Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia – Comunicado de Imprensa

Comissão lança campanha «We Mean Business» para aumentar a oferta de estágios nas empresas

Bruxelas, 17 de abril de 2012 A Comissão Europeia lança hoje a campanha «We Mean Business», com o objetivo de incentivar as empresas a criar mais estágios e, dessa forma, melhorar as competências e a empregabilidade dos jovens. Os estágios podem também facilitar a transição dos jovens do ensino e da formação para um primeiro emprego de qualidade. Podem ainda gerar benefícios para as empresas, permitindo-lhes encontrar excelentes trabalhadores potenciais, com novas ideias, que poderão assumir um papel‑chave na futura produtividade e competitividade. Em 2012-2013, a Comissão apoiará financeiramente um total de 280 000 estágios, no âmbito das iniciativas Leonardo da Vinci e Erasmus, destinados a alunos do ensino profissional e do ensino superior.

Na opinião de Androulla Vassiliou, a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, «A campanha "We Mean Business" apoiará os esforços dos Estados-Membros para combater o desemprego juvenil, que atingiu níveis inaceitavelmente elevados em alguns países da UE. Em especial, pretende-se sensibilizar para o valor dos estágios internacionais, que podem melhorar as competências linguísticas dos indivíduos, mas também ajudá‑los a desenvolver a sua autoconfiança e a capacidade de adaptação. Os nossos estudos mostram que os empregadores valorizam cada vez mais este tipo de competências.»

Os inquéritos revelam que poucas empresas estão conscientes da possibilidade de receber um estagiário no âmbito de um programa europeu1. A campanha «We Mean Business» pretende alterar esta situação e demonstrar às empresas os benefícios dos estágios internacionais.

A campanha tem um sítio Web específico, com informações e hiperligações para organizar ou encontrar um estágio na Europa. Os eventos/As campanhas de sensibilização terão lugar nos Estados-Membros, dirigindo-se às câmaras de comércio, agências de desenvolvimento regional, organizações de apoio às empresas e a outros «multiplicadores» que possam divulgar os benefícios dos estágios para as empresas.

Contexto

No âmbito da sua iniciativa «Oportunidades para a Juventude», lançada em dezembro de 2011 (IP/11/1568), a Comissão Europeia assumiu o compromisso de elevar em 30 % o número de estágios oferecidos a alunos do ensino profissional e do ensino superior através dos programas Leonardo da Vinci e Erasmus. Em 2012, pelo menos 130 000 jovens receberão apoio para a realização de um estágio no estrangeiro. Este número deverá aumentar para 150 000 no ano seguinte.

Os estudos mostram que os estagiários com competências em línguas estrangeiras podem ajudar as empresas a conquistar novos mercados. Contrariamente, as empresas cuja mão-de-obra não possui essas competências linguísticas e de comunicação ver-se-ão confrontadas com o custo de numerosas oportunidades perdidas. Num inquérito da Comissão de 2006, realizado junto de cerca de 2 000 empresas europeias, 11 % dos inquiridos declararam ter perdido um contrato devido à falta de competências linguísticas, num custo total de 50 milhões de euros2.

Paralelamente à campanha «We Mean Business», a Comissão adotará amanhã (18 de abril) um vasto pacote de novas medidas destinadas a garantir uma recuperação com criação de emprego. Um dos principais objetivos será estimular o recrutamento nos setores da economia verde, dos serviços de saúde e das TIC.

Informações adicionais:

Iniciativa «Oportunidades para a Juventude»: http://ec.europa.eu/social/yoi

Sítio Web da campanha: http://we-mean-business.europa.eu

http://ec.europa.eu/culture

Androulla Vassiliou's website

Twitter: @VassiliouEU

Contactos :

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58)

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)

1 :

Inquérito da Câmara de Comércio Belgo-Italiana, 2010.

2 :

ELAN: effects on the European economy of shortages of foreign language skills in enterprise, 2006,

http://ec.europa.eu/languages/languages-mean-business/files/elan-full-report_en.pdf


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website