Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 5 de abril de 2013

Relatório revela que as mulheres ainda estão sub-representadas na investigação da UE

Embora a proporção de mulheres investigadoras na Europa esteja aumentar, a sub-representação das mulheres nas disciplinas e carreiras científicas ainda persiste. É esta a mensagem da última edição do relatório «She Figures», publicado hoje pela Comissão Europeia. As mulheres representam apenas 33% dos investigadores europeus, 20% dos professores catedráticos e 15,5% dos diretores de estabelecimentos do setor do ensino superior.

Máire Geoghegan-Quinn, Comissária Europeia responsável pela Investigação e Inovação, declarou: «Apesar de alguns progressos nos últimos anos, as mulheres continuam a ser uma minoria no domínio da investigação, e há algo como um «teto de vidro» que bloqueia particularmente o seu acesso a posições de topo. Esta é uma grave injustiça e um desperdício de talento escandaloso. A Comissão está empenhada na promoção da igualdade de género nos nossos programas de investigação e está a trabalhar no sentido de mudar uma cultura institucional profundamente enraizada.»

De acordo com o relatório hoje apresentado, as mulheres representam cerca de 40% dos investigadores no setor do ensino superior, 40% no setor público e 19% no setor empresarial. Embora o seu número tenha vindo a aumentar mais depressa que o dos homens em todos os setores (+5,1% por ano para as mulheres comparado com +3,3% para os homens, de 2002 a 2009), as mulheres investigadoras ainda lutam para chegar a cargos de tomada de decisão com, em média, apenas uma mulher por cada dois homens em comissões científicas e conselhos de administração em toda a UE.

Em 2010, a proporção de estudantes do sexo feminino (55%) e de mulheres licenciadas (59%) excedeu a dos estudantes do sexo masculino, mas o número de homens é superior ao das mulheres entre os estudantes de doutoramento e licenciados (49% e 46%, respetivamente). Além disso, subindo na escada da carreira académica, as mulheres representam 44 % dos investigadores doutorados no escalão inicial da carreira académica e apenas 20% dos investigadores no topo da carreira académica. A sub-representação das mulheres torna-se ainda mais evidente em domínios como a ciência e a engenharia.

A promoção da igualdade de género é uma das prioridades essenciais estabelecidas pela Comissão para a realização do Espaço Europeu da Investigação (EEI). A Comissão solicitou aos Estados‑Membros que eliminassem os obstáculos ao recrutamento, manutenção e progressão na carreira das mulheres investigadoras. A Comissão também procura dar resposta à questão dos desequilíbrios entre géneros nos processos de tomada de decisão.

Contexto

O relatório «She Figures 2012» é a quarta publicação de um conjunto de indicadores-chave essenciais para a compreensão da situação das mulheres nos domínios da ciência e da investigação. Ao longo do tempo, a lista de indicadores tem evoluído para descrever a participação das mulheres em todos os níveis e em todas as disciplinas científicas. Desde o ensino terciário e até ao mercado de trabalho, incluindo o equilíbrio entre vida profissional e familiar, não só nos 27 países da UE mas também na Croácia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Israel, Noruega, Suíça e Turquia.

O relatório «She Figures» é elaborado pela Comissão Europeia (Direção-Geral da Investigação e da Inovação e Eurostat) em cooperação com os correspondentes estatísticos do Grupo de Helsínquia sobre Mulheres e Ciência.

«She Figures 2012»:

http://ec.europa.eu/research/science-society/index.cfm?fuseaction=public.topic&id=1282&lang=1

Mulheres na Ciência:

http://ec.europa.eu/research/science-society/index.cfm?fuseaction=public.topic&id=1253&lang=1

Espaço Europeu da Investigação:

http://ec.europa.eu/research/era/gender-equality-and-gender-mainstreaming_en.htm

{0>Contacts :<}0{>Contactos:<0}

{0>Michael Jennings (+32 2 296 33 88) Twitter:<}0{>Michael Jennings (+32 2 296 33 88) Twitter:<0} {0>@ECSpokesScience<}0{>@ECSpokesScience<0}

{0>Monika Wcislo(+32 2 295 56 04)<}0{>Monika Wcislo(+32 2 295 56 04)<0}


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website