Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 6 de setembro de 2012

Semana do Mercado Único: começou a contagem decrescente

2012 assinala o vigésimo aniversário do Mercado Único Europeu, oficialmente instituído em 1 de janeiro de 1993. Este aniversário oferece uma oportunidade ideal para refletir nos resultados conseguidos pelo mercado único desde a sua criação e nos desafios pendentes para concretizar o potencial do Mercado Único para um novo crescimento.

O 20.º aniversário oferece o quadro para uma série de atividades que decorrerão em todos os Estados-Membros e se centrarão na Semana do Mercado Único para um Novo Crescimento, de 15 a 20 de outubro de 2012. Estas atividades incidirão em três objetivos:

  • Recordar os resultados conseguidos nos 20 anos do Mercado Único;

  • Apresentar e debater novas iniciativas para estimular o crescimento no Mercado Único;

  • Mobilizar as opiniões e expectativas dos jovens sobre o Mercado Único.

Um evento interativo central será organizado em Bruxelas em 15 de outubro, no Parlamento Europeu. Será uma combinação de debates estimulantes, apresentações de vídeo, mesas redondas e jogos com o público, incluindo a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso «Geração 1992» (mais adiante estão disponíveis mais informações) com o objetivo de contribuir para a política futura. Um elemento central do evento será a geração dos jovens de 20 anos de idade, nascidos no ano da entrada em vigor do Mercado Único e que não se lembram da Europa como era antes desta data. Este tema reflete-se numa curta-metragem que pode ser visionada no seguinte endereço:

Uma multiplicidade de eventos nacionais será organizada nos Estados-Membros da UE nos dias e semanas seguintes a 15 de outubro. O seu objetivo é juntar os cidadãos, as empresas e as entidades públicas para examinarem e debaterem o estado do Mercado Único num contexto nacional.

Antes da Semana do Mercado Único, no início de outubro, a Comissão adotará um pacote de medidas destinadas a reforçar e aprofundar o Mercado Único, denominado «Ato para o Mercado Único II», após um primeiro pacote de medidas adotado no ano passado (cf. IP/11/469).

Para preparar a Semana do Mercado Único, a Comissão publicou hoje uma brochura intitulada «20 anos de Mercado Único Europeu – Juntos para um novo crescimento», para informar os cidadãos e as empresas europeias sobre as oportunidades e vantagens que o Mercado Único lhes oferece. Esta brochura pode ser encomendada junto da Comissão, ou descarregada no sítio Web Europa, no seguinte endereço:

http://ec.europa.eu/internal_market/publications/docs/20years/achievements-web_en.pdf

Mais informações

O sítio Web da Semana do Mercado Único fornece mais informações sobre os eventos programados tanto em Bruxelas como noutros lugares e contém uma ligação para a inscrição no evento central, que terá lugar em Bruxelas, em 15 de outubro: http://www.singlemarket20.eu

Concurso «Geração de 1992»

Em abril de 2012 foi lançado um concurso criativo para recolher as opiniões, as experiências, as perspetivas e as expectativas dos jovens europeus nascidos em 1992 sobre o que o Mercado Único hoje significa para eles, dando-lhes a oportunidade de exprimir os seus pontos de vista (IP/12/358). Esta campanha visa incentivar os jovens a criarem uma nova forma de encarar o Mercado Único e estimular o debate. Os 20 finalistas serão convidados a participar na Semana do Mercado Único em outubro e terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos vencedores na cerimónia de entrega dos prémios, em 15 de outubro.

A data de encerramento do concurso é 9 de setembro. Os trabalhos podem ser apresentados através do sítio Web do concurso: www.generation1992.eu

Contactos:

Stefaan De Rynck (+32 2 296 34 21)

Carmel Dunne (+32 2 299 88 94)

Audrey Augier (+32 2 297 16 07)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website