Navigation path

Left navigation

Additional tools

Antecipando o dia da Europa, a Comissão Europeia abre as suas portas e inaugura o novo Centro de Visitantes

European Commission - IP/13/386   03/05/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 3 de maio de 2013

Antecipando o dia da Europa, a Comissão Europeia abre as suas portas e inaugura o novo Centro de Visitantes

O dia 9 de maio, «Dia da Europa», deve ser mais do que um simples dia de comemoração para os cidadãos. Por conseguinte, já no sábado 4 de maio, a Comissão, juntamente com as outras instituições da UE, abrir-lhes-á as suas portas. Pela primeira vez, a Comissão Europeia associa-se à Fête de l'Iris de Bruxelas que animará as ruas da capital da Europa com concertos e espetáculos no domingo 5 de maio. Em 4 de maio, a Vice-Presidente Reding e o Vice-Presidente Šefčovič inaugurarão o novo Centro de Visitantes da Comissão Europeia, que foi transferido para um local mais próximo da sede das instituições.

«Como funciona? Quem toma as decisões? O que acontece a seguir? Estas são perguntas que os cidadãos colocam relativamente à Europa. Eis a sua oportunidade de obter respostas: se alguma vez quis ter acesso às informações em primeira mão ou penetrar nos bastidores para ver de que modo e por quem são decididas as políticas europeias, junte‑se a nós no «Dia de Portas Abertas» das instituições da UE ou entre no novo Centro de Visitantes da Comissão. Também pode participar num dos «Diálogos com os Cidadãos» que os meus colegas Comissários e eu própria estamos a organizar em todos os países da UE», declarou a Vice‑Presidente Reding, responsável pela Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania. «Congratulo-me por me poder encontrar com um grande número de cidadãos interessados na Europa e no seu futuro.»

O Vice-Presidente Šefčovič acrescentou: «O Dia da Europa é sempre uma boa oportunidade para os cidadãos saberem mais sobre o que fazemos. E este ano isso é mais fácil do que nunca, graças ao novo Centro de Visitantes, a nossa vitrina dedicada a todos os cidadãos que pretendem informar-se sobre a grande aventura da integração europeia.»

4 de maio de 2013

Em 4 de maio, a Comissão Europeia abrirá as suas portas. Os cidadãos terão a oportunidade de penetrar nos «bastidores» da instituição visitando o Berlaymont, a sede da Comissão onde trabalham diariamente os 27 Comissários. Uma série de atividades e exposições permitirão aos cidadãos aprofundar os seus conhecimentos sobre a União Europeia e sobre a forma como esta influencia o seu quotidiano.

No lado oposto da rua, às 11:15, a Vice-Presidente Reding e o Vice-Presidente Šefčovič inaugurarão o novo Centro de Visitantes, que ficará acessível ao público a partir das 14:00. Anteriormente situado na Rue Van Maerlant, o Centro foi transferido para o edifício Charlemagne, 170 Rue de la Loi (perto do Berlaymont), no cerne do processo legislativo da União Europeia. No novo Centro, os visitantes terão a possibilidade de se sentar à mesa em que o Colégio dos Comissários costumava reunir-se, tirar fotografias com os Comissários e fazer uma viagem na história europeia graças a ecrãs táteis interativos.

Paralelamente, a Representação da Comissão Europeia na Bélgica acolherá uma série de debates com cidadãos em vários locais (como Le cercle des voyageurs, Les Halles de Schaerbeek, o café C'est bon c'est belge e les Brigittines), que incidirão sobre o trabalho da Comissão Europeia.

Ao longo de 2013, a Vice-Presidente Reding e os outros Comissários associam-se aos responsáveis políticos nacionais e locais para a realização de debates com os cidadãos em toda a Europa, ouvindo e respondendo às suas perguntas. Em 4 de maio, a Vice‑Presidente Reding participará num debate em Bruxelas com mais de 300 cidadãos, em que serão abordadas as suas expectativas relativamente ao futuro da Europa. Para participar, registe-se em: www.eu4be.eu/

5 de maio de 2013

Em 4 e 5 de maio de 2013, a Região de Bruxelas-Capital celebrará também o Dia da Europa, subordinado ao tema «Bruxelas e a Europa». Em 5 de maio, entre as 12:00 e as 18:00, a «Aldeia da Europa» abrirá as suas portas perto da estação central de Bruxelas (no Carrefour de l’Europe).

Contexto

Nos últimos 20 anos, desde a introdução da cidadania da UE, verificaram-se inúmeros progressos: um inquérito europeu recentemente publicado revela que atualmente 63 % dos cidadãos se sentem «europeus».

Em toda a UE, os cidadãos exercem diariamente os seus direitos. Graças à legislação da UE, os cidadãos europeus beneficiam de uma proteção acrescida para as compras transnacionais, de uma garantia de assistência médica noutros Estados-Membros da UE com o Cartão Europeu de Seguro de Doença, bem como de tarifas de roaming mais baixas. Mas as pessoas nem sempre têm conhecimento destes direitos.

Por esta razão, a Comissão Europeia lançou o Ano Europeu dos Cidadãos (IP/13/2), dedicado aos cidadãos e aos seus direitos. Ao longo do ano, os membros da Comissão participarão em debates com os cidadãos, em que serão discutidas as suas expectativas quanto ao futuro, no âmbito dos Diálogos com os Cidadãos organizados em várias cidades da UE.

Entretanto, a Comissão Europeia esforça-se também por eliminar os obstáculos que dificultam a vida dos cidadãos. Em 8 de maio, a Comissão publicará o seu segundo relatório sobre a cidadania da UE, que fará um balanço dos resultados concretos alcançados desde 2010 em termos de direitos dos cidadãos e apresentará 12 novas ações para resolver os problemas com que os cidadãos da UE continuam a ser confrontados — desde a procura de emprego noutro país da UE até à obtenção de uma melhor proteção jurídica quando se encontram num país da UE diferente do seu país de origem.

Para mais informações

Dia de Portas Abertas

Programa completo da Comissão:

http://ec.europa.eu/belgium/events/euopendoors/index_en.htm

Programa dos debates em Bruxelas:

http://ec.europa.eu/belgium/events/euopendoors/index_en.htm

Programa para todas as instituições da UE:

http://europa.eu/opendoors

Tem perguntas? Use o cardinal (Hashtag) do Twitter #euopendoors

Diálogo dos cidadãos

La Tentation/Centro Galego de Bruxelas — 28, rue de Laeken — 1000 Bruxelles O debate começa às 14:30 e termina às 16:00 (as portas abrirão às 13:45)

A entrada é livre mediante inscrição: http://www.eu4be.eu/

Não pode estar presente? Participe no debate no Facebook http://www.facebook.com/ECrepBE e no twitter @EU4BE #EUdeb8

Contactos :

Mina Andreeva (+32 2 299 13 82)

Natasha Bertaud (+32 2 296 74 56)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website