Navigation path

Left navigation

Additional tools

Catherine Ashton desloca‑se à África do Sul a fim de participar no 11.º diálogo político UE‑AS a nível ministerial

European Commission - IP/12/908   23/08/2012

Other available languages: EN FR DE

Comissão Europeia

Comunicados de imprensa

Bruxelas, 23 de agosto de 2012

Catherine Ashton desloca‑se à África do Sul a fim de participar no 11.º diálogo político UE‑AS a nível ministerial

Bruxelas, 23 de agosto de 2012 – Catherine Ashton, Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão, desloca‑se a Pretória para participar no 11.º diálogo politico entre a UE e a África do Sul a nível ministerial, que copresidirá com o Ministro das Relações Internacionais e da Cooperação, Nkoana-Mashabane, em 24 de agosto. Encontrando-se as duas partes a preparar a 5.ª Cimeira anual a realizar em 18 de setembro em Bruxelas, esta visita sublinha a determinação da UE em reforçar a sua parceria estratégica com um parceiro fundamental em África e na cena mundial.

Antes da sua partida para a África do Sul, Catherine Ashton declarou: «Estou profundamente consternada com a perda de vidas ocorrida na semana passada na mina de Marikana em Rustenburg. Os nossos pensamentos vão para as famílias enlutadas neste período difícil. Sei que as autoridades sul-africanas procedem a um inquérito a fim de apurar as circunstâncias que deram origem a estas perdas trágicas de vidas humanas.»

«A União Europeia e a África do Sul são parceiros naturais em muitos aspetos: partilham valores comuns baseados na sua experiência democrática e são acérrimos defensores da resolução pacífica dos conflitos. A primeira etapa da minha visita a África demonstra a vontade da UE - e a minha - de desenvolver a nossa parceria estratégica com a África do Sul. Tal permitirá à UE e à África do Sul debaterem questões mundiais e africanas atuais, como o futuro da Somália e do Sudão, a luta contra a pirataria e a situação no Sahel, e desempenharem um papel de liderança nestas questões. Abordaremos igualmente a necessidade de travar a espiral de violência que assola atualmente a Síria e de consolidar os esforços envidados pela comunidade internacional para fazer o Irão respeitar as suas obrigações internacionais.»

Catherine Ashton prosseguirá a sua visita a África com uma visita oficial ao Quénia.

Contexto

A África do Sul é um dos principais parceiros estratégicos da UE no mundo, tendo a parceria com este país sido lançada em 2007. Esta parceria consolidou e completou os resultados do Acordo de Comércio, Desenvolvimento e Cooperação (ACDC), assinado em 1999, que previa a liberalização progressiva de mais de 90 % das trocas comerciais bilaterais até 2012. A UE é o principal parceiro comercial da África do Sul (28 % das exportações totais), o primeiro investidor estrangeiro no país (77,5 % dos investimentos diretos estrangeiros) e o seu parceiro de desenvolvimento mais importante (70 % de toda a ajuda externa).

O diálogo político UE‑África do Sul foi progressivamente reforçado. Abrange atualmente uma grande variedade de questões (paz e segurança, questões associadas ao G20, relações bilaterais) e associa todos os níveis da sociedade, desde Chefes de Estado, ministros, deputados e altos funcionários a peritos, intervenientes não estatais e comunidades empresariais.

Recursos

Ligação para as páginas do SEAE relativas à África do Sul:

http://eeas.europa.eu/south_africa/index_en.htm

Ligação para as páginas do EuropeAid relativas à África do Sul:

http://ec.europa.eu/europeaid/where/acp/country-cooperation/south-africa/south-africa_en.htm

Ligação para o sítio da Delegação da UE na África do Sul: http://www.eusa.org.za/

Para a cobertura audiovisual, consultar o sítio:

http://ec.europa.eu/avservices/ebs/schedule.cfm

Contactos :

Eamonn Prendergast (+32 2 299 88 51)

Sebastien Brabant (+32 2 298 64 33)

Alexandre Polack (+32 2 299 06 77)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website