Navigation path

Left navigation

Additional tools

«O teu primeiro emprego EURES»: Comissão lança projeto piloto para ajudar os jovens a encontrar emprego

European Commission - IP/12/492   21/05/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia - comunicado de imprensa

«O teu primeiro emprego EURES»: Comissão lança projeto piloto para ajudar os jovens a encontrar emprego

Bruxelas, 21 de maio de 2012 – A Comissão Europeia acaba de lançar um projeto-piloto para ajudar os jovens a encontrar emprego noutro país da UE. Na sua fase inicial, a iniciativa «O teu primeiro emprego EURES» visa melhorar a mobilidade transfronteiras para 5 mil jovens. Servirá também para testar a transformação da rede EURES - que reúne os serviços de emprego dos Estados-Membros – em serviço pan-europeu de emprego

Conforme foi anunciado em abril de 2012 no Pacote Emprego (cf. IP/12/380), a Comissão pretende melhorar o funcionamento da rede EURES, a fim de conferir maior transparência ao mercado laboral europeu e orientar para as ofertas disponíveis as pessoas que procuram trabalho e as que pretendem mudar de emprego. Facultará também um acesso facilitado e em tempo real às ofertas de emprego na UE, ao mesmo tempo que disponibilizará aos empregadores listas de candidatos com as competências adequadas.

O Comissário Europeu responsável pelo Emprego, os Assuntos Sociais e a Inclusão, László Andor , afirmou: «O projeto-piloto «O teu primeiro emprego EURES» marca o primeiro passo na criação de um serviço de colocações mais personalizado que assista as pessoas na tarefa de encontrar emprego noutros países europeus. A solução para a crise de desemprego na Europa pode passar por ajudar as pessoas com as qualificações pertinentes a encontrar emprego noutros países que delas precisem.

No âmbito do projeto «O teu primeiro emprego EURES», foram selecionados quatro serviços de emprego da Alemanha, Espanha, Dinamarca e Itália que irão ajudar os jovens a procurar trabalho no estrangeiro. Assim, os cidadãos da UE com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos vão receber informações e ajuda com vista ao seu recrutamento, para além da possibilidade de apoio financeiro para a respetiva candidatura ou formação. As pequenas e médias empresas, ou seja, as empresas que contam com o máximo de 250 trabalhadores, podem solicitar apoio financeiro para cobrir parte dos custos da formação de trabalhadores recém-contratados e da assistência na respetiva instalação.

O European Vacancy Monitor e o European Job Mobility Bulletin – ambos publicados hoje - vão também contribuir para levar os que procuram trabalho a preencher ofertas de emprego além-fronteiras. O European Vacancy Monitor proporciona um panorama da evolução recente do mercado de trabalho europeu e perspetiva as tendências do lado da procura. O Monitor demonstra que, presentemente, as qualificações mais elevadas continuam a ser um importante fator de sucesso quando se procura trabalho, ao mesmo tempo que são cada vez mais os países a atravessarem conjunturas de contração da oferta de emprego.

O Job Mobility Bulletin analisa as ofertas de emprego colocadas no portal da EURES e evidencia as melhores oportunidades. Atualmente, o grosso da procura concentra-se nas seguintes profissões: vendedores, operadores de serviços financeiros, trabalhadores domésticos e empregados de serviços de restauração.

Antecedentes

Mais de 5,5 milhões de jovens europeus estão hoje à procura de trabalho.

O sítio Web da iniciativa «O teu primeiro emprego EURES» encontra-se no portal Europa em: http://ec.europa.eu/social/yourfirsteuresjob. Ali podem ser encontrados os endereços de contacto dos serviços de emprego que participam no projeto-piloto e todas as informações úteis sobre como participar. Os interessados podem também consultar o manual do utilizador, folhetos, assim como um vídeo, que dão a conhecer esta nova iniciativa da UE.

O European Vacancy Monitor vai buscar os dados que publica a diferentes fontes: serviços públicos de emprego, agências de trabalho temporário, serviços em linha, estatísticas de ofertas de emprego da UE (Labour Force Survey), institutos nacionais de estatística, etc.

O European Job Mobility Bulletin é publicado trimestralmente e, à semelhança do European Vacancy Monitor, integra o Pacote Emprego da Comissão Europeia e destina-se especialmente às pessoas que procuram emprego fora do respetivo país ou região de residência e aos conselheiros da rede EURES.

Mais informações:

MEMO/12/363

O teu primeiro emprego EURES: http://ec.europa.eu/social/yourfirsteuresjob

EURES: http://ec.europa.eu/eures

Juventude em movimento:

http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=950&langId=pt

Oportunidades para a Juventude: http://ec.europa.eu/social/yoi

European Vacancy Monitor:

http://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=en&catId=89&newsId=1283&furtherNews=yes

Sítio Web de László Andor. http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/andor/

Assine a newsletter da Comissão Europeia sobre emprego, assuntos sociais e inclusão: http://ec.europa.eu/social/e-newsletter

Siga László Andor no Twitter: http://twitter.com/#!/LaszloAndorEU

Jonathan Todd (+32 2 299 41 07)

Nadège Defrère (+32 2 296 45 44)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website