Navigation path

Left navigation

Additional tools

Projeto português «Pastagens Semeadas Biodiversas» vence concurso europeu para a melhor solução contra as alterações climáticas

European Commission - IP/13/1049   07/11/2013

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO HR

Comissão Europeia

comunicado de imprensa

Bruxelas, 7 de novembro de 2013

Projeto português «Pastagens Semeadas Biodiversas» vence concurso europeu para a melhor solução contra as alterações climáticas

A Comissão Europeia anunciou hoje o grande vencedor do concurso europeu «Um mundo que me agrada» para a melhor solução contra as alterações climáticas. O projeto português «Pastagens Semeadas Biodiversas» foi coroado vencedor do concurso por preconizar uma solução inovadora para a redução das emissões de CO2, a erosão dos solos e os riscos de incêndios florestais, aumentando simultaneamente a produtividade das pastagens.

A Comissária Europeia para a Ação Climática, Connie Hedegaard, anunciou hoje o vencedor do prémio na cerimónia de entrega dos prémios Sustainia realizada em Copenhaga: «As Pastagens Semeadas Biodiversas estão de parabéns! Este projeto é o exemplo perfeito de como uma solução prática contra as alterações climáticas pode também poupar dinheiro, criar emprego e gerar crescimento. O facto de o concurso «Um mundo que me agrada» ter atraído tantos projetos inovadores de toda a União Europeia é muito encorajador. Há que desenvolver mais estas soluções para construirmos um mundo que nos agrada com um clima de que gostamos.»

O projeto «Pastagens Semeadas Biodiversas» envolve mais de 1000 agricultores portugueses, proporcionando-lhes variedades de sementes adaptadas a cada tipo de solo, que ajudam a aumentar a resistência dos solos à instabilidade ambiental. O projeto, promovido pela organização Terraprima, permitiu obter uma maior fertilidade dos solos, bem como uma maior retenção de água e resistência à erosão, ajudando a aumentar a produtividade das pastagens em muitas regiões de Portugal.

O concurso faz parte integrante da campanha de sensibilização pública da Comissão Europeia «Um mundo que me agrada com um clima de que gosto», que promove soluções práticas, inovadoras e eficazes em termos de custos, para as alterações climáticas.

O projeto «Pastagens Semeadas Biodiversas» terá a oportunidade de gravar um vídeo profissional e receberá apoio para a sua promoção nos meios de comunicação social europeus.

Dois outros concorrentes foram também agraciados na cerimónia:

  1. Airport Carbon Accreditation: este projeto europeu, sediado em Bruxelas, é fruto de uma colaboração entre 75 aeroportos europeus que visa melhorar a eficiência energética e baixar as emissões de CO2. O programa foi lançado pelo ACI EUROPE, Conselho Internacional dos Aeroportos, em 2009.

  2. «Habitações de Baixo Consumo Energético para Todos»: este projeto, da autoria da organização polaca Dworek Polski, constrói casas tradicionais polacas a preços acessíveis e de baixo consumo energético.

O vencedor do concurso foi selecionado pelo Comité dos Prémios Sustainia, composto pela Comissária Connie Hedegaard, pelo ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, pela ex-Primeira Ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland e pelo Presidente do Painel sobre as Alterações Climáticas da ONU Rajendra Pachauri.

A Sustainia, parceira da campanha europeia, é uma plataforma internacional de defesa da sustentabilidade, liderada por Arnold Schwarzenegger.

O concurso e a campanha «Um mundo que me agrada»

O concurso «Um mundo que me agrada» visava pôr à prova ideias criativas oriundas de toda a Europa em matéria de inovações com baixo teor de emissões de carbono. Foram apresentados 269 projetos, votados depois em linha pelos cidadãos. Os melhores de entre eles foram apresentados ao Comité Sustainia.

Desde o seu lançamento em outubro de 2012, a campanha «Um mundo que me agrada com um clima de que gosto» já alcançou milhões de europeus, sendo seguida por mais de 65 000 pessoas nas redes sociais. Tem também o apoio de mais de 230 organizações parceiras de toda a UE e de várias personalidades célebres, como o ex-Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e o ator multipremiado Colin Firth.

Concursos nacionais

Para além do grande vencedor do concurso, foram selecionados os vencedores nacionais em cada um dos países participantes na campanha – Bulgária, Itália, Lituânia, Polónia e Portugal.

Os vencedores nacionais foram anunciados em 1 de outubro de 2013. «Pastagens Semeadas Biodiversas» e «Habitações de Baixo Consumo Energético para Todos» foram também os vencedores nacionais em Portugal e na Polónia. Entre os vencedores dos outros países incluem-se:

  1. Na Bulgária, uma iniciativa comunitária de compostagem que sensibiliza os cidadãos para as questões ambientais.

  2. Na Lituânia, um projeto que contribui para reduzir os resíduos, transformando objetos e materiais, que de outro modo acabariam no lixo, em bonitas joias e acessórios.

  3. Em Itália, um projeto de complexo residencial que utiliza exclusivamente fontes de energia renováveis ao mesmo tempo que mantém baixos os preços de aquisição.

    Os vencedores nacionais são recompensados com a afixação de cartazes publicitários nas capitais dos seus países ao longo deste mês.

Para mais informações sobre o concurso e a campanha «Um mundo que me agrada» consultar:

http://world-you-like.europa.eu/en/

https://www.facebook.com/EUClimateAction

https://twitter.com/EUClimateAction #worldulike

Para mais informações sobre a cerimónia de entrega dos prémios Sustainia consultar: http://www.sustainia.me/

Contactos :

Isaac Valero Ladrón (+32 2 296 49 71)

Mirna Bratoz (+32 2 298 72 78)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website