Navigation path

Left navigation

Additional tools

eTwinning para a aprendizagem transfronteiriça: anunciados os projetos escolares do ano

European Commission - IP/12/329   29/03/2012

Other available languages: EN FR DE ES NL IT EL CS PL SL RO TR

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

eTwinning para a aprendizagem transfronteiriça: anunciados os projetos escolares do ano

Bruxelas/Berlim, 29 de março de 2012. Já na sua oitava edição, o programa eTwinning da Comissão Europeia envolve 31 países e mais de 155.000 professores que usam as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para lançar projetos transfronteiriços no domínio da educação. De 29 a 31 de março, 500 professores estarão reunidos em Berlim a fim de partilhar ideias para futuras iniciativas eTwinning e de comemorar os melhores projetos eTwinning do ano, com a participação de escolas de Itália, do Reino Unido, da Polónia, de França, da Turquia, de Espanha, dos Países Baixos, da República Checa, da Grécia, da Roménia, de Portugal e da Eslovénia.

Androulla Vassiliou, Comissária responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, declarou: «O eTwinning é muito mais do que apenas um instrumento de apoio em linha para promover as TIC nas escolas: criou uma comunidade de base e, em muitas escolas, tornou-se um catalisador de mudança. Tudo isto se deve ao entusiasmo de milhares de professores e alunos. A Comissão propôs alargar a iniciativa eTwinning enquanto parte do novo programa «Erasmus para todos» (2014-2020), a fim de a tornar uma plataforma para todas as escolas que cooperam além-fronteiras com o apoio da UE.»

Prémios eTwinning

Os seis projetos vencedores foram selecionados de entre mais de 300 candidaturas e dividem-se por três categorias de idade: 4-11, 12-15 e 16-19 anos. Cada um representa uma prática inovadora, no âmbito da qual pelo menos duas escolas de diferentes países têm estado a aprender em conjunto de uma maneira original e criativa.

Por exemplo, Reporting without borders (jornalismo sem fronteiras) reuniu estudantes do Lycée Marguerite Yourcenar (França), do Grupul Scolar «Dr Mihai Ciuca» (Roménia) e da escola Zespół Szkół nr 1, de Pszczyna (Polónia). A iniciativa eTwinning permitiu-lhes aproveitar os pontos fortes e os talentos uns dos outros para produzirem em conjunto um magazine eletrónico.

A iniciativa eTwinning tem categorias de prémios separadas para a aprendizagem de línguas em francês e espanhol, bem como um prémio especial «Marie Skłodowska-Curie» para projetos científicos. Este último é patrocinado pelos Serviços de Apoio Nacionais franceses e polacos à iniciativa eTwinning.

O que é a iniciativa eTwinning?

A iniciativa eTwinning fornece apoio, ferramentas e serviços baseados nas TIC, a fim de facilitar a criação, por parte das escolas, de parcerias em qualquer disciplina.

Esta iniciativa faz parte do programa Comenius da UE e recebe um financiamento anual de cerca de 10 milhões de euros. Não financia projetos individuais, mas oferece ferramentas e apoio a professores e alunos, como é o caso do portal eTwinning, bem como seminários para professores.

Os Serviços de Apoio Nacionais – as organizações ou instituições que representam e promovem a iniciativa eTwinning em todos os Estados-Membros da União Europeia, bem como na Croácia, na Islândia, na Noruega e na Turquia – facultam formação e apoio por telefone e em linha, organizam reuniões e concursos nacionais e promovem campanhas de relações públicas.

Para mais informações:

Prémios eTwinning 2012: os vencedores!

Portal eTwinning

Sítio Web eTwinning Conference 

Comissão Europeia: Programa Comenius

Comissão Europeia: Erasmus para Todos (2014-2020)

Sítio Web da Comissária Androulla Vassiliou

Twiter@VassiliouEu

Contactos:

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58)

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website