Navigation path

Left navigation

Additional tools

Jornadas Europeias do Património: 50 países abrem as portas de monumentos raramente visitados

European Commission - IP/12/927   03/09/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 3 de setembro de 2012

Jornadas Europeias do Património: 50 países abrem as portas de monumentos raramente visitados

No próximo mês, espera-se que mais de 20 milhões de pessoas tirem partido do acesso gratuito a milhares de locais raramente abertos ao público e a eventos especiais no quadro das Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em setembro, em 50 países em toda a Europa.

«As Jornadas Europeias do Património constituem uma oportunidade maravilhosa para as pessoas descobrirem tesouros culturais que, frequentemente, se encontram à sua porta. Alguns deles podem nem ser do seu conhecimento, ao passo que outros raramente estão acessíveis ao público. Ao abrirem as suas portas, esses sítios abrem os nossos olhos e a nossa mente para o património cultural partilhado e diverso, que é a joia da coroa da Europa», declarou Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude.

Gabriella Battaini-Dragoni, Secretária-Geral Adjunta do Conselho da Europa, afirmou: «Esta iniciativa conjunta é grandemente apreciada pelos nossos concidadãos europeus. O seu sucesso, com 20 anos de história, resulta do facto de ser impulsionada, a nível local, pelas comunidades municipais e regionais. Todos os anos, comunidades de toda a Europa se tornam parte de uma “família cultural” que celebra o nosso imensamente rico património cultural.»

Uma extraordinária variedade de sítios e de eventos será aberta ao público. Vão desde o «património oculto» em França, raramente visto, passando por exemplos inesperados de património escondido em muralhas, no subsolo ou na paisagem, os arquivos da Marks & Spencer baseados em Leeds, os armazéns do Reino Unido famosos pela sua roupa interior e as suas sanduíches, exemplos da longa história de amor da Alemanha com o setor da madeira, em todas as suas formas, desde a época do Neolítico, até à celebração da «arte de construir» em Bruxelas, na Bélgica, realçando a engenharia e os progressos técnicos responsáveis pela evolução da arquitetura.

Uma série de países estão igualmente a produzir eventos conjuntos para realçar a dimensão europeia da iniciativa. A Espanha, a Ucrânia, a Moldávia e a Geórgia, por exemplo, criaram um sítio web que ligará os museus vinícolas de toda a Europa; a Antiga República Jugoslava da Macedónia, a Eslovénia, a França e a Bélgica estão a cooperar num evento de intercâmbio de jovens e de educação patrimonial.

Simultaneamente, está a decorrer o concurso fotográfico Wiki loves monuments em 21 países europeus, com o objetivo de encorajar o público a descobrir o significado cultural, histórico e científico da sua localidade ou região.

Próximas etapas

De 14 a 16 de outubro, será realizado, como uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, o 5.º Fórum das Jornadas Europeias do Património em Nicósia, Chipre, na presença da Comissária Androulla Vassiliou. O fórum incidirá sobre o papel das tecnologias da informação e da comunicação para facilitar o acesso ao património cultural e incentivar as pessoas a trabalhar na sua preservação.

Antecedentes das Jornadas Europeias do Património

Lançadas em 1985, as Jornadas Europeias do Património têm sido organizadas, desde 1999, como iniciativa conjunta da União Europeia e do Conselho da Europa. Os 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia participam nas Jornadas Europeias do Património, exibindo os novos tesouros culturais e permitindo o acesso do público a edifícios históricos, que normalmente estão encerrados. Os eventos culturais destacam as técnicas e tradições locais, a arquitetura e as obras de arte, além de tentarem promover a compreensão mútua entre os cidadãos europeus.

Para mais informações

http://www.coe.int/t/dg4/cultureheritage/heritage/ehd/National_Events/map_en.aspLista de eventos

Comissão Europeia: Jornadas Europeias do Património

Sítio web da Comissária Androulla Vassiliou

Siga Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU

Contactos :

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website