Navigation path

Left navigation

Additional tools

Transportes: Primeiro concurso alusivo à Mobilidade Inteligente – e o vencedor é …

European Commission - IP/12/233   12/03/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia - comunicado de imprensa

Transportes: Primeiro concurso alusivo à Mobilidade Inteligente – e o vencedor é …

Bruxelas, 12 de março de 2012 – O Vice-Presidente Siim Kallas, Comissário responsável pela mobilidade e os transportes, anunciou hoje os vencedores do primeiro concurso «Mobilidade inteligente» cujo tema eram os planificadores de viagens multimodais à escala europeia. Na categoria de «Planificadores já operacionais de viagens», os dois vencedores foram a Idos e a Trenitalia e, na categoria de «Ideias inovadoras», os vencedores foram a Penelope Ventures GmbH e a SNCF. A iniciativa visava promover o desenvolvimento de planificadores de viagens integradas que ultrapassassem as fronteiras nacionais e oferecessem opções de viagem que combinassem diferentes modos de transporte.

Comentando os resultados da votação, o Vice-Presidente Kallas declarou: “Estou profundamente convicto de que estes vencedores, mas também todos os outros projetos participantes, contribuirão para alargar o leque de escolha de viagens multimodais para todos os europeus. Este concurso confirmou igualmente os desafios que temos pela frente, com especial destaque para a necessidade de tornar mais acessíveis os dados sobre itinerários”.

O número e a qualidade dos projetos e das ideias apresentados foi impressionante, tal como foi impressionante a participação na votação eletrónica que ajudou a selecionar os vencedores na categoria «Planificadores operacionais de viagens». Nesta categoria, os dois melhores projetos foram o sistema Idos (da República Checa, apresentado pela Chaps spol. s r.o.) e o Trenitalia (da Itália, apresentado pela Ferrovie dello Stato Italiane SpA). Na categoria «Ideias inovadoras», as empresas vencedoras foram a Penelope Ventures GmbH, pela sua ideia de planificador de viagens Byebyehello, e a SNCF, pela sua ideia de planificador de viagens Mytripset.

Os vencedores na categoria «Planificador operacional de viagens» foram os mais votados de entre os 12 sistemas em liça para a votação eletrónica.

O Idos é um planificador de viagens porta-a-porta para a República Checa e a Eslováquia, que indica também ligações com outros países europeus de autocarro e comboio. O sítio em linha regista 66 milhões de visitas todos os meses.

O planificador de viagens da Trenitalia – SIPAX – indica ligações de comboio, autocarro e ferry em Itália e com uma série de países vizinhos. É complementado pela ferramenta Viaggiatreno, que permite o acompanhamento do tráfego em tempo real. Regista 3 milhões de visitas diárias.

Os vencedores na categoria «Ideias inovadoras» atraíram a atenção do júri pela sua perspicácia na compreensão da natureza do desafio e pelo desenvolvimento de projetos que cobrem todas as possíveis necessidades dos viajantes, incluindo serviços como a bilhética.

A ideia na base do sistema Byebyehello, apresentada pela Penelope Ventures GmbH, convenceu o júri com os seus muitos elementos inovadores e uma equipa forte de interessados que poderão torná-la realidade. A empresa tenciona lançar o sistema em maio de 2012, começando na Alemanha.

A ideia do Mytripset, apresentada pela SNCF, seduziu o júri graças à utilização inovadora das redes sociais para fornecer conteúdos e dados atualizados sobre o tráfego. Este projeto assenta também numa equipa sólida de parceiros. O lançamento está previsto para o outono de 2012, começando em França.

Os vencedores do primeiro concurso dedicado à Mobilidade Inteligente serão convidados pela Comissão a apresentar as suas ideias e soluções numa reunião que terá lugar na Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu em 26 de março de 2012. Serão também convidados a estar presentes no próximo Congresso Mundial sobre sistemas de transporte inteligentes (ITS), que se realizará em Viena de 22 a 26 de outubro de 2012, para estimular a discussão sobre as oportunidades e os desafios ligados às soluções de viagens multimodais à escala europeia.

A promoção dos planificadores de viagens multimodais inovadores é uma prioridade. Em 2011, a Comissão realizou um estudo intitulado «Towards a European Multimodal Journey Planner» («Para um sistema de planeamento de viagens multimodais à escala europeia») . O relatório final deste estudo é também publicado hoje: http://ec.europa.eu/transport/its/studies/index_en.htm.

O concurso, lançado pelo Vice-Presidente Kallas em 6 de junho de 2011, convidou os atores industriais e os cidadãos europeus a apresentarem soluções no domínio dos planificadores de viagens multimodais na Europa (pelo menos para países vizinhos) ou ideias inovadoras que permitam o desenvolvimento de tais ferramentas verdadeiramente europeias e multimodais.

Na primeira categoria, foram propostos 28 sistemas, dos quais os 12 mais promissores foram submetidos a votação pública eletrónica entre 5 de dezembro de 2011 e 13 de janeiro de 2012. Paralelamente, um júri constituído por especialistas avaliou as 22 «ideias inovadoras» apresentadas.

MEMO/12/175

Contactos :

Helen Kearns (+32 2 298 76 38)

Dale Kidd (+32 2 295 74 61)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website