Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 15 de junho de 2012

Será a sua cidade a Capital Verde da Europa de 2015?

A Comissão lança hoje o concurso para selecionar a cidade que será distinguida com o título de Capital Verde da Europa em 2015. O prémio Capital Verde da Europa reconhece as cidades que se encontram na vanguarda de um habitat urbano respeitador do ambiente e que podem servir de modelo para inspirar outras cidades. Este prémio anual pretende incentivar as cidades europeias a tornarem-se locais mais atraentes e saudáveis – «próprios para viver».

Janez Potočnik, Comissário europeu responsável pelo Ambiente, declarou: «O prémio Capital Verde da Europa serve de vitrina aos esforços desenvolvidos a nível local para melhorar o ambiente urbano e promover um desenvolvimento sustentável. No momento em que lançamos o concurso para a sexta Capital Verde da Europa (2015), gostaria de incentivar as cidades a apresentarem as suas candidaturas e a utilizarem esta oportunidade para analisar e destacar os seus êxitos a nível ambiental e planear um futuro sustentável para os seus cidadãos.»

São três os principais objetivos do prémio:

  • Distinguir cidades que apresentem um historial bem estabelecido de respeito por padrões ambientais elevados;

  • Estimular as cidades a assumirem metas ambiciosas em relação ao futuro melhoramento do ambiente e ao desenvolvimento sustentável, e

  • Fornecer um modelo de inspiração para outras cidades e promover as melhores práticas e experiências nas restantes cidades europeias.

Podem candidatar-se ao título de Capital Verde da Europa de 2015 todas as cidades europeias com mais de 200.000 habitantes. O concurso está aberto aos Estados‑Membros da UE, países em adesão (Croácia), países candidatos (Turquia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Montenegro, Islândia e Sérvia) e outros países do Espaço Económico Europeu (Noruega e Liechtenstein). Nos países em que não haja cidades com mais de 200.000 habitantes, pode candidatar-se o centro urbano de maiores dimensões.

As candidaturas serão avaliadas em função de 12 indicadores: contributo local para as alterações climáticas à escala mundial, transportes sustentáveis, zonas verdes urbanas que integram uma utilização sustentável do solo, promoção da natureza e biodiversidade, qualidade do ar, níveis de ruído, gestão dos resíduos, consumo de água, tratamento de águas residuais, ecoinovação e emprego sustentável, gestão ambiental por parte da autarquia e eficiência energética.

As candidaturas podem ser apresentadas por via eletrónica no sítio Web www.europeangreencapital.eu. O prazo de candidatura para o título de 2015 termina a 15 de outubro de 2012. O galardão é atribuído por um júri internacional, com o apoio de um painel de peritos de renome em diversos domínios ambientais. A cidade vencedora será anunciada em junho de 2013.

Antecedentes

O prémio Capital Verde da Europa resulta de uma iniciativa de cidades dotadas de visão ecológica. O conceito foi originalmente delineado numa reunião realizada em Tallinn, na Estónia, em 15 de maio de 2006, por iniciativa de Jüri Ratas, antigo Presidente da Câmara Municipal de Tallinn, tendo 15 cidades europeias e a Associação de Cidades da Estónia assinado um memorando de entendimento comum relativo à instituição deste prémio.

Quatro cidades – Estocolmo, Hamburgo, Vitória-Gasteiz e Nantes – foram já galardoadas, de 2010 a 2013, respetivamente. A Capital Verde da Europa de 2014 será anunciada em 29 de junho.

A sociedade europeia é hoje essencialmente urbana, com três em cada quatro europeus a viverem em vilas ou cidades. Os problemas ambientais que a nossa sociedade enfrenta têm origem, maioritariamente, nas zonas urbanas, mas são também essas zonas urbanas que congregam o empenho e a inovação necessários para os resolver. O prémio Capital Verde da Europa foi concebido como iniciativa destinada a promover e recompensar esforços, incentivar as cidades a adotarem novas medidas e servir de exemplo e de encorajamento para o intercâmbio das melhores práticas entre as cidades europeias.

Além de inspirar outras cidades, este perfil acrescido servirá para realçar a reputação da cidade vencedora e a sua atratividade como destino de visita, de trabalho e de residência.

Para mais informações:

www.europeangreencapital.eu

Twitter: @EU_GreenCapital

Contactos :

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website