Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão lança Panorama de Competências da UE para solucionar inadequações entre oferta e procura

European Commission - IP/12/1329   07/12/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 7 de dezembro de 2012

Comissão lança Panorama de Competências da UE para solucionar inadequações entre oferta e procura

A Comissão Europeia lançou hoje oficialmente o Panorama de Competências da UE, um sítio Web que apresenta informações quantitativas e qualitativas sobre as necessidades de competências a curto e a médio prazo, bem como sobre o desencontro entre a oferta e a procura de competências. O Panorama, que reúne dados e previsões recolhidos a nível da UE e dos Estados-Membros, destacará as profissões que mais têm crescido, bem como as que maiores estrangulamentos registam, com elevados números de vagas por preencher. Atualmente, apesar dos elevados níveis de desemprego, existem cerca de dois milhões de vagas de emprego na UE. O sítio Web contem dados pormenorizados por setor, profissão e país.

Androulla Vassiliou, Comissária Europeia para a Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, declarou: «A melhoria das competências e qualificações é fundamental para aumentar a produtividade e a competitividade da Europa. O Panorama de Competências da UE proporcionará um ponto de acesso único às mais atualizadas fontes de informação a nível europeu e nacional. Ajudar-nos-á igualmente a melhorar a resposta dos sistemas de educação e formação à evolução das competências e a garantir que as pessoas dispõem das competências nas áreas onde está previsto um aumento da procura de mão-de-obra.»

László Andor, Comissário Europeu para o Emprego, os Assuntos Sociais e a Inclusão, afirmou: «O Panorama de Competências da UE é a primeira ferramenta europeia a facultar, com apenas um clique, informações pertinentes sobre as tendências nas necessidades de competências em todos os países da UE. Esta ferramenta de informação em linha apresenta dados exaustivos sobre as inadequações entre oferta e procura de competências e, em última instância, ajudará a orientar os candidatos a emprego para as profissões mais procuradas na Europa.»

O Panorama de Competências mostra que as profissões com o maior número de vagas a preencher na UE atualmente são as relacionadas com a finança e as vendas. Entre outras penúrias de profissionais que mais frequentemente são divulgadas contam-se biólogos, farmacêuticos, médicos e profissionais relacionados, enfermeiros, profissionais das TIC e engenheiros. O sítio Web indica que a mais acentuada falta de correspondência entre competências e necessidades do mercado de trabalho é registada na Lituânia, Bulgária, Hungria e Irlanda, enquanto em Portugal, na Dinamarca e nos Países Baixos a situação é muito mais favorável.

O Panorama de Competências da UE será regularmente atualizado com os dados mais recentes.

Contexto

A melhoria da correspondência entre a oferta e a procura de mão-de-obra é uma das estratégias fundamentais descrita no Pacote do Emprego da Comissão, de abril de 2012 (IP/12/380, MEMO/12/252). Tal pode ser concretizado através, nomeadamente, de uma melhor previsão das necessidades de competências, que permita às autoridades relevantes e às partes interessadas adaptar os programas de estudo e formação, e aos jovens fazer escolhas mais conscientes em termos de áreas de ensino e opções de carreira a seguir.

O Panorama faz parte das ações de acompanhamento da estratégia da Comissão para «Repensar a Educação» recentemente publicada, que incentiva os Estados-Membros a agir com urgência para garantir que os jovens desenvolvam as competências e aptidões necessárias no mercado de trabalho e a tornar possível a concretização das metas respetivas em termos de crescimento e emprego (IP/12/1233).

As informações disponíveis em matéria de competências tendem a uma certa dispersão nos vários países, o que dificulta a sua deteção e comparação. Na iniciativa emblemática da estratégia Europa 2020 intitulada Agenda para Novas Competências e Empregos (ver MEMO/10/602), a Comissão decidiu, pois, desenvolver o Panorama de Competências da UE enquanto ferramenta para melhorar o acompanhamento das necessidades de competências e reduzir as inadequações entre oferta e procura de competências.

O relatório europeu sobre vagas e recrutamento (EVRR), também publicado hoje, é uma das mais importantes fontes de informação do Panorama das Competências da UE. Este relatório bienal, publicado agora pela primeira vez, inclui desenvolvimentos recentes em termos de disposições contratuais, procura por setor e profissão e necessidades de competências.

O Panorama inclui ainda:

  • Análises centradas nas tendências em termos de profissões, bem como em setores específicos ou em competências transversais. São descritas tendências nas profissões que mais têm crescido e naquelas com maior procura. Apresentam-se ainda previsões a nível setorial e de necessidades de competências específicas e inadequações.

  • Um inventário das fontes de informação existentes aos níveis nacional, europeu e internacional. Tal permite aos utilizadores aceder facilmente à informação que anteriormente se encontrava dispersa.

A primeira versão do Panorama destina-se, essencialmente, a decisores políticos, investigadores, serviços de intermediação e profissionais. Permite uma análise aprofundada e o desenvolvimento de políticas com base em dados concretos na área da planificação da educação e formação, bem como a conceção de medidas específicas para solucionar a não correspondência entre oferta e procura de competências. O Panorama será ulteriormente desenvolvido para dar resposta às necessidades dos candidatos a emprego, trabalhadores e estudantes, para que possam fazer escolhas mais conscientes sobre as suas carreiras.

O Panorama das Competências da UE é apoiado pela rede de observatórios nacionais de necessidades e inadequações de competências, pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop) e pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e Trabalho (Eurofound).

O Panorama complementa outras ferramentas da UE, tais como Observatório Europeu de Ofertas de Emprego, os inquéritos aos empregadores e os conselhos setoriais europeus de competências. Completa informações práticas como o CV Europass, que é usado por mais de 10 milhões europeus. O Panorama de Competências continuará a ser desenvolvido e atualizado com o apoio dos Estados-Membros e das várias organizações parceiras.

Erasmus para Todos, o programa da Comissão para a educação, a formação, a juventude e o desporto, ainda em fase de proposta pela Comissão e com uma dotação prevista de 19 000 milhões de euros, visa duplicar o número de pessoas que recebem bolsas para desenvolver as suas competências no âmbito de estudos, formação ou voluntariado no estrangeiro, que deverá assim chegar aos 5 milhões de pessoas no período de 2014-2020. Mais de dois terços da dotação do programa irão apoiar este tipo de mobilidade individual para fins de aprendizagem, sendo o restante destinado a projetos que se dediquem à cooperação para a inovação, à reforma das políticas e à partilha de boas práticas.

Mais informações

Panorama de Competências da UE

European Vacancy and Recruitment Report

Comissão Europeia:Educação e Formação

Sítio Web de Androulla Vassiliou

Acompanhe Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU

Sítio Web de László Andor

Acompanhe László Andor no twitter: http://twitter.com/#!/LaszloAndorEU

Assine o boletim informativo eletrónico gratuito da Comissão Europeia sobre emprego, assuntos sociais e inclusão: http://ec.europa.eu/social/e-newsletter

Contacts :

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)

Jonathan Todd (+32 2 299 41 07)

Nadège Defrère (+32 2 296 45 44)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website