Navigation path

Left navigation

Additional tools

Transportes e ambiente: Aberdeen e Zagreb ganham prémios de mobilidade sustentável da UE

European Commission - IP/13/202   06/03/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 7 de março de 2013

Transportes e ambiente: Aberdeen e Zagreb ganham prémios de mobilidade sustentável da UE

A Comissão Europeia anunciou os vencedores dos prémios de 2012 da Semana Europeia da Mobilidade e dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável. Os prémios foram entregues pelos Comissários Siim Kallas e Janez Potočnik numa cerimónia conjunta, que teve lugar em Bruxelas (Théâtre du Vaudeville) a 6 de março.

O Vice-Presidente Siim Kallas, responsável pela pasta dos Transportes, declarou: Aberdeen, a vencedora do prémio da mobilidade urbana sustentável deste ano, e as outras cidades finalistas, estão na vanguarda de um movimento à escala da UE para incorporar a sustentabilidade no planeamento da mobilidade urbana. Os planos de mobilidade urbana elaborados pelas autoridades locais são essenciais para promover a eficácia e a competitividade. Em sintonia com o tema de 2012, as finalistas atribuem um papel importante aos cidadãos, fator essencial para o êxito do planeamento urbano a longo prazo.

O Comissário responsável pela pasta do Ambiente, Janez Potočnik, afirmou, por seu turno: Através da organização de toda uma série de atividades centradas na mobilidade sustentável, as cidades concorrentes ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade dão uma contribuição apreciável para a criação de uma Europa mais sustentável. As iniciativas realizadas contribuem para educar, informar e, sobretudo, incentivar mais pessoas e cidades a incorporarem a sustentabilidade na sua vida quotidiana.

Um modelo europeu

A capital da Croácia, Zagreb, vencedora do prémio da Semana Europeia da Mobilidade em 2012, é uma estrela em ascensão na mobilidade urbana sustentável. A cidade ganhou o prémio pela sua campanha bem organizada para promover a semana, a estreita sintonia desta com a temática de 2012 («No bom caminho») e as 62 atividades específicas realizadas, nas quais participaram mais de 150 000 cidadãos. Zagreb transformou a Semana Europeia da Mobilidade numa semana de eventos: os cidadãos participaram em sessões urbanas de preparação física e formação, viajaram em elétricos antigos, visitaram centros de informação sobre ciclismo e apresentaram contributos para transformar os espaços de estacionamento público com vista à sua utilização por bicicletas. Os benefícios ambientais da Semana foram avaliados através da monitorização da qualidade do ar e da intensidade do ruído, bem como do estabelecimento de centros de rastreio de saúde em vários pontos da cidade.

A cidade de Aberdeen tem cerca de 220 000 habitantes, um setor petrolífero e um setor agrícola fortes, um tráfego denso de pesados de mercadorias e muitos automóveis particulares a circular. O seu plano de mobilidade urbana sustentável traça objetivos sociais, ambientais, económicos, de integração e de segurança e põe a tónica no transporte sustentável. O plano é implementado em concertação com os cidadãos e as outras partes interessadas e compreende seminários abertos a todos, inquéritos, campanhas promocionais e meios inovadores de intervenção em linha e nas redes sociais. Cerca de 500 pessoas responderam a inquéritos em linha e muitos cidadãos contribuíram diretamente para a elaboração do plano através do Facebook e do Twitter.

Zagreb ganhou o prémio de 2012 batendo por escassa margem as outras finalistas, Gävle e Östersund (ambas na Suécia). Para mais informações sobre as finalistas da Semana Europeia da Mobilidade, clicar aqui.

Aberdeen recebeu as honras máximas do prémio dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável, vencendo as duas outras finalistas, Ljutomer (Eslovénia) e Toulouse (França). Para mais informações sobre as três finalistas, clicar aqui.

Historial

O prémio da Semana Europeia da Mobilidade recompensa a autarquia julgada mais meritória na ação de sensibilizar o público para as questões da mobilidade sustentável e implementar medidas de incentivo à utilização reforçada dos transportes urbanos sustentáveis. A cidade vencedora é escolhida por um júri independente, constituído por peritos dos transportes, que avalia as candidaturas elegíveis e seleciona as 10 autarquias que considere terem tido um desempenho excecional. A vencedora ganha a oportunidade de trabalhar com uma produtora profissional na filmagem de um vídeo promocional de três minutos, que publicitará os resultados obtidos, e é promovida, junto com as outras finalistas, como exemplo de boas práticas. O prémio SEM de 2012 recebeu 30 candidaturas de 15 países.

O prémio anual de recompensa dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável é atribuído a cidades e regiões que deem provas de excelência na elaboração e implementação dos planos de mobilidade urbana sustentável. Estes planos são elaborados pelas autoridades locais e definem medidas para atacar os problemas de mobilidade urbana atuais e futuros. Em 2012, a temática era a participação dos cidadãos e outras partes interessadas. A vencedora é escolhida por um júri de peritos, com base nos critérios de avaliação e elegibilidade estabelecidos, e recompensada com um prémio pecuniário de 10 000 euros, destinado a apoiar iniciativas locais de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável. O prémio SUMP de 2012 recebeu 29 candidaturas de 12 países.

Mais informações:

Para mais informações sobre a Semana Europeia da Mobilidade, consultar: http://www.mobilityweek.eu/

Para mais informações sobre os planos de mobilidade urbana sustentável, consultar: http://www.mobilityplans.eu/

Contactos para os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável:

Helen Kearns (+32 2 298 76 38)

Dale Kidd (+32 2 295 74 61)

Contactos para a Semana Europeia da Mobilidade:

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website