Navigation path

Left navigation

Additional tools

Que iniciativa resultará em maior empreendedorismo?

European Commission - IP/13/114   15/02/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 15 de fevereiro de 2013

Que iniciativa resultará em maior empreendedorismo?

O empreendedorismo é o mais poderoso motor de crescimento económico e criação de emprego. Mas, na Europa, que iniciativa revela maior criatividade e obtém melhores resultados no apoio à criação de empresas e de novos empregos? Para responder a esta questão, a Comissão Europeia lançou hoje a edição de 2013 dos Prémios Europeus de Promoção da Iniciativa Empresarial (PEIE). A iniciativa premeia as melhores iniciativas públicas e parcerias público-privadas na promoção do desenvolvimento empresarial e do empreendedorismo. Este ano, foi acrescentada uma nova categoria que distingue projetos de sucesso que contribuem para a economia verde.

O potencial das PME em termos de criação de emprego eleva-se a 85% de todos os novos postos de trabalho. 37 % dos europeus gostariam de trabalhar por conta própria, se pudessem. Os jovens são ainda mais atraídos pelo empreendedorismo: 45% das pessoas na faixa etária 15-24 consideram-no como uma opção de carreira realista. Caso este potencial pudesse ser explorado, milhões de novas empresas poderiam ser acrescentadas aos atuais 20,8 milhões de pequenas e médias empresas (PME) existentes na UE. Os Prémios de Iniciativa Empresarial visam contribuir para desencadear este potencial, ao distinguir iniciativas bem-sucedidas neste domínio.

O Vice-Presidente da Comissão Europeia Antonio Tajani, Comissário responsável pela Indústria e pelo Empreendedorismo, declarou: «Com estas histórias de sucesso podemos todos aprender a criar mais empregos e apoiar a recuperação da economia europeia. O milagre económico na Europa do pós-guerra partiu de atitudes e decisões arrojadas por parte de personalidades empreendedoras. Para estimular o crescimento na Europa é necessário concentrar atenções na criação de novas empresas, para além de apoiar o desenvolvimento das já existentes. Os Prémios de Iniciativa Empresarial contribuirão para garantir o pleno aproveitamento das enormes potencialidades em termos de empreendedorismo.»

Para mais informações sobre os Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial, consulte o sítio Web, siga os Prémios no Twitter em inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão ou visite a página oficial no Facebook.

Para estudos de casos, consulte as listas dos vencedores nacionais e europeus do ano passado.

Como participar:

Veja o video sobre o vencedor do prémio de 2012

Mais informações sobre todos os vencedores de 2012

Plano de Ação Empreendedorismo 2020

Procuram-se: mais mulheres empreendedoras para criar crescimento e empregos

O Small Business Act

São as seguintes as seis categorias de prémios:

  • Apoio ao desenvolvimento de mercados verdes e à eficácia dos recursos

  • Promoção do espírito empresarial

  • Investimento em qualificações

  • Desenvolvimento do ambiente empresarial

  • Apoio à internacionalização das empresas

  • Iniciativa empresarial responsável e inclusiva

A nova categoria de apoio ao crescimento sustentável será aberta a projetos que privilegiem a eficácia dos recursos e o acesso das PME a mercados verdes.

Como participar?

O concurso inclui duas fases de qualificação: os candidatos devem primeiramente concorrer a nível nacional e ser, então, elegíveis para concorrer à escala europeia. Cada país selecionará, de entre os candidatos ao concurso nacional, dois candidatos a nomear para o concurso europeu até junho de 2013.

Uma lista restrita de nomeados será escolhida pelo júri europeu. Todos os nomeados dos concursos nacionais e europeu serão convidados a estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios, que reconhece os vencedores pelos respetivos esforços e lhes proporciona a oportunidade de se darem a conhecer num ambiente pan-europeu. Os prémios serão entregues aos vencedores numa cerimónia realizada no âmbito da Assembleia de PME 2013, em Vilnius, Lituânia, em 25-27 de novembro.

Contexto

Desde 2006, os Prémios Europeus de Promoção da Iniciativa Empresarial têm recompensado a excelência na promoção do empreendedorismo e das pequenas empresas a nível nacional, regional e local. Desde que foi lançada a iniciativa, deram entrada mais de 2 000 projetos, que, em conjunto, contribuíram para apoiar a criação de mais de 10 000 novas empresas. Os seus objetivos consistem em identificar e reconhecer as atividades e as iniciativas de sucesso para promover as empresas e o empreendedorismo, pôr em evidência e partilhar exemplos de melhores práticas e políticas de empreendedorismo, criar uma maior consciencialização do papel dos empresários na sociedade e incentivar e inspirar potenciais empresários.

Contactos :

Carlo Corazza (+32 2 295 17 52)

Sara Tironi (+32 2 299 04 03)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website