Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 19 de dezembro de 2013

Novo prémio chama a atenção para a biodiversidade da Europa

A Comissão Europeia lança o prémio Natura 2000 para reconhecer a excelência em matéria de melhores práticas de conservação da natureza na Europa. Esta poderá ser uma oportunidade para os cidadãos e entidades que participam na rede Natura 2000 darem a conhecer as suas atividades. A Natura 2000 é uma rede de zonas protegidas de grande valor em termos de biodiversidade, que cobre cerca de 20 % do território da UE. Uma fauna e uma flora de grande riqueza de que são exemplos os faiais das regiões montanhosas da República Checa, as tartarugas das zonas húmidas da Polónia ou os golfinhos da costa espanhola. Para além da proteção da natureza, a rede proporciona numerosos benefícios sociais e económicos.

Os europeus são muito sensíveis às questões relacionadas com a conservação da natureza, mas poucos conhecem a rede Natura 2000. Um recente inquérito do Eurobarómetro revela que nove em cada dez europeus consideram que o declínio dos habitats naturais, a situação de perigo e o risco de extinção de determinadas espécies de animais e plantas são problemas graves. A maioria dos cidadãos (entre 99 % e 83 %, consoante os Estados-Membros) pensa que a proteção da natureza é importante para prevenir a destruição de zonas de grande valor tanto na terra como no mar, mas apenas 27 % dos inquiridos já ouviram falar da Natura 2000.

Com este novo prémio anual, pretende-se minimizar a falta de conhecimento do público, mostrando a diversidade dos sítios da rede Natura 2000 e reconhecendo a excelência numa vasta gama de atividades. Todos os anos serão atribuídos cinco prémios em diferentes áreas: comunicação, ações de conservação, benefícios socioeconómicos, conciliação de interesses/perceções, redes e cooperação transfronteiriça.

Aceitam-se candidaturas de quaisquer entidades diretamente envolvidas na rede Natura 2000 (autoridades públicas e locais, empresas, ONG, proprietários de terrenos, estabelecimentos de ensino e particulares). O prazo para a apresentação das candidaturas termina a 18 de fevereiro de 2014. Para mais informações, consultar o sítio Internet do Prémio Natura 2000.

Os nomes dos vencedores deste primeiro prémio Natura 2000 serão anunciados em maio de 2014 e o trabalho realizado por cada um deles será reconhecido numa cerimónia de alto nível em Bruxelas.

Contexto

A rede Natura 2000 é o elemento central da política da UE em matéria de natureza e biodiversidade. Trata-se de uma rede europeia de zonas protegidas criada ao abrigo da Diretiva Habitats, de 1992. O objetivo da rede é velar pela sobrevivência a longo prazo das espécies e dos habitats mais valiosos e ameaçados da Europa. Embora a rede inclua reservas naturais, a maior parte das áreas abrangidas são terrenos de propriedade privada. O objetivo é garantir uma gestão futura sustentável, tanto do ponto de vista ecológico como do económico.

Para mais informações:

Sítio Internet do Comissário Europeu responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/potocnik/index_en.htm

Sítio Internet da DG Ambiente:

http://ec.europa.eu/environment/index_pt.htm

Contacto:

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website