Navigation path

Left navigation

Additional tools

Ambiente: Bristol, Copenhaga e Frankfurt selecionadas para o prémio Capital Verde da Europa de 2014

European Commission - IP/12/362   12/04/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia – Comunicado de Imprensa

Ambiente: Bristol, Copenhaga e Frankfurt selecionadas para o prémio Capital Verde da Europa de 2014

Bruxelas, 12 de abril de 2012 – Bristol, Copenhaga e Frankfurt são as três finalistas do concurso destinado a designar a Capital Verde da Europa para 2014. Foram selecionadas de entre as 18 cidades candidatas ao prémio de 2014. As três finalistas foram propostas por um painel de peritos independentes que avaliou as candidaturas em 12 domínios diferentes:

  • Contribuição local para as alterações climáticas globais

  • Transportes locais

  • Utilização sustentável dos solos em zonas verdes urbanas

  • Natureza e biodiversidade

  • Qualidade do ar ambiente local

  • Poluição sonora

  • Produção e gestão de resíduos

  • Consumo de água

  • Tratamento das águas residuais

  • Ecoinovação e emprego sustentável

  • Gestão ambiental por parte da autoridade local

  • Desempenho energético.

Desde a criação deste prémio em 2010, quatro cidades foram distinguidas com o título de Capital Verde da Europa. Estocolmo foi a primeira, seguida de Hamburgo em 2011; a atual detentora do título é Vitoria-Gasteiz (Espanha) e Nantes foi a cidade escolhida como Capital Verde da Europa para 2013.

No dia 8 de junho, Bristol, Copenhaga e Frankfurt apresentarão ao júri em Bruxelas a sua visão, planos de ação, estratégia de comunicação e potencial para servir de modelo inspirador a outras cidades. O júri emitirá o seu veredicto numa cerimónia de entrega de prémios a realizar em Vitoria-Gasteiz em 29 de junho.

Antecedentes

O prémio Capital Verde da Europa recompensa uma cidade que se encontra na vanguarda em matéria de vida urbana respeitadora do ambiente. Um painel de peritos avalia as cidades com base em 12 indicadores ambientais, classificando-as em função da sua capacidade de alcançarem elevados níveis ambientais, do seu empenho a favor de objetivos em curso e ambiciosos no sentido da melhoria do ambiente e do desenvolvimento sustentável, bem como do seu potencial para servirem de modelo e promoverem as melhores práticas noutras cidades europeias.

O júri é composto por representantes da Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Comité das Regiões, Agência Europeia do Ambiente, Conselho Internacional das Iniciativas Locais para o Ambiente (ICLEI) (governos locais a favor da sustentabilidade), Gabinete do Pacto dos Autarcas e Gabinete Europeu do Ambiente.

Para mais informações:

www.europeangreencapital.eu

Facebook: EuropeanGreenCapitalAward

Twitter; EU_GreenCapital_Twitter

Contactos :

Joe Hennon (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website