Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - Comunicado de imprensa

Ambiente: Novo financiamento de 34,8 milhões de EUR para que soluções ambientais possam ser comercializadas

Bruxelas, 8 de maio de 2012 - A Comissão Europeia lança um convite à apresentação de projetos ecológicos inovadores, dotado de 34,8 milhões de EUR. As empresas e os empresários de toda a Europa podem candidatar-se ao financiamento para os ajudar a comercializar novos projetos ambientais. Podem participar todos os produtos, técnicas, serviços e processos eco-inovadores destinados a prevenir ou a reduzir os impactos ambientais ou que contribuam para uma melhor utilização dos recursos. As candidaturas podem ser apresentadas até 6 de setembro de 2012, sendo selecionados para financiamento cerca de 50 projetos.

Janez Potočnik, Comissário Europeu responsável pelo Ambiente, declarou: «Nos últimos 4 anos, a eco-inovação financiada pelo PCI ajudou mais de uma centena de produtos ecológicos inovadores a entrar no mercado. O programa mostra como as empresas, devidamente apoiadas, podem contribuir para que as nossas economias cresçam de forma sustentável do ponto de vista ambiental. Gostaria de incentivar, em especial, as PME a candidatarem-se ao financiamento, tendo em conta o papel fundamental que desempenham no avanço da economia da UE, sendo que, no último ano, já representavam mais de 65% das candidaturas».

O convite deste ano abrange cinco grandes domínios prioritários:

  • Reciclagem de materiais

  • Recursos hídricos

  • Produtos de construção sustentáveis

  • Atividades verdes

  • Setor dos produtos alimentares e bebidas

O convite à apresentação de propostas dirige-se especificamente às PME que desenvolveram produtos, processos ou serviços inovadores verdes e que enfrentam dificuldades para se implantarem no mercado. O convite oferece cofinanciamento até 50% dos custos do projeto e pode apoiar cerca de 50 novos projetos este ano.

Aproximadamente 50 projetos do convite à apresentação de propostas do ano passado estão neste momento prontos para serem lançados, estando já em curso mais de 140. Entre os atuais regimes podem citar-se a conversão de velhos televisores em revestimento mural, os novos mecanismos para triagem de resíduos, embalagens ecológicas inovadoras para o leite e uma nova técnica de reciclagem de têxteis.

Contexto

A eco-inovação é financiada pelo Programa «Competitividade e Inovação» (PCI) com um orçamento de cerca de €200 milhões de euros para o período de 2008-2013. Apoia produtos que deram provas de um ponto de vista técnico e que contribuem para uma melhor utilização dos recursos naturais da Europa. A eco-inovação é a vertente verde do PCI e contribui para o plano de ação sobre inovação ecológica. O programa é gerido pela Agência de Execução para a Competitividade e a Inovação (EACI).

O convite de 2012 à apresentação de propostas é anunciado hoje (8 de maio), dia da informação sobre a eco-inovação, no edifício Charlemagne.

Informações suplementares:

Para mais informações sobre a eco-inovação no PCI, consultar:

http://ec.europa.eu/ecoinnovation

Para exemplos de projetos anteriormente aprovados, ver:

Contactos:

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)

Na EACI:

Andrea Pascal (+32 2 299 04 52)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website