Navigation path

Left navigation

Additional tools

Cibersegurança reforçada nas instituições europeias após o sucesso de um projeto-piloto

European Commission - IP/12/949   12/09/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 12 de setembro de 2012

Cibersegurança reforçada nas instituições europeias após o sucesso de um projeto-piloto

As instituições da UE reforçaram o seu combate às ameaças informáticas criando a sua própria equipa de resposta a emergências informáticas, CERT-EU (do inglês EU's Computer Emergency Response Team), com caráter permanente. Esta decisão surge na sequência do êxito alcançado por um projeto-piloto com a duração de um ano levado a cabo pela equipa, que obteve avaliações positivas dos clientes e dos pares.

O Vice-Presidente Maroš Šefčovič afirmou: «As instituições da UE, à semelhança de outras organizações importantes, são frequentemente vítimas de incidentes no domínio da segurança informática. A CERT-EU está a ajudar-nos a melhorar a nossa proteção contra essas ameaças. Trata-se de um exemplo muito bem sucedido do que as instituições da UE podem conseguir quando trabalham em conjunto. Queremos que a nossa equipa figure entre as melhores, cooperando estreitamente com a restante comunidade de CERT e contribuindo para a cibersegurança de todos.»

Nas palavras da Vice-Presidente Neelie Kroes: «A cibersegurança é uma prioridade para garantir o bem-estar e a competitividade da Europa. As instituições da UE podem agora contar com uma equipa permanente de resposta a situações de emergência para combater as ameaças informáticas cada vez mais sofisticadas que sobre elas impendem. Esta decisão é a prova de que passamos das palavras aos atos.»

Nos últimos anos, foram criadas tanto no setor público como no privado pequenas equipas (CERT) compostas por peritos informáticos capazes de responder com eficácia e eficiência a incidentes no domínio da segurança informática e às ciberameaças. Tais equipas provaram ser uma componente fundamental da estratégia de defesa contra esse tipo de ameaças através da prevenção, da deteção e da correção das vulnerabilidades e dos riscos. Alertam os clientes para as vulnerabilidades ou ameaças e recomendam medidas de atenuação dos riscos. Ajudam a detetar os sistemas em risco e os ataques e tomam medidas adequadas para os estancar e/ou para recuperar os sistemas atingidos. Funcionam em total interligação umas com as outras, criando uma comunidade de peritos que lutam pela causa comum da cibersegurança.

Na Agenda Digital para a Europa, adotada em maio de 2010, a Comissão comprometeu-se a criar uma CERT para as instituições da UE como parte do empenho geral numa política reforçada e de alto nível no domínio da segurança das redes e da informação na Europa. A Agenda Digital apela também a todos os Estados-Membros para que criem as suas próprias equipas, abrindo caminho à criação de uma rede à escala da UE de equipas nacionais e governamentais de resposta a emergências informáticas até 2012. As CERT serão igualmente um tema central de uma próxima comunicação relativa à estratégia para a cibersegurança.

Contextualização

Os recursos da CERT-EU provêm das principais instituições e agências da UE, incluindo a Comissão Europeia, o Conselho, o Parlamento Europeu, o Comité das Regiões e o Comité Económico e Social Europeu, assim como da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA). A equipa funciona sob a supervisão estratégica de um conselho de direção interinstitucional.

A CERT-EU funciona em estreita colaboração com as equipas de segurança informática internas das instituições da UE e está em contacto com a comunidade de CERT e as empresas de segurança informática dos Estados-Membros e de outros países, trocando informações sobre ameaças e o modo de as combater.

Uma Agenda Digital para a Europa:

http://ec.europa.eu/information_society/digital-agenda/index_en.htm

CERT-EU:

http://cert.europa.eu/

Contactos :

Antonio Gravili (+32 2 295 43 17)

Marilyn Carruthers (+32 2 299 94 51)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website