Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicados de Imprensa

Bruxelas, 1 de janeiro de 2013

Marselha e Košice: Capitais Europeias da Cultura de 2013

As cidades de Marselha (França) e Košice (República Eslovaca) serão as Capitais Europeias da Cultura em 2013. O programa cultural iniciar-se-á oficialmente em 12 de janeiro, em Marselha, e em 19 de janeiro, em Košice.

Na opinião de Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude: «Este é o momento para o qual Marselha e Košice se têm estado a preparar e pelo qual têm ansiado , desde a sua seleção para Capitais Europeias da Cultura de 2013. Tenho a certeza de que o público assistirá a um lançamento memorável em ambas as cidades. Os eventos de abertura assinalarão o início daquele que será um ano excecional de atividades culturais, dirigidas não apenas à população local das cidades e regiões envolventes, mas também às pessoas provenientes das localidades mais longínquas. Há mais de 25 anos que a Capital Europeia da Cultura se tem revelado uma fantástica história de sucesso na UE: este título representa uma oportunidade única para dinamizar a vida cultural e o desenvolvimento a longo prazo das cidades, bem como um contributo extremamente importante para o turismo, a criação de emprego e a regeneração urbana. Desejo às duas Capitais da Cultura de 2013 um magnífico ano!»

O lançamento do evento Marseille-Provence 2013 terá lugar nos dias 12 e 13 de janeiro de 2013, destacando-se quatro atividades festivas: a cerimónia pública de abertura, em Marselha, com a participação do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso; a inauguração de uma exposição de arte contemporânea em Aix-en-Provence; uma caça ao tesouro em Marseille-Provence e um fogo-de-artifício em Arles para terminar o fim de semana de abertura.

Košice dará início às festividades na presença da Comissária Vassiliou, nos dias 19 e 20 de janeiro, em vários locais da cidade, incluindo o Teatro Estatal, a Arena de Aço, o Pódio e vários clubes, restaurantes e centros culturais. O evento «Košice 2013» dará maior visibilidade a esta cidade situada na encruzilhada de velhas rotas entre o Oriente e o Ocidente.

No outono de 2012, a Comissão Europeia atribuiu o Prémio Melina Mercouri (no valor de 1,5 milhões de euros) às duas capitais de 2013, em reconhecimento pela qualidade dos trabalhos preparatórios e tendo em vista o cumprimento dos compromissos assumidos na fase de seleção.

Contexto

A Capital Europeia da Cultura é um dos eventos culturais mais prestigiados na Europa. Cada Capital é selecionada com base num programa cultural, que tem de encerrar uma dimensão europeia, ter a capacidade de envolver o público, ser atrativo a nível europeu e contribuir para o desenvolvimento a longo prazo da cidade.

Constitui igualmente uma excelente oportunidade para as cidades melhorarem a sua imagem e para se afirmarem na cena mundial, atraírem mais turistas e repensarem o seu próprio desenvolvimento através da cultura.

O título tem um impacto duradouro, não apenas na cultura, mas também em termos sociais e económicos, tanto para a cidade como para a região que a circunda. Um estudo1 demonstrou que o número de turistas que visitam a cidade pelo menos por uma noite aumenta, em média, 12 %, em comparação com o ano anterior ao evento 25 % em Liverpool em 2008 e Sibiu (Roménia) em 2007.

As atuais regras e condições de atribuição do título de Cidade Europeia da Cultura constam de uma decisão de 2006 (1622/2006/CE) do Parlamento Europeu e do Conselho.

Após Marselha e Košice em 2013, as futuras Capitais Europeias da Cultura serão Riga (Letónia) e Umeå (Suécia) em 2014, Mons (Bélgica) e Plzeň (República Checa) em 2015, e Donostia-San Sebastián (Espanha) e Wrocław (Polónia) em 2016.

Informações adicionais

Marseille-Provence 2013 – Capital Europeia da Cultura

Košice 2013 – Capital Europeia da Cultura

Capitais Europeias da Cultura

Sítio Web de Androulla Vassiliou

Siga Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU

Contactos :

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)

1 :

European Cities and Capitals of Culture, Palmer/Rae Associates: http://ec.europa.eu/culture/key-documents/doc926_en.htm


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website