Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 20 de julho de 2012

Ambiente: 268,4 milhões de euros para 202 novos projetos ambientais

A Comissão Europeia aprovou o financiamento de 202 novos projetos ao abrigo do programa LIFE+, o fundo da União Europeia para o ambiente. Os projetos abrangem ações nos domínios da conservação da natureza, da política ambiental, das alterações climáticas e da informação e comunicação sobre as questões ambientais. Representam um investimento total de cerca de 516,5 milhões de euros, dos quais a UE disponibilizará 268,4 milhões de euros.

Janez Potočnik, Comissário responsável pelo Ambiente, declarou: «Neste ano de comemoração do vigésimo aniversário do programa LIFE e da Diretiva Habitats, tenho o prazer de anunciar a continuação do apoio a projetos ambientais de grande qualidade em toda a UE. Estes últimos projetos LIFE+ continuarão a tendência iniciada há duas décadas, de ações inovadoras e de boas práticas para a conservação da natureza, o melhoramento do ambiente e a luta contra as alterações climáticas.»

A Comissão recebeu 1 078 pedidos provenientes dos 27 Estados-Membros da UE em resposta ao seu último convite à apresentação de propostas, que se encerrou em julho de 2011. Dessas propostas, 202 foram selecionadas para cofinanciamento pelas três vertentes do programa: LIFE+ Natureza e Biodiversidade, LIFE+ Política e Governação Ambiental e LIFE+ Informação e Comunicação. Os projetos selecionados estão indicados no anexo a este comunicado de imprensa (ver MEMO/12/585).

Os projetos LIFE+ Natureza e Biodiversidade melhoram o estado de conservação de espécies e habitats ameaçados. Das 268 propostas recebidas, a Comissão selecionou para financiamento 76 projetos provenientes de parcerias constituídas por organismos de conservação, autoridades públicas e outras partes. Situados em 22 Estados-Membros, representam um investimento total de 241,8 milhões de euros, dos quais 136 milhões de euros provirão da UE. 71 são projetos relativos à natureza e contribuem para a aplicação das Diretivas Aves e/ou Habitats e da rede Natura 2000. Os outros cinco tratam de questões mais alargadas de biodiversidade.

Os projetos LIFE+ Política e Governação Ambiental são projetos-piloto que contribuem para o desenvolvimento de conceitos políticos, tecnologias, métodos e instrumentos inovadores. Das 607 propostas recebidas, a Comissão selecionou 113 projetos para financiamento, provenientes de uma ampla gama de organizações dos setores público e privado. Os projetos vencedores representam um investimento total de 258,4 milhões de euros, dos quais a UE disponibilizará cerca de 124,4 milhões de euros.

Dentro desta componente, a Comissão disponibilizará mais de 31,4 milhões de euros para 23 projetos diretamente ligados às alterações climáticas, com um orçamento total de 67,8 milhões de euros. Além disso, muitos outros projetos centrados noutras questões terão também um impacto indireto nas emissões de gases com efeito de estufa. Os resíduos e a água são outras duas áreas de interesse importantes e contam com, respetivamente, 29 projetos e 19 projetos selecionados.

Os projetos LIFE+ Informação e Comunicação divulgam informação sobre questões ambientais, dão relevo a essas questões e organizam ações de formação e sensibilização sobre prevenção de incêndios florestais. Das 203 propostas recebidas, a Comissão selecionou para financiamento 13 projetos, provenientes de uma série de organizações dos setores público e privado dedicadas à natureza e/ou ao ambiente. Os projetos, situados em nove Estados-Membros, representam um investimento total de 16,2 milhões de euros, dos quais a UE disponibilizará cerca de 7,2 milhões de euros.

Contexto

LIFE+ é o instrumento financeiro europeu para o ambiente e tem um orçamento total de 2 143 milhões de euros para o período 2007-2013. A Comissão lança um convite à apresentação de propostas de projetos LIFE+ em cada ano.

Para mais informações:

Ver em anexo o resumo e o endereço de contacto de cada um dos novos projetos, discriminados por país:

http://ec.europa.eu/environment/life/news/press/index.htm#annexes2011"

Para informações sobre LIFE+, consultar: http://ec.europa.eu/life

Também podem ser contactadas as autoridades nacionais competentes:

http://ec.europa.eu/environment/life/contact/nationalcontact/index.htm

Contactos:

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website