Navigation path

Left navigation

Additional tools

Ambiente: Início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

European Commission - IP/13/1084   15/11/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO HR

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 15 de novembro de 2013

Ambiente: Início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Falamos da importância dos 3 «R» – encorajar os cidadão a Reduzir, Reutilizar e Reciclar – mas é o primeiro R o mais importante. Nos próximos 7 dias, a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos porá no centro das atenções esse aspeto. O objetivo consiste em aumentar a sensibilização sobre a forma como podemos alterar os nossos hábitos na Europa e em impulsionar igualmente o debate sobre questões relacionadas com a eficiência e a economia circular. O projeto, coordenado pela Associação dos Municípios e Regiões para a Reciclagem e a Gestão Sustentável dos Recursos (ACR+) e apoiada pelo programa Programa LIFE+ da UE, abrange atualmente 17 países, incluindo 3 países não membros da UE.

O Comissário responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik, declarou: «Existe um enorme potencial de reutilização e reciclagem de resíduos. Estamos a registar grandes progressos na atribuição de prioridades no contexto da hierarquia da gestão dos resíduos ... reduzindo a deposição em aterro e aumentando a reciclagem. Iniciativas locais como a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos são uma forma importante de envolver toda a gente na criação de uma sociedade sem resíduos.»

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 16 a 24 de novembro, propõe novas formas de divulgar a mensagem da redução dos resíduos, da reutilização de produtos e da reciclagem de materiais. O objetivo consiste em desenvolver e testar instrumentos de comunicação destinados a administrações e associações, empresas, escolas e cidadãos. As atividades atingirão o seu máximo durante as jornadas temáticas da prevenção dos resíduos, que este ano serão centradas na reutilização, com atividades locais, como mercados de segunda mão, oficinas de reparação e bolsas de permuta.

Ligado à Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, será lançado um Dia da Limpeza, que terá lugar em 10 de maio e nos dias mais próximos de 2014. «Let’s Clean Up Europe» desafiará os voluntários a limpar resíduos nos seus bairros e nas praias. O objetivo consiste não apenas em limpar o lixo, mas também em gerar um debate sobre os resíduos e a forma como são geridos.

Os cidadãos europeus geram mais de 500 kg de resíduos urbanos por pessoa por ano, mas este valor varia entre pouco mais de 300 kg, em alguns Estados-Membros, e mais de 700 kg noutros países. Em média, metade destes resíduos são reciclados, mas existem grandes disparidades entre os Estados-Membros. Em alguns Estados-Membros, a deposição de resíduos em aterro foi eliminada e as taxas de reciclagem atingem os 70 %, enquanto outros reciclam muito pouco e a deposição em aterro abrange mais de 90 % dos seus resíduos urbanos. Os consumidores e as famílias têm um papel essencial a desempenhar na redução dos resíduos através da alteração dos hábitos de consumo, da reutilização e da triagem de resíduos.

Contexto

Lançada em 2009, a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos centrou-se inicialmente no aumento da sensibilização para a prevenção de resíduos. Ao longo das quatro edições anteriores, a Semana registou um êxito crescente na Europa (e não só), realizando mais de 25 000 ações de comunicação em 28 países e desenvolvendo uma rede de intervenientes públicos e privados que trabalham no domínio da prevenção de resíduos.

Terão lugar ações terão lugar em Andorra, Áustria, Bélgica, Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Portugal, Espanha, Suécia, Reino Unido, Bósnia-Herzegovina e Islândia.

A Diretiva-Quadro Resíduos dá prioridade à prevenção, à reutilização e à reciclagem sobre a incineração, sendo a deposição de resíduos em aterro ou a incineração sem recuperação de energia o último recurso. Um estudo encomendado pela Comissão calcula que a aplicação integral da legislação da UE em matéria de resíduos permitiria poupar 72 mil milhões de EUR por ano, aumentar em 42 mil milhões de EUR o volume anual de negócios do setor de gestão e reciclagem de resíduos na UE e criar mais de 400 000 postos de trabalho até 2020.

A Comissão Europeia está a realizar uma análise dos seus objetivos em termos de resíduos e os seus resultados irão contribuir para uma revisão em 2014 da política adotada.

Para mais informações, consultar:

http://www.ewwr.eu

www.letscleanupeurope.eu

Ver também:

http://ec.europa.eu/environment/waste/index.htm

http://ec.europa.eu/environment/life/funding/lifeplus.htm

Contactos :

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website