Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia - comunicado de imprensa

Inauguração da nova agência europeia para os sistemas informáticos de grande escala

Bruxelas, 21 de março de 2012 – Uma nova agência europeia para a gestão de sistemas informáticos de grande escala será inaugurada amanhã em Talim, na Estónia, com a participação da Comissária dos Assuntos Internos, Cecilia Malmström. A sua principal função será assegurar que o Sistema de Informação sobre Vistos (VIS) e o EURODAC funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. A Agência deve estar plenamente operacional em dezembro de 2012.

A Comissária abordará representantes dos Estados-Membros, da Comissão, da Eurojust e da Europol, bem como os observadores dos países associados antes da primeira reunião do Conselho de Administração, onde se irão debater questões orçamentais, financeiras e organizacionais.

«As expectativas são elevadas e há muito a fazer», declarou Cecilia Malmström, «Em breve, esta agência deverá ser o centro de excelência que todos nós queremos; seguindo os mais promissores desenvolvimentos tecnológicos, identificando formas de os aplicar e garantindo uma estreita colaboração entre as partes interessadas».

Em 2013, a agência irá também gerir a segunda geração do Sistema de Informação de Schengen (SIS II). Além disso, será responsável pelas questões relacionadas com a segurança desses sistemas, por determinadas tarefas relacionadas com a infraestrutura de comunicação e terá ainda outras tarefas, tais como o acompanhamento e a apresentação de relatórios, de estatísticas e de formação para as autoridades nacionais.

Outro objetivo fundamental da Agência, particularmente relevante na atual crise económica, será o de procurar e fornecer, de forma proativa, soluções eficazes em termos de custos para todas as suas operações.

Após a fase de arranque, a Agência assumirá progressivamente capacidade para criar conhecimento e experiência, tornando-se num centro de excelência para o desenvolvimento e a gestão de sistemas informáticos de grande escala no espaço de liberdade, segurança e justiça, garantindo que as melhores tecnologias e processos disponíveis são utilizados.

No futuro, a Agência pode igualmente ser convidada a desenvolver e a gerir outros sistemas informáticos neste domínio.

Contexto

O Regulamento que institui a Agência (Regulamento 1077/2011) foi adotado em outubro de 2011.

Estão em curso intensivos preparativos para garantir que o pessoal, processos e infraestruturas necessários estarão disponíveis em 1 de dezembro de 2012, quando a Agência deverá se tornar plenamente operacional.

A criação desta Agência não está relacionada com a proposta para a criação de um Centro Europeu da Cibercriminalidade, a apresentar muito em breve pela Comissão.

Para mais informações

MEMO/12/197

Página Internet da Comissária dos Assuntos Internos, Cecilia Malmström:

http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/malmstrom/welcome/default_en.htm

Página Internet da Direção-Geral dos Assuntos Internos:

http://ec.europa.eu/dgs/home-affairs/index_en.htm

Contactos:

Michele Cercone (+32 2 298 09 63)

Tove Ernst (+32 2 298 67 64)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website