Navigation path

Left navigation

Additional tools

Para uma melhor utilização dos nossos recursos genéticos

European Commission - IP/13/1185   29/11/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 29 de novembro de 2013

Para uma melhor utilização dos nossos recursos genéticos

A Comissão Europeia publicou hoje um relatório sobre « Recursos genéticos agrícolas – da sua conservação à sua utilização sustentável", que define os objetivos da Comissão para o período até 2020. Embora as ações de conservação que visam travar a perda de biodiversidade no setor agrícola continuem a ser um elemento essencial, o relatório sublinha a necessidade de uma nova abordagem, que dê maior ênfase à utilização sustentável dos nossos recursos genéticos, como as espécies de animais ou plantas tradicionais ou ameaçadas. O relatório é acompanhado por um segundo documento, um relatório sobre os programas existentes, previsto para o final de 2013 no atual regulamento.

Dacian Cioloş, Comissário europeu para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural, afirmou hoje a propósito do relatório da Comissão: «É muito importante que as ações relativas aos recursos genéticos vão para além da conservação. O material genético representa um grande potencial, não só em termos de benefícios económicos, mas também para ajudar a fazer face aos desafios que enfrentamos, como as alterações climáticas, a resistência das plantas às pragas, a produtividade, as diferentes exigências dos consumidores e o desenvolvimento económico das zonas rurais. Devemos valorizar o mais possível a diversidade dos materiais genéticos à nossa disposição».

Esta mudança de abordagem está refletida no alargamento dos instrumentos de apoio às atividades que visam uma melhor utilização dos recursos genéticos, de modo a que estejam disponíveis mais recursos financeiros e uma maior variedade de oportunidades de financiamento até 2020. A partir de 2014, os vários instrumentos e mecanismos setoriais da UE vão ser agrupados de forma coerente e complementar para apoiar este objetivo, tanto no âmbito das medidas de desenvolvimento rural da política agrícola comum, como do programa-quadro de investigação e inovação «Horizonte 2020», que abre novas possibilidades de investimento, colaboração e intercâmbio de melhores práticas.

O regulamento relativo ao desenvolvimento rural prevê um vasto conjunto de ações, incluindo a criação e utilização de espécies tradicionais locais de animais de exploração, plantas e sementes que estão ameaçadas. As medidas de desenvolvimento rural podem igualmente contribuir para integrar a utilização sustentável dos recursos genéticos agrícolas na cadeia alimentar, criando mais valor acrescentado para as zonas rurais e o setor agroalimentar, à medida que aumenta a diversidade dos mercados e dos produtos.

A fim de alargar a base de conhecimentos sobre a conservação e a utilização sustentável dos recursos genéticos, estas questões serão integradas num vasto programa de trabalho estabelecido no âmbito do Horizonte 2020.

A necessária interação entre a investigação e a prática será estimulada pela Parceria Europeia de Inovação «Produtividade Agrícola e Sustentabilidade», que foi criada para aumentar a sensibilização, mobilizar as partes interessadas e incentivar a partilha de conhecimentos e a cooperação, nomeadamente neste domínio.

Para assegurar o êxito da conservação e utilização sustentável dos recursos genéticos, é necessário desenvolver ações a todos os níveis - da UE, nacional e regional - e um forte empenho das partes interessadas relevantes. Estes esforços conjuntos serão um contributo considerável para reforçar a sustentabilidade e a viabilidade económica dos diferentes sistemas agrícolas e de toda a cadeia alimentar, bem como um elemento fundamental para a preservação da biodiversidade e o combate às alterações climáticas.

Informações adicionais

Para mais informações, ver http://ec.europa.eu/agriculture/genetic-resources/index_en.htm

Contactos:

Fanny Dabertrand (+32 2 299 06 25)

Roger Waite (+32 2 296 14 04)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website