Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Comissão Europeia e UEFA oferecem conselhos práticos aos adeptos que vão ao Euro 2012

Bruxelas, 1 de junho de 2012 – O Comissário responsável pela política da saúde e dos consumidores, John Dalli, e o Presidente da UEFA, Michel Platini, lançam hoje uma campanha de informação dos consumidores UE-UEFA para aconselhar os adeptos do futebol que se desloquem ao Campeonato da Europa 2012. Passa a estar disponível a partir de hoje um sítio web, acessível a partir da página principal do Euro 2012 e de muitos outros sítios web – incluindo os dos Centros Europeus dos Consumidores –, que oferece conselhos práticos sobre a melhor forma de preparar a viagem e sobre o que fazer em caso de problemas em matéria de direitos dos consumidores durante a estada na Polónia ou já depois do regresso1. (http://ec.europa.eu/dgs/health_consumer/uefa_euro_2012/index_en.htm). Os serviços do centro de atendimento Europe Direct responderão a perguntas em linha sobre direitos gerais dos consumidores na UE em 23 línguas, ao passo que uma linha de informação para os consumidores (Infoline) em inglês – gerida pela organização de consumidores polaca Federacja Konsumentów – prestará apoio jurídico a quem se deparar com problemas nesta matéria na Polónia. Nos hotéis mais frequentados serão afixados cartazes sobre estes serviços destinados aos adeptos.

O Comissário Dalli afirmou:

«Sei que os adeptos estão totalmente concentrados no desempenho da sua equipa favorita no campeonato europeu. O que faz com que seja ainda mais importante garantir que nada estrague a festa! Os adeptos podem usar algumas das sugestões práticas sobre a forma como lidar com problemas que poderão encontrar enquanto consumidores, tais como atrasos nos voos, bagagem extraviada ou serviços de hotelaria que não correspondem exatamente ao apresentado na brochura quando reservaram.»

O Presidente da UEFA, Michel Platini, referiu por sua vez: «Congratulo-me com o facto de a UEFA e a Comissão Europeia terem voltado a juntar esforços para oferecer conselhos práticos e assistência aos consumidores. Esta iniciativa ajudará os adeptos de todos os países a desfrutar da sua estada na Polónia e na Ucrânia.»

A Infoline

Esta linha de informação para os consumidores estará aberta de 1 de junho a 31 de julho de 2012, a fim de responder às questões de direitos dos consumidores que os adeptos possam ter durante a estada na Polónia. Será gerida pela Federação dos Consumidores da Polónia (Federacja Konsumentów), sendo o financiamento assegurado pelo Serviço da Concorrência e da Proteção dos Consumidores da Polónia e pela Comissão Europeia. A linha prestará consultoria jurídica para a resolução de casos concretos na Polónia.

  • Linha gratuita de informação do consumidor: 800 007 707 (chamada a partir de um telefone fixo polaco ou de uma rede móvel polaca)

  • Linha de informação do consumidor + 48 228 27 5474 (chamada a partir de uma rede móvel estrangeira. Tarifa normal, incluindo roaming)

Além disso, Europe Direct irá emprestar a este serviço a sua capacidade para lidar com questões nas 23 línguas da UE. As perguntas mais frequentes em matéria de direitos dos consumidores vão daquilo a que se tem direito se o voo for anulado ao que se deve fazer se um produto adquirido se revelar defeituoso, se é necessário ir a um serviço médico ou ainda a documentação que é necessária para viajar para a Ucrânia.

A assistência via Web

O Europe Direct também pode ser contactado através de um serviço de informação na Web nas 23 línguas da União Europeia. Este serviço responde a perguntas de caráter geral sobre a UE no prazo de 3 dias úteis, em média, e, se for caso disso, transfere as perguntas para outros serviços de assistência competentes.

http://europa.eu/europedirect/

Precisa de mais informações?

A campanha da UE e da UEFA foi organizada com o apoio da rede dos 29 Centros Europeus dos Consumidores (ECC Net). A ECC-Net pode aconselhar os adeptos em matéria de direitos dos consumidores antes de estes partirem e prestar apoio adicional – contactando empresas ou acompanhando as queixas – após o regresso.

As informações para contactar os 29 Centros Europeus dos Consumidores podem ser consultadas em:

http://ec.europa.eu/consumers/ecc/contact_en.htm

Embora exista um ECC em cada país da UE, e ainda na Noruega e na Islândia, não existe nenhum ECC na Ucrânia. No entanto, está agora disponível proteção consular para qualquer questão grave que afete os cidadãos da UE que viajam para fora da UE providenciada pelo consulado do país de nacionalidade ou de qualquer outro país da UE.

Informação sobre o EURO 2012 da UEFA

O «EURO» é o campeonato europeu de futebol da UEFA, que se realiza de quatro em quatro anos. O EURO 2012 da UEFA terá lugar na Polónia e na Ucrânia, os países coorganizadores. Prevê-se que até quatro milhões de adeptos do futebol se desloquem ao torneio para assistir aos jogos ao vivo nos estádios ou através de ecrãs gigantes instalados em locais especialmente concebidos para este efeito.

O jogo de abertura terá lugar em 8 de junho, em Varsóvia, e a final será disputada em 1 de julho, em Kiev. Oito cidades dos dois países coorganizadores acolherão o evento em que participarão 16 equipas, repartidas por quatro grupos de quatro equipas. Grupo A: Polónia, Grécia, Rússia e República Checa; Grupo B: Países Baixos, Dinamarca, Alemanha e Portugal; Grupo C: Espanha, Itália, República da Irlanda e Croácia; Grupo D: Ucrânia, Suécia, França e Inglaterra.

Para mais informações sobre o torneio do EURO 2012:

http://www.uefa.com/uefaeuro/season=2012/matches/index.html

Para mais informações sobre os direitos dos consumidores:

http://ec.europa.eu/consumers/index_en.htm

Contacts :

Frédéric Vincent (+32 2 298 71 66)

Aikaterini Apostola (+32 2 298 76 24)

1 :

A página web também oferece conselhos sobre como preparar a viagem e o que fazer em caso de problemas no domínio dos consumidores na Ucrânia.


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website