Navigation path

Left navigation

Additional tools

Saúde: Comissão anuncia vencedores da terceira edição do Prémio de Jornalismo da UE

European Commission - IP/12/90   01/02/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia - Comunicado de Imprensa

Saúde: Comissão anuncia vencedores da terceira edição do Prémio de Jornalismo da UE

Bruxelas, 1 de fevereiro de 2012 – Na noite passada foram atribuídos quatro prémios a jornalistas europeus pelos melhores artigos no domínio da saúde, selecionados entre cerca de 500 artigos apresentados por jornalistas dos 27 Estados‑Membros. Os temas abordados pelos artigos vencedores foram:

  • a resistência antimicrobiana,

  • a importância do exercício físico para ajudar a tratar a depressão,

  • o cancro da mama e

  • os efeitos nocivos do tabagismo.

Os prémios foram atribuídos no âmbito do Prémio de Jornalismo da UE no domínio da Saúde de 2011, tendo por objetivo divulgar e recompensar o trabalho dos jornalistas da União Europeia que promovem a sensibilização para questões de saúde importantes e que afetam a vida de todos os cidadãos da UE. O tema essencial deste prémio foi a campanha «A Europa e os Doentes», que abrange uma grande variedade de tópicos relacionados com os cuidados de saúde e a segurança dos doentes. Além disso, a competição deste ano incluiu um prémio especial para artigos sobre a cessação do tabagismo, tendo em vista uma maior sensibilização para o significado do tabagismo e os seus efeitos na saúde das pessoas.

John Dalli, Comissário Europeu responsável pela Saúde e Política dos Consumidores, declarou: «Gostaria de felicitar todos os vencedores e finalistas nacionais do prémio deste ano no domínio da saúde. Durante três anos, esta competição tem sensibilizado e estimulado o debate acerca de uma das questões mais importantes para a vida das pessoas: a sua saúde. As pessoas interessam-se pelas questões de saúde e os jornalistas são essenciais para a transmissão e divulgação dessa informação.»

Prémio principal: A Europa e os Doentes

Dois jornalistas do Reino Unido, Ben Hirschler e Kate Kelland, receberam o 1.º prémio pelo artigo sobre a resistência antimicrobiana. «When the drugs don't work», publicado pela Reuters, destaca o desastre iminente na área da saúde que representam os «super-vírus», um tema ainda pouco divulgado, mesmo entre os profissionais de saúde.

O 2.º prémio foi atribuído a Rita Makarész, da Hungria, pelo artigo «The cheapest antidepressant». Este artigo, publicado no portal de saúde www.orvostkeresek.hu, realça os benefícios do exercício físico para prevenir a depressão.

O 3.º prémio foi atribuído a Mateja Grošelj, da Eslovénia, pelo artigo «From Lojze to Ludvika», publicado no jornal Vecer Weekly. Este artigo sobre o cancro mais frequente nas mulheres – o cancro da mama – analisa o tema do ponto de vista de uma mulher submetida a uma cirurgia inovadora de reconstrução da mama.

Prémio especial: cessação do tabagismo

Monika Cetera, da Polónia, ganhou o prémio especial pelo artigo «I've come here to have my teeth treated, not to quit smoking», sobre o mau hálito, um efeito nocivo desagradável do tabagismo, mas menos conhecido. Este artigo também apresenta os custos financeiros associados ao tabagismo.

Contexto

Trata-se da terceira edição do Prémio de Jornalismo da UE no domínio da Saúde, uma iniciativa financiada pelo programa de saúde da UE. Para mais informações sobre as duas primeiras edições do prémio, ver IP/10/1638 e IP/09/1661.

O processo de seleção dos vencedores incluiu duas fases. Os júris nacionais selecionaram um finalista nacional e um finalista da categoria especial «Cessação do Tabagismo». O júri da UE, composto por funcionários da Comissão Europeia, peritos em saúde pública e jornalistas, reuniram-se em Bruxelas para escolher os 4 artigos premiados. Todos os finalistas foram convidados para participar, em Bruxelas, na cerimónia de entrega dos prémios e num seminário destinado aos meios de comunicação social.

Os três primeiros classificados da terceira edição do Prémio de Jornalismo da UE no domínio da Saúde receberam um prémio no valor de:

  • 6 000 euros (1.º prémio);

  • 2 500 euros (2.º prémio);

  • 1 500 euros (3.º prémio).

O vencedor do prémio especial «Cessação do Tabagismo» recebeu 3 000 euros.

Para mais informações sobre o Prémio de Jornalismo da UE no domínio da Saúde e os artigos vencedores e restantes artigos selecionados, ver sítio Web:

http://ec.europa.eu/health-eu/journalist_prize/2011/index_pt.htm

Sítio Web do Comissário Dalli:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/dalli/index_en.htm

Contactos :

Frédéric Vincent (+32 2 298 71 66)

Aikaterini Apostola (+32 2 298 76 24)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website