Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 18 de setembro de 2012

Fórum do Desporto da UE: Dirigentes desportivos e ministros do desporto intensificam luta contra a viciação de resultados

Representantes do desporto na Europa e Ministros do Desporto comprometer-se-ão a reforçar a sua luta contra os resultados combinados aquando da reunião do Fórum do Desporto da UE, organizada pela Comissão Europeia em Nicósia, Chipre, em 19-20 de setembro. Nela deverão aprovar uma «Declaração sobre a luta contra a viciação de resultados». O Fórum, que coincide com uma reunião informal dos Ministros do Desporto da UE, também discutirá questões como a contribuição do desporto para a economia da UE, o futuro do financiamento da UE para o desporto de base e a promoção da atividade física e do envelhecimento ativo.

«O desporto é uma parte importante da vida de milhões de pessoas na Europa. Estou empenhada em promover o desporto e a atividade física para todas as idades. Um estilo de vida ativo é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. Infelizmente, o desporto também enfrenta hoje muitos desafios. O financiamento a nível da UE pode ajudar a abordar questões com repercussões transfronteiras, tais como a viciação de resultados, a violência relacionada com o desporto, a intolerância e a desigualdade entre homens e mulheres», declarou Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pelo desporto.

A Comissão Europeia propôs uma vertente desportiva para o Erasmus para Todos, o novo programa da UE de educação, formação, desporto e juventude. O orçamento proposto para o desporto é de 34 milhões de euros por ano, em média, entre 2014 e 2020. Será dado apoio a projetos transnacionais que visem intensificar o intercâmbio de know-how e de boas práticas, a eventos desportivos europeus não-comerciais de grande importância e ao trabalho no sentido de reforçar a base factual a partir da qual se pode construir o futuro político do desporto. Os principais beneficiários serão os organismos públicos e as organizações da sociedade civil a operar ao nível do desporto de base.

O Fórum do Desporto também destacará projetos financiados pela UE que tenham sido implementados durante os últimos dois anos, cujo objetivo seja apoiar a luta contra o doping, o acesso ao desporto pelas pessoas portadoras de deficiência, a igualdade entre os sexos, a atividade física, o voluntariado no desporto, a luta contra a violência e a intolerância no desporto, a inclusão social dos imigrantes e a promoção da boa governação no desporto. Desde 2009, a Comissão contribuiu com mais de 12 milhões de euros para apoiar tais projetos nestas e noutras áreas.

Próximas etapas

O Conselho e o Parlamento Europeu encontram-se a debater a proposta Erasmus para Todos apresentada pela Comissão. O orçamento final deverá ser conhecido após a conclusão das negociações sobre o quadro financeiro plurianual global para todos os domínios de intervenção da UE, possivelmente até ao final do presente ano. A Comissão apresentará uma proposta para uma iniciativa política da UE no sentido da promoção da atividade física benéfica para a saúde em 2013.

Contexto

O Fórum do Desporto da UE, que é organizado todos os anos, constitui uma oportunidade para a Comissão informar o meio desportivo sobre as suas atuais propostas e ouvir os seus pontos de vista. Reúne 250 delegados, incluindo figuras de proa do Comité Olímpico Internacional e dos comités olímpicos europeus, das federações europeias, das organizações de desporto para todos e das organizações de ligas, clubes e atletas. O Fórum do Desporto da UE debaterá também a boa governação no desporto, através do diálogo social europeu com empregadores e atletas.

A Comissária Vassiliou participará igualmente na reunião informal dos Ministros do Desporto da UE (20-21 de setembro). Entre outras coisas, os Ministros discutirão o impacto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012. Dois painéis conjuntos de alto nível incidirão na contribuição do desporto e na promoção da saúde através da atividade física para a economia da Europa, assim como na luta contra a viciação de resultados.

Os Ministros analisarão também as possibilidades de promover melhor o desporto e a saúde no contexto do envelhecimento da população europeia e trocarão pontos de vista sobre a representação da UE junto da Agência Mundial Antidopagem (AMA), a fim de obter um consenso sobre a designação de um perito governamental para o conselho de administração da AMA.

Para mais informações

Programa Fórum do Desporto da UE

Comissão Europeia: página do desporto

sítio Web de Androulla Vassiliou

Presidência da UE - Chipre

Siga Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU

Contactos :

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website