Navigation path

Left navigation

Additional tools

Ambiente: 14 empresas nomeadas para os Prémios Empresariais Europeus para o Ambiente de 2012

European Commission - IP/12/306   22/03/2012

Other available languages: EN FR DE ES NL SV FI SK

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Ambiente: 14 empresas nomeadas para os Prémios Empresariais Europeus para o Ambiente de 2012

Bruxelas, 22 de março de 2012 – A lista restrita dos Prémios Empresariais Europeus para o Ambiente de 2012 foi revelada, no final de uma reunião de dois dias do júri, que teve lugar em Copenhaga, na Dinamarca. Os 14 finalistas vêm da Bélgica, de França, da Alemanha, de Espanha, da Áustria, de Portugal, da Eslováquia, da Finlândia e do Reino Unido. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia em Bruxelas, a 24 de maio de 2012, durante a Semana Verde, a conferência anual da Comissão Europeia sobre a política de ambiente. Os Prémios Empresariais Europeus para o Ambiente são atribuídos a empresas inovadoras que conseguem combinar inovação, competitividade e desempenho ambiental excecional.

O Comissário europeu responsável pelo Ambiente, Janez Potočnik, declarou: «Para prosperarem num mundo em que os recursos são condicionados, as nossas economias devem tornar-se mais eficientes na sua utilização dos recursos naturais. Os Prémios Empresariais Europeus para o Ambiente demonstram que tal é possível. Recompensam empresas que fazem a melhor utilização possível dos recursos ao longo do seu ciclo de vida para criar um valor económico máximo com um impacto ambiental mínimo.»

Os finalistas foram selecionados de entre 156 candidaturas, originárias de 24 Estados-Membros da União Europeia e países candidatos à adesão. O elevado número de candidaturas – mais 10% do que no concurso de 2010 – realça o crescente empenho das empresas europeias em relação ao ambiente e a sua disponibilidade para adotar práticas eco inovadoras, a despeito do atual clima económico.

As candidaturas deste ano representam setores empresariais variados, das telecomunicações ao retalho, à conceção ecológica, aos transportes, à indústria alimentar e à construção. Se bem que concorram diversas grandes empresas e organizações, as participantes são, na sua maioria, pequenas e médias empresas (PME) e microempresas. O maior número de candidaturas registou-se na recém-criada categoria «biodiversidade», para empresas que demonstrem êxitos assinaláveis na travagem da perda de biodiversidade e no apoio aos ecossistemas naturais.

Os prémios refletem o contributo das empresas para o desenvolvimento sustentável em cinco categorias: produtos, com 52 candidaturas; gestão, com 47 candidaturas; processos, com 46 candidaturas; cooperação empresarial internacional, com 11 candidaturas; empresas e biodiversidade, com 62 candidaturas.

O júri de alto nível, presidido por Claus Torp, Vice-Diretor-Geral no Ministério dinamarquês do Ambiente, era composto por 20 peritos de instituições governamentais, instituições académicas, empresas e setor das tecnologias verdes, a nível europeu e nacional.

Contexto

Os Prémios Empresariais Europeus para o Ambiente foram criados em 1987 pela Direção-Geral do Ambiente, da Comissão Europeia. São atribuídos de dois em dois anos, com o objetivo de reconhecer e recompensar empresas europeias que estimulem o crescimento económico ao contribuírem para a inovação e a competitividade, protegendo ao mesmo tempo o ambiente.

O concurso compreende cinco prémios, atribuídos às empresas em nome de boas práticas de gestão, de produtos respeitadores do ambiente, de processos sustentáveis, de cooperação empresarial internacional e – mais recentemente – de atividades que protegem a biodiversidade.

Independentemente do seu tamanho, qualquer empresa de um Estado-Membro da UE ou de um país candidato à adesão pode participar no concurso. A apresentação de candidaturas ao concurso dos prémios europeus é gerida pelos órgãos nacionais de coordenação. As empresas candidatas devem participar primeiro num dos concursos nacionais, sendo então eventualmente escolhidas para concorrer ao nível europeu. Assegura-se deste modo que as empresas galardoadas com o prémio europeu são «as melhores das melhores»: as de maior visão, sentido de responsabilidade e caráter inovador em toda a Europa.

Para mais informações:

Para mais informações sobre os prémios, o processo de seleção e os concursos anteriores, consultar:

http://ec.europa.eu/environment/awards/

Annex

The finalists for the 2012 EBAE

The shortlisted entries per category are as follows:

The Management Award

For companies with outstanding strategic vision and management systems that enable them to continuously improve their contribution to sustainable development.

  • Águas do Douro e Paiva, S.A – SME – Portugal

Project Title: An integrated and sustainable management model for drinking water utilities

  • Marks & Spencer – Major corporation - United Kingdom

Project Title: Marks and Spencer Plan A - Doing the Right Thing

  • SNCF – Major corporation - France

Project Title: The implementation of Sustainable Procurement creates value: a global value for the business, the Environment, the Society and the suppliers!

The Product Award

For companies that have developed a new product or related service that makes an outstanding contribution to sustainable development.

  • Aquamarine Power – SME - United Kingdom

Project Title: Aquamarine Power’s Oyster wave energy technology

  • LichtBlick AG – Major Corporation - Germany

Project Title: Generating “swarm power” with intelligently controlled at-home power plants

  • Ochsner Wärmepumpen GmbH – SME – Austria

Project Title: New generation of Air-Source Heatpumps by OCHSNER Heat Pump Company

The Process Award

For companies that have developed and applied a new production technology that makes an outstanding contribution to sustainable development.

  • Freudenberg Sealing Technologies (FST) – Major Corporation – Germany

Project Title: Narrow Strip Forming Laser Technology (SUL): A process technology innovation for manufacturing metal rings for dynamic seals in a sustainable way which conserves both resources and the environment.

  • Sener Ingeniería y Sistemas - Major Corporation - Spain

Project Title: Gemasolar, the Sun's cathedral

  • UMICORE – Major Corporation – Belgium

Project Title: Recycling of NiMH and Li-ion batteries; a sustainable new business

The International Business Cooperation Award

For companies that actively promote the sharing of knowledge and technology in international cross-sector partnerships, which contribute to sustainable growth in developing countries.

  • GreenStream Network plc – SME - Finland

Project Title: Expanding Climate Knowledge in China: A Co-Operative Business Approach

  • Inensus GmbH – SME - Germany

Project Title: MicroPowerEconomy – a Private Public Partnership model for comprehensive island-grid village electrification with renewable energy

The Business and Biodiversity Award

A new category for companies that have demonstrated outstanding achievements in halting biodiversity loss and supporting natural ecosystems.

  • Café Direct - SME - United Kindgom

Project Title: Adaptation for Smallholders to Climate Change (AdapCC)

  • Slovenské elektrárne, a.s. - major Corporation – Slovakia

Project Title: Energy for Nature: Saving most precious animal species in Slovak mountains (the Tatras National Park)

  • Voies Navigables de France - major Corporation – France

Project Title: Restoring the French waterways embankments in an ecological engineering approach

Contactos:

Robert Flies (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website