Navigation path

Left navigation

Additional tools

Comissão Europeia

Comunicados de imprensa

Bruxelas/Groningen, 19 de outubro de 2012

Últimos êxitos: Revelados vencedores da décima edição dos European Border Breakers Awards

Os vencedores dos «European Border Breakers Awards», que recompensam os maiores novos talentos da música pop europeia, foram hoje anunciados por Androulla Vassiliou, Comissária responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e pelos organizadores do festival europeu de música Eurosonic Noorderslag.

Os vencedores dos prémios de 2013, que conquistaram o êxito fora do seu país de origem com o primeiro álbum lançado internacionalmente, são:

«A música é uma linguagem universal que toca milhares de milhões de pessoas, independentemente da sua nacionalidade ou antecedentes. Os nossos vencedores têm todos talento e energia para dar e vender, bem como aquele «fator X» que faz com que a sua música derrube fronteiras e tenha fãs em diferentes países. Espero que estes prémios inspirem outros artistas, que os levem a pensar em grande e a conquistar novos mercados,» declarou Androulla Vassiliou, Comissária responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude.0

Os candidatos a estes prémios tiveram de conquistar um vasto público além‑fronteiras com o primeiro álbum internacional, na Europa, entre 1 de agosto de 2011 e 31 de julho de 2012. Os vencedores são selecionados pela Nielsen Music Control, analista do mercado musical, com base nas vendas de discos e na frequência de difusão radiofónica, e de acordo com os votos da União Europeia de Radiodifusão (UER), bem como de estações de rádio e festivais que participam no Programa Europeu de Intercâmbio de Talento (ETEP).

Contexto

Os vencedores receberão os seus prémios numa cerimónia televisiva apresentada por Jools Holland, apresentador da TV e músico, durante o festival Eurosonic Noordeslag em Groningen, nos Países Baixos, em 9 de janeiro de 2013. A cerimónia – que incluirá a atuação dos vencedores – será transmitida pela televisão nacional neerlandesa (NTR) e beneficiará ainda de transmissão a nível europeu através de canais de televisão e estações de rádio.

Um dos vencedores receberá também um «Prémio do Público». De 1 de novembro a 21 de dezembro, o público pode votar no seu artista favorito através da ligação www.ebba-awards.eu. Quem votar, habilita-se a uma viagem à cerimónia de entrega dos prémios.

Entre os anteriores vencedores dos «Prémios EBBA» são de referir Adele, The Baseballs, The Dø, KT Tunstall, Tokio Hotel, The Ting Tings, Lykke Li, The Scripts, Milow, Katie Melua, Mumford and Sons, Selah Sue, Swedish House Mafia e Caro Emerald.

Nesta sua décima edição, os prémios são financiados pelo Programa Cultura da UE e organizados pelo festival Eurosonic Noorderslag, em parceria com a União Europeia de Radiodifusão (UER). Os prémios são apoiados por Buma Cultuur, SNN, o Ministério neerlandês da Educação, Cultura e Ciência, a província de Groningen, a cidade de Groningen e o Gabinete Europeu da Música.

O Eurosonic Noorderslag é simultaneamente a maior conferência musical e o maior festival de música da Europa e tem por objetivo incentivar a divulgação da música europeia. O Eurosonic Noorderslag organiza também o Programa Europeu de Intercâmbio de Talento (ETEP) que apoia as atuações de jovens artistas europeus com talento em festivais de verão na Europa. Proporciona também formação para quem se dedica às atividades musicais, contribuindo para o desenvolvimento da indústria musical europeia.

A indústria musical europeia tem uma contribuição significativa para o crescimento e emprego, enquanto parte dos setores cultural e criativo que empregam 8,5 milhões de pessoas e representam 4,5 % do PIB europeu. O valor total do mercado da música gravada da UE cifra-se em aproximadamente 6 mil milhões de euros por ano. O mercado europeu da música gravada representa cerca de um quinto do mercado musical total, que ascende a cerca de 30 milhões de euros.

Para mais informações

Sítio Web do prémio: www.ebba-awards.eu

Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/culture

Sítio Web de Androulla Vassiliou

Siga Androulla Vassiliou no Twitter http://twitter.com/vassilioueu

Contactos:

Dennis Abbott (+32 2 295 92 58); Twitter: @DennisAbbott

Dina Avraam (+32 2 295 96 67)

Eurosonic Noorderslag:

Marije Jansen (+31 6 55 80 27 82)


Side Bar

My account

Manage your searches and email notifications


Help us improve our website