Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Ambiente: Início da Semana Verde em Bruxelas

Bruxelas, 22 de maio de 2012 – Teve início hoje a maior conferência europeia sobre o ambiente sob o signo «O desafio da água – cada gota conta». A edição deste ano da Semana Verde é dedicada à água, e reunirá durante três dias cerca de 3000 participantes que irão debater questões relacionadas com a água. Partes interessadas, ONG, representantes governamentais e funcionários da UE irão procurar soluções para os principais problemas relacionados com a água, como a forma de garantir a disponibilidade de água de boa qualidade no contexto de um rápido crescimento demográfico e de alterações climáticas cada vez mais evidentes. Organizações e empresas irão fazer uma apresentação das melhores práticas numa exposição que contará com 52 stands, e em numerosas manifestações paralelas que incluirão a projeção dos filmes «La Soif du Monde», «Oceans» e «Africa Turns Green». Durante a semana assistir-se-á também à atribuição dos Prémios Europeus do Ambiente para as Empresas, que distinguem empresas inovadoras que combinam, com sucesso, inovação, competitividade e desempenho ambiental excecional, e à 3.ª Conferência Europeia sobre a água, um evento que conta com a participação de partes interessadas de alto nível.

Janez Potočnik, Comissário responsável pelo pelouro do ambiente, declarou o seguinte: «A água é literalmente um recurso vital, no qual a atividade humana está a ter um impacto enorme. Espero que durante a Semana Verde as centenas de peritos e partes interessadas que estão aqui reunidos ajudarão a desenvolver, simultaneamente, as políticas existentes e novas ideias, por forma a que este precioso recurso esteja assegurado para todos nós.»

Um recente inquérito da Comissão Europeia revelou que, sete em cada dez europeus consideram que os problemas relacionados com a água são uma grande preocupação. A poluição de fontes tópicas e difusas, a captação excessiva de água e as alterações de rios e de lagos ameaçam os esforços tendentes a atingir um bom estado para as águas europeias até 2015. As catástrofes naturais relacionadas com a água, tais como as secas e as inundações, têm-se tornado cada vez mais frequentes e graves em grandes partes do nosso continente, e a sua gravidade e frequência deverá aumentar, em resultado das alterações climáticas e das alterações na utilização do solo. A Semana Verde irá apresentar uma visão global das políticas da UE relacionadas com a água e analisar o modo como estas devem evoluir para enfrentar os desafios futuros.

As manifestações que irão decorrer durante a semana contribuirão para o Plano destinado a preservar os recursos hídricos da Europa, que deverá ser publicado em novembro deste ano. A Semana Verde também recebe, enquanto passo no processo preparatório do Plano, a terceira Conferência Europeia sobre a água, uma plataforma de consulta e de debate entre um grande número de partes interessadas no domínio da água, os Estados-Membros e a Comissão Europeia. Estará disponível uma transmissão em direto no sítio Internet da Conferência. O programa da conferência pode ser consultado em: http://waterblueprint2012.eu/programme.

O Plano, que tem como objetivo a longo prazo garantir a disponibilidade de água de boa qualidade para utilização sustentável e equitativa da água, constituirá a nova resposta política da UE aos desafios que se colocam em matéria de recursos hídricos.

Contexto

A décima segunda edição da Semana Verde, a maior conferência anual sobre a Política Europeia do Ambiente, irá decorrer de 22 a 25 de Maio de 2012, em Bruxelas. Principais oradores:

  • Janez Potočnik, Comissário Europeu responsável pelo Ambiente

  • Connie Hedegaard, Comissária Europeia responsável pela Ação Climática

  • Ida Auken, Ministra dinamarquesa do Ambiente

  • Mark Mwandosya, Ministro da Água e da Irrigação, Tanzânia

  • Maria Emily Lubega Mutagamba, Ministra da Água e do Ambiente, Uganda

  • Fritz Holzwarth, Diretor-Geral Adjunto, Ministério Federal do Ambiente, Alemanha

  • Angél Gurria, Secretário-Geral, OCDE

  • Michel Candotti, Conselheiro principal do Diretor Executivo, PNUA

  • Igor Volodin, Chefe de Unidade Gestão da Água, ONUDI

  • Monica Scatasta, Conselheira económica adjunta, Divisão Água e Gestão dos Resíduos, Banco Europeu de Investimento (BEI)

  • Staffan Nilsson, Presidente do Comité Económico e Social Europeu

  • Tony Long, Diretor do Departamento de Política Europeia do WWF

  • Saskia Richartz, Diretor Política dos Oceanos da UE, Greenpeace

  • Valérie Ndaruzaniye, Presidente, Instituto Mundial da Água (IMA)

Para mais informações:

Para obter o programa da Semana Verde de 2012 e seguir as sessões em direto:

http://ec.europa.eu/environment/greenweek/

Contactos:

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website