleta, exposições fotográficas sobre histórias de sucesso em matéria hipocarbónica e representações artísticas. Muitos dos mais de 150 parceiros da campanha apoiarão e participarão diretamente nos eventos.

Antes de cada evento, o público em geral terá a oportunidade de contribuir para o debate e participar em chats em linha com a Comissária no Twitter ou no Facebook.

Datas:

  • 17 de maio, Varsóvia (Polónia) - Visões de um mundo que lhe agrada: Dar um rumo hipocarbónico à economia polaca

  • 22 de maio, Vilnius (Lituânia) - Visões de um mundo que lhe agrada: Reduzir resíduos. Reduzir emissões. Reduzir custos.

  • 28 de maio, Sófia (Bulgária) - Visões de um mundo que lhe agrada: Construir uma sociedade hipocarbónica na Bulgária

  • 6 de junho, Lisboa (Portugal) - Visões de um mundo que lhe agrada: Avançar para um futuro mais favorável ao clima

  • 7 de junho, Milão (Itália)- Visões de um mundo que lhe agrada: Como tornar o nosso consumo mais sustentável?

Todos os dados sobre os programas e locais estarão em breve disponíveis em http://world-you-like.europa.eu/en/events/

Contexto da campanha:

Desde o seu lançamento em outubro de 2012, a campanha «Um mundo que me agrada, com um clima de que gosto» atraiu mais de 22 000 seguidores nas redes sociais e mais de 160 parceiros oficiais, incluindo autoridades públicas, organizações não-governamentais, instituições académicas e empresas. Visa dar destaque a soluções já existentes, eficazes em termos de custos, para alcançar o objetivo da UE de reduzir em 80‑95 % as emissões de gases com efeito de estufa até 2050, bem como incentivar novas soluções.

Para mais informações, visitar o sítio Web da campanha e os canais das redes sociais em:

http://world-you-like.europa.eu/en/

https://www.facebook.com/EUClimateAction

https://twitter.com/EUClimateAction (#worldulike)

Contactos :

Isaac Valero Ladron (+32 2 296 49 71)

Stephanie Rhomberg (+32 2 298 72 78)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website