Navigation path

Left navigation

Additional tools

Ambiente: Bolonha ganha prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2011

European Commission - IP/12/218   05/03/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia – Comunicado de imprensa

Ambiente: Bolonha ganha prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2011

Bruxelas, 5 de março de 2012 – A cidade italiana de Bolonha ganhou o prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2011. Um painel independente de peritos no domínio da mobilidade considerou que a cidade tinha realizado as melhores iniciativas para a promoção de alternativas ecológicas à utilização de automóveis e para o envolvimento dos cidadãos em atividades de apoio à mobilidade urbana sustentável, durante a Semana Europeia da Mobilidade de 2011. Em seguida, ficaram classificadas a cidade de Larnaca, em Chipre, e a capital da Croácia, Zagreb. O prémio foi entregue à cidade vencedora pelo Comissário responsável pelo pelouro do ambiente, Janez Potočnik, e pelo Vice-Presidente Siim Kallas, Comissário responsável pelo pelouro dos transportes, numa cerimónia que decorreu no Museu dos Instrumentos de Música, em Bruxelas, a 5 de março de 2012.

O Vice-Presidente Siim Kallas declarou: «O Livro Branco sobre os transportes, de 2011, que responde ao desafio de tornar as cidades mais limpas e seguras, sublinha a necessidade de uma nova abordagem para a mobilidade urbana. As cidades premiadas têm muito para oferecer neste domínio. Através da partilha de experiências sobre mobilidade alternativa, as cidades europeias podem implementar opções mais atrativas e fiáveis, com impacto positivo na nossa qualidade de vida.»

Por seu turno, o Comissário Janez Potočnik declarou: «Com as cidades e os seus habitantes a sofrerem cada vez mais com o tráfego congestionado e a poluição, é particularmente oportuno passar dos veículos particulares para outros meios de transporte. As cidades de Bolonha, Larnaca e Zagreb encontraram formas criativas de tornar permanentemente mais sustentáveis as suas infraestruturas de transportes. Faço votos para que inspirem outras cidades nesse sentido.»

Semana Europeia da Mobilidade de 2011

O tema da campanha de 2011 («mobilidade alternativa») foi escolhido com o objetivo de apoiar a transição para um sistema de transportes eficiente em relação aos recursos, mediante a promoção de modos de transporte ecológicos, que utilizem os combustíveis de forma eficiente ou não sejam motorizados. O recurso excessivo a automóveis deteriora a qualidade de vida nas cidades, gerando ruído, poluição atmosférica e congestionamentos de tráfego. Atendendo à pressão que se faz sentir nos recursos energéticos, fundiários e hídricos, bem como nas matérias‑primas, existe uma consciência crescente da necessidade de formas alternativas de transporte que gerem menos poluição, consumam menos recursos e contribuam para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Centrada na promoção de alternativas aos automóveis particulares, a Semana Europeia da Mobilidade de 2011 incentivou os cidadãos que vivem em zonas urbanas a utilizarem modos de transporte hipocarbónicos.

Cidade vencedora: Bolonha

Bolonha foi selecionada pelo júri da Semana Europeia da Mobilidade por ter organizado um fim de semana sem carros, em vez de apenas um dia. As medidas permanentes implementadas incluíram a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos e um plano de expansão da rede urbana de ciclovias para 130 km. As autoridades municipais convidaram os cidadãos a dar contributos para o plano. Além disso, foi criada no centro da cidade, durante a semana, uma extensa zona pedestre. Esta zona foi aberta a artistas de rua, vendedores a retalho e associações desportivas; dado que a iniciativa atraiu mais de 60 000 visitantes, as autoridades municipais decidiram repeti‑la em eventos posteriores. Foi ainda organizado ainda um grande número de passeios de bicicleta, ações de formação para ciclistas e demonstração de reparações de bicicletas, jogos, passeios e uma exposição de veículos elétricos. Os agentes de polícia participaram em sessões de informação com conselhos e explicações às famílias sobre segurança para ciclistas, tendo sido estabelecido um ponto de informação para os cidadãos sobre novos serviços oferecidos aos ciclistas.

Menção honrosa: Larnaca

A cidade de Larnaca, em Chipre, mobilizou uma vasta gama de parceiros para a organização de eventos durante a Semana Europeia da Mobilidade de 2011. O extenso programa de atividades promocionais incluiu um dia de gratuidade dos transportes públicos, uma exposição de veículos híbridos, um ecocafé e conferências sobre mobilidade sustentável. A cidade exprimiu o seu empenho a longo prazo na reafectação do espaço rodoviário, através da transformação em zona pedestre de uma das artérias do centro. Foram também criados um grande número de lugares de estacionamento para bicicletas e um «banco de bicicletas» para facilitar a manutenção e reutilização destas.

Menção honrosa: Zagreb

A capital da Croácia mostrou o seu empenho na mobilidade urbana sustentável por intermédio de um vasto conjunto de medidas de planeamento urbano revelado durante a Semana Europeia da Mobilidade de 2011. Em colaboração com o projeto CIVITAS ELAN da UE, as autoridades de Zagreb efetuaram sondagens de opinião para recolher informações úteis sobre as possibilidades de melhorarem a sua infraestrutura de transportes sustentáveis, bem como a qualidade do evento de 2011. A vasta gama de atividades promovidas pelo município incluiu ações de formação, passeios organizados, ginástica ao ar livre, conferências, ecomercados e exposições de veículos elétricos.

Próximas etapas

A Semana Europeia da Mobilidade de 2012 decorrerá de 16 a 22 de setembro, subordinada ao tema «mobilidade na direção certa».

Antecedentes

A edição de 2011 assinalou o décimo aniversário da Semana Europeia da Mobilidade. Na última década, a Semana da Mobilidade apoiou a criação de um ambiente urbano mais agradável e saudável para os cidadãos, incentivando‑os a reduzir o congestionamento do tráfego e a promover modos de transporte sustentáveis e não motorizados. Desde o lançamento da Semana da Mobilidade, em 2002, assistiu‑se a um aumento contínuo do número de cidades participantes no evento, que contou, em 2011, com a participação de 2268 cidades de todo o mundo.

Informações complementares:

http://www.mobilityweek.eu

Contactos :

Robert Flies (+32 2 295 35 93)

Monica Westeren (+32 2 299 18 30)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website