Navigation path

Left navigation

Additional tools

A Europa em ação: a Estratégia da UE para a Região do Danúbio completa um ano

European Commission - IP/12/1266   26/11/2012

Other available languages: EN FR DE DA ES NL IT SV FI EL CS ET HU LT LV MT PL SK SL BG RO

Comissão Europeia

Comunicado de imprensa

Bruxelas, 26 de novembro de 2012

A Europa em ação: a Estratégia da UE para a Região do Danúbio completa um ano

Com o primeiro fórum anual sobre a Estratégia para a Região do Danúbio, em Ratisbona, na Baviera, celebram-se os resultados do primeiro ano da sua aplicação. O fórum, uma organização conjunta da Baviera e do Comissário responsável pela Política Regional, Johannes Hahn, contará com a participação da Chanceler alemã, Angela Merkel, que proferirá o discurso de abertura.

A Estratégia para a Região do Danúbio consiste em encontrar soluções comuns para os desafios comuns que 14 países enfrentam nos domínios dos transportes, da segurança, do turismo ambiental, da energia, do emprego e do crescimento.

Antes da realização do fórum em 27 e 28 de novembro, o Comissário da UE responsável pela Política Regional, Johannes Hahn, afirmou: «Estou convencido de que a Estratégia será um contributo importante para a competitividade desta região da Europa. Os projetos estão a ganhar uma nova força e já produzem resultados. Em Ratisbona, iremos debater o modo de tornar a Estratégia o mais eficaz possível, com a introdução de alterações que terão um impacto real na vida das pessoas em toda a região: desde já e no próximo período orçamental da UE».

Os representantes de 14 países envolvidos na Estratégia, incluindo vários ministros e secretários de Estado irão participar no fórum anual para analisar a situação vigente e traçar o caminho a seguir. Paralelamente a estes participantes, contaremos com eminentes figuras do setor privado, do mundo empresarial regional, da sociedade civil e dos meios académicos. O discurso principal, às 14h15 de 28 de novembro, ficará a cargo da Chanceler Merkel.

Lançada em 13 de abril de 2011, a Estratégia da UE para a Região do Danúbio acentua a cooperação entre os países e regiões de toda a macro região. O objetivo consiste em fazer investimentos estratégicos em domínios fundamentais e criar redes para reunir não só as administrações políticas, mas os empresários, as pequenas empresas e os investigadores, além de desenvolver a cooperação em domínios como a segurança e o turismo.

A Estratégia já contribuiu para gerar várias iniciativas e projetos importantes, como os seguintes, entre outros:

  • Memorando de Acordo entre a Roménia e a Bulgária sobre a navegação no Danúbio.

  • Modelo de mercado do gás da Região do Danúbio, cujos resultados tão encorajantes fazem com que se contemple o seu alargamento a toda a União.

  • Turismo do Danúbio: uma só marca, um conceito inovador de marketing turístico para a região, que contará com uma nova frota sustentável de barcos, bicicletas e barcos de cruzeiro já em construção.

  • Aplicação da lei, uma iniciativa em que as regiões colaboram com a Europol em projetos para a identificação do crime organizado e o combate à corrupção na Região do Danúbio.

  • Projeto relativo aos riscos de inundações no Danúbio, em que participam 19 instituições de 8 países para o levantamento cartográfico desses riscos e a proteção da região.

  • O Fórum Empresarial do Danúbio: primeira plataforma para o trabalho em rede das PME nas regiões que envolve 300 destas empresas.

  • Projeto de inovação naval: desenvolver os transportes sustentáveis no Danúbio. Novas soluções tecnológicas com a Direção-Geral da Comissão para a Investigação e a Inovação.

Mais informação em: http://www.danube-region.eu/pages/projects-and-initiatives

Contexto

O Conselho Europeu solicitou à Comissão que apresente, até junho de 2013, o seu primeiro relatório intercalar sobre a Estratégia para a Região do Danúbio. Para o preparar, a Comissão apresentará um documento de reflexão no fórum de Ratisbona sobre os resultados alcançados até à data e as possibilidades de melhorar o desempenho da Estratégia para o futuro.

Os países envolvidos na Estratégia da UE para a Região do Danúbio são: Alemanha (Baden-Württemberg e Baviera), Áustria, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Bulgária, Roménia, Croácia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Moldávia e Ucrânia.

Para mais informações:

Estratégia da UE para a Região do Danúbio

http://ec.europa.eu/regional_policy/cooperate/danube/index_en.cfm

(ver IP/11/472)

Programa da conferência e Webstreaming:

http://ec.europa.eu/regional_policy/conferences/danube_forum2012/agenda_en.cfm

Documento de reflexão sobre a aplicação da Estratégia da UE para a Região do Danúbio:

http://ec.europa.eu/regional_policy/conferences/danube_forum2012/doc/draft_reflection_paper_v3.pdf

Siga no Twitter EU_Regional em Twitter - #EUSDR

Contacts :

Shirin Wheeler (+32 2 296 65 65)

Annemarie Huber (+32 2 299 33 10)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website