Navigation path

Left navigation

Additional tools

Como poderemos fazer mais com menos? Comissão congrega conhecimentos de alto nível sobre um crescimento com aproveitamento eficiente dos recursos

European Commission - IP/12/564   05/06/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de Imprensa

Bruxelas, 5 de junho de 2012

Como poderemos fazer mais com menos? Comissão congrega conhecimentos de alto nível sobre um crescimento com aproveitamento eficiente dos recursos

O Comissário Janez Potočnik, que tutela o Ambiente, anunciou hoje a Plataforma para a Eficiência na Utilização dos Recursos, que visa fornecer orientações e pareceres de alto nível sobre medidas políticas destinadas a reorientar a economia europeia para um crescimento mais sustentável. A utilização eficiente dos recursos é um pilar da Estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, constituindo, por isso, uma das maiores prioridades da Comissão Europeia. A primeira tarefa da plataforma será determinar como vencer as etapas e concretizar a visão estabelecidas no Roteiro para uma Europa Eficiente na utilização de recursos elaborado pela Comissão, nomeadamente no que respeita ao objetivo final de dissociar a utilização dos recursos e as consequências desta, por um lado, e o crescimento económico, por outro.

O Comissário Janez Potočnik afirmou o seguinte: «Precisamos de pessoas de alto gabarito e vasta experiência que nos ajudem a traçar uma estratégia de reconversão das nossas economias segundo um modelo de crescimento com aproveitamento eficiente dos recursos. Quer queiramos quer não, teremos de utilizar melhor os recursos. Quanto mais cedo o fizermos, melhor será para a competitividade europeia e para o ambiente na Europa. A primeira reunião da plataforma, realizada hoje, vem reforçar a minha convicção de que seremos capazes de superar este desafio».

Presidirá à plataforma John Bruton, antigo primeiro-ministro da Irlanda e embaixador da UE nos E.U.A. Integram a plataforma cinco comissários europeus, quatro deputados do Parlamento Europeu, nove líderes empresariais de diversos setores, quatro ministros do Ambiente e representantes de instituições e organizações internacionais, da sociedade civil e das universidades, num total de 34 membros. A intenção é tirar partido da combinação das qualificações e do historial dos membros, de modo a obter orientações úteis para a Comissão Europeia, os Estados‑Membros e os agentes do mercado.

O presidente da plataforma declarou-se «muito satisfeito por ter a oportunidade de trabalhar com um grupo como este» e «confiante em que conseguiremos aproveitar a experiência e os conhecimentos dos membros para orientar o meio empresarial e os decisores políticos quanto às melhores maneiras de utilizar os recursos com eficiência».

As grandes linhas orientadoras do trabalho da Plataforma para a Eficiência na Utilização dos Recursos são a exploração da interdependência das questões, a procura de valor acrescentado e de impacto e a obtenção de resultados palpáveis suscetíveis de influenciar as políticas seguidas.

A plataforma insere-se numa iniciativa mais ampla da Comissão no sentido de congregar as partes interessadas e de incentivar o diálogo sobre a problemática da utilização eficiente dos recursos e as oportunidades que se colocam nesse domínio. Os interessados em contribuir para o debate poderão fazê-lo através de uma plataforma em linha, também inaugurada hoje e na qual se realizará nos próximos meses uma série de intercâmbios e consultas.

Próximas etapas

Está previsto que os grupos de trabalho apresentem um primeiro conjunto de recomendações no prazo aproximado de 12 meses e uma segunda série no final do mandato, em meados de 2014.

Contexto

A iniciativa emblemática Europa 2020, relativa à eficiência na utilização dos recursos, apelou à elaboração de um roteiro para a definição de objetivos a médio e longo prazos no domínio da utilização eficiente dos recursos e de meios para os alcançar. O Roteiro para uma Europa Eficiente na utilização de recursos que dela resultou visa a transformação da economia europeia numa economia sustentável no horizonte de 2050 e descreve o modo como poderemos conseguir o crescimento eficiente no aproveitamento dos recursos que é essencial para os nossos bem-estar e prosperidade futuros. O roteiro recomenda uma resposta integrada, que exige mudanças estruturais numa vasta gama de políticas e setores ao nível europeu e dos Estados‑Membros, com especial incidência nos recursos sujeitos a maior pressão. Recomenda ainda diversos instrumentos, designadamente a via legislativa, mecanismos de mercado, a reorientação dos modos de financiamento e o fomento da sustentabilidade na produção e no consumo.

Informações complementares

Para mais informações sobre a utilização eficiente dos recursos, ver:

http://ec.europa.eu/environment/resource_efficiency/index_en.htm,

MEMO/11/614

Contactos :

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website